Duelo de nomes
- Martim vs Rodrigo -

em 15/03/13


Não há muito a acrescentar acerca de Rodrigo e Martim os dois nomes masculinos mais populares de 2012, com 2216 e 2157 registos, respectivamente - porque deles já se disse tudo e de tudo por aqui. Não são os meus nomes preferidos, mas eu entendo o que os torna tão cativantes. Para ser o mais sincera possível, não os recomendaria, dada a tremenda popularidade que têm neste momento mas, como é evidente, esse factor não tem sido muito desmotivante... Assim, e pondo de lado este pormenor, qual dos nomes vos agrada mais? Não se esqueçam de votar!

Resultado da sondagem



16 comentários:

  1. Não é que Rodrigo seja dos meus nomes favoritos, mas acho muito preferível a Martim. Acho que já o disse aqui, Martim é mesmo daqueles nomes que não suporto. E cada vez suporto menos :S

    ResponderEliminar
  2. Então! Assim como Beatriz no caso de menina, Rodrigo era o nome que sempre disse (desde criança) que seria primeira escolha , já desisti dos dois. o que é muito triste lol mas há demasiados...Rodrigo então parece que nao sai do topo. Tenho um primo meu com uns 3 anos chamado Martim mas prefiro mil vezes Rodrigo...Como a maior parte das pessoas nao procura nem lhes chega a informaçao dos nomes mais escolhidos, acho que para aqueles que nao estao num meio com crianças, no seu dia a dia, não se apercebem da popularidade imensa..Espero que os meus nomes preferidos atuais nao cheguem ao top nos proximos anos =/

    ResponderEliminar
  3. Mal por mal...Rodrigo!!!
    Ao menos dá para criar diminutivos: Rodas, Rudi(acho particularmente fofo), Guigo...
    Martim... é apenas Martim ou Tim ... Tão desinteressante.

    Eu acho que se nota mais a praga de Martins que a de Rodrigos. O que é estranho já que Rodrigo até teve mais registos. Deve ser porque conheço mais Martins, não sei.

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito mais de Martim. Acho a sonoridade (o -im) bonita, mas não aconselhava o nome por ser tãaao popular e por ser um nome tendência, isto é, um nome que apareceu vindo quase do nada e que portanto talvez seja um nome muito datado daqui a 30 anos.
    O diminutivo Tim é fofo!

    Quanto a Rodrigo, já me cansei há muito tempo... Para além disso, é um nome muito comprido e, apesar de ter muitas possibilidades de diminutivos, não acho nenhuma delas minimamente engraçada.

    É muito estranho pensar que brevemente as escolas terão turmas cheias de Rodrigos, Martins e Tomás :s as minhas turmas sempre estiveram cheias de Joões e de Pedros... agora Rodrigo/Martim/Tomás? nem um para amostra!

    ResponderEliminar
  5. Eu, por acaso, sempre gostei bastante do nome Martim mas actualmente não o usaria exactamente por ser tão popular. Gosto do facto de ter uma terminação invulgar.
    De Rodrigo nunca gostei por isso desta vez votar até foi fácil.

    ResponderEliminar
  6. Não gosto de ambos os nomes! Jamais meteria num filho meu qualquer desses nomes. Já é tao habitual ouvir crianças com esse nome que até ja cansa

    ResponderEliminar
  7. Há 5 Rodrigos no infantário da minha filha, numa sala com 25 crianças... Na sala do lado, há 3 Martins.

    Gosto muito de Rodrigo, é o nome do meu afilhado, que tem 20 anos e fui eu que o escolhi; na altura era pouco comum. Agora é insuportável.

    Martim é nome que não me diz nada.

    ResponderEliminar
  8. Bem, é um pouco "venha o diabo e escolha". Não me dizem particularmente muito e sem dúvida que não os aconselharia a ninguém pois serão o João e José do futuro. Aliás, até certo ano de escolaridade já devem ser.

    Votei em Martim apenas e só por ser o segundo nome do meu irmão. Caso contrário, não saberia em qual votar. Quer dizer, talvez Rodrigo ganhe alguns pontos por ser mais internacionalizável, mas mesmo assim acaba por ser um nome meio associado à América Latina.

    ResponderEliminar
  9. Não dava nenhum desses nomes aos meus filhos. Martim pq simplesmente não gosto. Rodrigo ... há um em cada esquina e depois acontece o que se passa na sala do meu filho.... em vez de serem chamados pelo 1º nome são chamados pelo apelido, para os diferenciar...

    ResponderEliminar
  10. Já não suporto nenhum dos dois! Nunca gostei particularmente de nenhum deles mas actualmente já não os suporto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Prefiro Rodrigo mas não tolero já nenhum dos dois...
    Aliás há uma coisa que me faz imensa confusão não entendo como as pessoas são capazes de usar estes nomes tão usados e banais, como pode haver tanta falta de originalidade, como pode uma moda durar tanto tempo!!!
    Já não aguento: Martim Rodrigo Afonso Beatriz Matilde Leonor. Deviam proibir estes nomes por 10-20 anos!!!

    ResponderEliminar
  12. Não gosto de nenhum, desta vez não voto.

    ResponderEliminar
  13. Sinceramente, se estivesse grávida não ponderaria nenhum deles porque há demasiados...

    Entre os dois prefiro Rodrigo.

    ResponderEliminar
  14. Não gosto de nenhum dos dois, mas Martim tem a desvantagem extra de ser super-beto.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)