Duelo de nomes - Francisca vs Madalena

em 07/03/13


Há uns dias, a propósito do post sobre os nomes sugeridos para o bebé da Pipoca, a Su. dizia que lhe pareciam nomes "bem". Estou de acordo. E acho que se a Pipoca estivesse à espera de uma menina, Madalena e Francisca teriam de estar no lote de sugestões. São giros, elegantes, distintos, contemporâneos e populares q.b., como evidenciam os mais de 500 registos quer em 2011, quer em 2012. Curiosamente, em 2011, Francisca superou Madalena no número de registos mas, em 2012 inverteram as posições e  Madalena foi 14.ª do ranking, com 630 registos, deixando para trás Francisca que, com 624, ficou na 16.ª posição. E desse lado, qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar! 

Para finalizar, deixem-me referir que não conheço pessoalmente nenhuma pequenita chamada Madalena e, cá para os meus lados, não será tarefa muito fácil e explico porquê: a forma como eu digo o nome - Madaléna - retira-lhe parte da delicadeza e, talvez, da elegância. Apesar de compreender o apelo do nome para quem o pronuncia de outra forma, para mim, está muito mais próximo de Filomena do que de um nome capaz de chegar ao top 15.

Resultado da sondagem: 




29 comentários:

  1. Acho ambos muito bonitos, já preferi Madalena, mas nesta altura voto em Francisca :)

    ResponderEliminar
  2. Independentemente de eu achar que ambos os nomes já ultrapassaram muito os píncaros da popularidade, o que me leva a deixá-los um pouquinho de parte, voto no mais que "ouvido em todas as partes" Madalena. É muito mais delicado e bonito que Francisca.

    ResponderEliminar

  3. Gosto de madalena e Francisca. :D

    era giro para irmãs.

    também gosto de margarida.

    São todos nomes compridos, passiveis de diminutivos giros (Lena, Quica e Guida)

    Dos 3 gosto mais de margarida,

    de Francisca e Madalena(embora na minha zona, Madalena esteja a ser mais popular)gosto mais de Francisca.

    ResponderEliminar
  4. aqui no Br são nomes q ligamos mais a mulheres idosas, tvz um Ana Francisca o deixasse mais jovem.
    Eu particularmente não gosto dos dois, mas voto em Francisca.

    ResponderEliminar
  5. Não gosto de nenhum... São nomes que nunca me atraíram...
    Francisca leva-me para chica que é um diminutivo que detesto e Madalena leva-me para "chorar que nem uma Madalena"
    Mas se tenho que escolher escolho Madalena!

    ResponderEliminar
  6. Também digo Madaléna e por isso não me parece nome de criança e só conheço senhoras de idade com este nome..

    ResponderEliminar
  7. Gosto mais de Madalena, embora os dois me agradem. Um pouco batidos, associados a "meninas bem", mas bonitos.

    Acho que Madalena pode evoluir para Malena, um nome habitual aqui ao lado em Espanha e de que gosto bastante.

    ResponderEliminar
  8. Ai este para mim é cruel... A minha irmã mais nova chama-se Francisca e gosto muito do nome. Mas...adoro o nome Madalena, era um nome que ponderaria pôr a uma filha considero-o muito delicado e elegante.

    Gosto muito dos dois mas acho que vou votar em Madalena.

    ResponderEliminar
  9. Voto em Madalena! Sem dúvida alguma. Não gosto de Francisca, que acho um nome "demasiado" classe alta e pretencioso.

    ResponderEliminar
  10. Estou muito indecisa: prefiro a sonoridade de Francisca, mas o singificado não presta...

    A Madalena que melhor conheço usa o adorável diminutivo Mada (/Máda/, e não /Madá/, que não gosto). Também podia usar Lena, que é bonito... Já Francisca dá para Chica e para Kika (deste não gosto)...

    Acho que entre os dois escolho Madalena; mas há muitos nomes mais giros para raparigas que estes dois!

    ResponderEliminar
  11. Eu "conheço" duas meninas uma de 3 anos e outra que já deve ter uns 6 que se chamam Madalena =) Eu gosto do nome (mas dito sem o tal acento no "é"), acho doce, delicado e romantico, não gosto muito de Francisca..

    ResponderEliminar
  12. Ah e gosto bastante do diminuitivo Maddie, mas por razoes obvias tornou se um diminuitivo "tabu".. Mas Máda tb é bonito!

    ResponderEliminar
  13. Venha o diabo e escolha! Mas Francisca é horrível...

    Digo "madalêna" e sou do Porto. É um bocado mito isso do abrirmos as vogais, assim como a história do b e do v, que varia de pessoa para pessoa e à mesma pessoa às vezes sai-lhe de uma maneira ou de outra)... Digo "âna" e "suzâna", apesar de dizer "càrina". Mas sei que muito pessoal mais dos arredores, Famalicão, Paços de Ferreira, etc., tem por hábito dizer "ána", "suzána" e por isso também devem dizer "madaléna".

    ResponderEliminar
  14. Credo, muito snobs os dois!
    Para mim são dos nomes mais snobs que existem! Junte aí Constança e Carlota e faça um duelo de qual o mais snob.
    São muito pretensiosos mesmo! Não gosto nem consigo votar em nenhum.
    Ah, eu sou do Porto e digo Madalêna!

    ResponderEliminar
  15. No meu caso, não é mito, digo mesmo Madaléna :D E quando tento dizer Madalêna, não sai com naturalidade. Mas em minha defesa, não troco os V pelos B, não digo "depénde" e o meu nome é "Âna" :D

    ResponderEliminar
  16. Adoro os dois. São bonitos, delicados e divertidos. Só não gosto muito dos diminuitivos. Não percebo porque consideram uma desvantagem serem considerados nomes de classe alta.

    A minha preferência vai para Francisca.

    ResponderEliminar
  17. Penso que pelo fato de se associar classe alta/Jet7 a arrogância e pretensiosismo, o que muitas vezes não tem nada a ver... (ou seja é um preconceito) Madalena por exemplo, realmente as que conheço são de classe alta mas talvez por serem muito dóceis e simples(fofas mesmo)as que conheço, nao as consigo meter no mesmo patamar das Franciscas, Constanças e Carlotas. e porque "normalmente" os pais dessa classe escolhem-nos por serem nomes da Realeza, e porque querem que os filhos sejam logo identificados como classe alta.

    ResponderEliminar
  18. Sim concordo que possa haver pais que metam os nomes para distingir os filhos mas conheço 1 madalena, 2 franciscas e 1 carlota e posso dizer que nenhuma delas tem pais "com a mania" e elas são todas um amor de meninas por isso não consigo olhar para estes nomes com essa ideia ;)

    ResponderEliminar
  19. Não consigo escolher 1 porque gosto igualmente dos dois:)

    ResponderEliminar
  20. Nunca percebi a ligação entre nomes e classe... Muito menos realeza?! Temos Maria para rainha e sopeira... Carlota pode ser rainha... Mas Joaquina também... Porque é que não aparece no top?!
    Nomes é gosto, cultura e até hábito!

    ResponderEliminar
  21. Di, concordo integralmente que o prinicpal factor para a escolha de um nome é o gosto. E a cultura. Mas esses dois factores baseiam-se em muitos outros e o gosto e cultura acabam por gerar uma aptência para nomes diferentes, nos extremos das classes sociais. É certo que as generalizações são muito perigosas mas já aqui vimos, com dados reais, que Carlota não é um nome apelativo para as pessoas com menos posses, da mesma forma que as mais cultas não sentem a mesma atracção por outro lote de nomes.
    Ocorre também um processo curioso: por norma, são as elites a ditar as tendências que, depois, se estendem à população em geral. E é neste momento, quando já são muito populares, que não faz sentido falar em nomes e classes.
    Mas é um fenómeno real, acredite...

    ResponderEliminar
  22. Não gosto de Francisca! Adoro Madalena!
    A minha escolha é clara.

    ResponderEliminar
  23. Mary, não concord, pois a expressão é "chorar que nem uma Maria Madalena arrependida". Ninguém falou em Maria Madalena; só em Madalena.

    ResponderEliminar
  24. Acho Madalena um nome muito lindo, elegante e atemporal!Uma opção maravilhosa!

    ResponderEliminar

  25. Amo estes dois nomes mas preferia Francisca

    ResponderEliminar
  26. Eu voto em Francisca, sem dúvida alguma! Não gosto nada do nome Madalena, porque conheço uma e detesto-a. Mas gosto muito de Helena! Sempre adorei Francisca e era capaz de o pôr em uma filha minha! Se tivesse 2 filhas, possivelmente chamar-se-iam Francisca e Benedita.

    ResponderEliminar
  27. Isso dos nomes do Jet 7 ou pretensiosos já não existe... Não sou desse meio e vejo cada vez mais pessoas a trazer os nomes considerados betinhos para a ribalta Maria Francisca Maria Clara / Constança... E isso é tão bom... Não se pode "reduzir" a escolha dos nomes acho que a mistura de betinhos / vintage /contemporâneos e até hippies é que torna tudo mais interessante... Sobre os nomes gosto dos dois Francisca é doce e reguila já Madalena é romântico e tem me conquistado não acho nome de velha acho antigo e com muito potencial. Adoro o seu blog Filipa

    ResponderEliminar
  28. Prefiro madalena, sem duvida alguma!!!Para mim Francisca é uma menina snob.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)