António

em 25/03/13


Hoje é dia de festa. O meu querido pai faz anos e como o 25 de Março lhe pertence, António também teria de ser o nome do dia. Não é fácil escrever sobre o que penso do nome porque, inevitavelmente  parece que estou a descrever o meu pai. Clássico mas sem pinta de presunção; antigo e tradicional, mas capaz de acompanhar a evolução dos tempos; e elegante, sem ser chique. Há momentos em que acho que, se algum dia tivesse um menino, gostaria que tivesse o nome do avô. António Pedro seria uma das opções a considerar, mas acho que preferia usar António como segundo nome. 
António, que significa "o inestimável", foi o 26.º nome masculino mais registado em 2012, com 529 registos, mantendo a mesma posição de 2011, embora na altura tenha chegado aos 556. No Ranking dos Rankings que elaborei a partir das estatísticas fornecidas pelo Jornal I, António ficou colocado na 3.ª posição, ficando apenas atrás de João e José, o que ilustra bem a sua popularidade ao longo dos anos. Não sei se vos acontece o mesmo, mas tenho a sensação de que Manuel é mais consensual do que António contudo, quer em 2011, quer em 2012, António superou Manuel no número de registos e isso, de certa forma, surpreende-me. António está no top 30 desde 1990, umas vezes mais próximo da 21.ª posição, outras das 29.ª, mas com resultados bastante estáveis. 


21 comentários:

  1. Desculpe mas eu odeio o nome António, e para mim seria impensável vê-lo num bebé de hoje.
    Para não ficar triste, também não gosto nada do nome do meu pai, José, haha. Tenho que ser imparcial

    ResponderEliminar
  2. É um nome que não me aquece nem me arrefece.
    Não sendo o nome que pensaria dar a um filho meu não estranharia se alguém me dissesse que ia ter um pequeno António.
    Acho que a descrição que fez do nome está perfeita mas a mim não me faz aquele "clique" que me faz gostar de um nome. Mas tmb não sei explicar porque é que não gosto...

    ResponderEliminar
  3. Se eu tivesse uma lista negra de nomes António estaria lá... Aliás, António e Manuel! E os seus femininos Antónia e Manuela (pior ainda!)
    Não gosto mesmo nada...

    ResponderEliminar
  4. Apanhei uma desilusão enorme, quando a minha mãe me disse que só não me chamava António por ter sido muito criticada enquanto estava grávida :c
    Enfim...Rafael.

    ResponderEliminar
  5. Para mim o nome António e muito especial já que tenho o meu adorado avo com esse nome, um tio e um primo :) nao esta na minha lista de nomes para rapaz porque há muitos outros de que gosto mais mas nao deixo de gostar deste "clássico" :)

    ResponderEliminar
  6. Não gosto muito, mas também o vejo como pretensioso precisamente porque conheço um António Maria e outros... É pseudo-chique. Mas pseudo mesmo, porque de chique acho que não tem nada, mas responde àquela ânsia de colocar nomes antigos.

    Todavia, é um clássico, há que respeitar. É como José. :)

    ResponderEliminar
  7. Já deixam registar Manel. Eventualmente Manela também deixarão. Mas será que algum dia também deixarão Tó e Zé? ^^

    ResponderEliminar
  8. Também me lembrei agora que acho que tinha um bisavô António. ^^ É intemporal.

    ResponderEliminar
  9. António é um nome lindo e intemporal está na minha lista de nomes para rapaz ;)

    ResponderEliminar
  10. O nome António significa muito para mim. É um dos meus nomes preferidos e só não é o nome do meu filho porque o pai não gosta.

    ResponderEliminar
  11. Um nome que há uns tempos me era um pouco indiferente, mas do qual aprendi a gostar. Hoje em dia gosto bastante. É o segundo nome do meu pai - no caso dele o primeiro nome é muito mais utilizado.

    ResponderEliminar
  12. Não gosto de António...
    a ideia que tenho do nome é muito diferente da da Ana Filipa: tradicional e antigo, mas chique e muito pretensioso. Então António Maria...

    ResponderEliminar
  13. Gosto muito e partilho da mesma opinião da Ana Filipa. Um nome com tradição, clássico, mas sem pretensões.

    ResponderEliminar
  14. Infinitiva, estive a pensar e apesar de eu não achar António nada pretensioso, porque para mim está ao nível de José e não acho nenhum dos dois mesmo nada "chique", acho que há muita gente que faz essa leitura.

    Rui, está desculpadíssimo, até porque não levo nada a mal que não gostem dos nomes que abordo :D

    ResponderEliminar
  15. António em bebés é beto.

    ResponderEliminar
  16. António não é um nome que adore, mas tb não o acho feio; ao mesmo tempo que acho-o "respeitáve"l, tem aquele lado saloio do Toni, que eu não gosto nada...Mas acho que em conjunto com um primeiro nome fica muito bem! Acho um nome muito forte para estar sozinho...

    ResponderEliminar
  17. Qualquer nome de rapaz que leve Maria é beto.
    António Maria ou Leandro Maria ou Samuel Maria ...são betos.
    Mas se for António José ou António Manuel, de betos nada tem.
    Só António, depende da visão de cada um, uns vêem beto outros antiquado.
    Eu confesso que acho António beto dá-me ideia que quem dá esse nome aos bebés actualmente é mesmo por acharem que é um nome betinho...Basta ver os nomes dos gémeos daquela jornalista Afonso e António...o filho da Leonor Poeiras também é António...O da Merche António Salvador... é óbvio que essas 3 mães deram esse nome por acharem betinho e chique.

    ResponderEliminar
  18. @Anónimo 13:15 - mas há alguém que se chame Leandro Maria? é um "nome paradoxal :P
    Maria como 2.º nome de rapaz é beto, mas combinado com determinados primeiros nomes - como António - é ainda pior. Sei de uma família cujos filhos chamam-se António Maria, Vicente Maria e Vasco Maria. Se em vez de Vasco (que também já é um bocado beto) fosse Salvador, acho que seria o trio mais betinho possível!

    Exatamente por casos como os desses famosos é que tenho a ideia que António (em bebés/crianças) é um nome pretensioso... Já José ponho mais ao nível de João: sem pretensões nenhumas! :)

    ResponderEliminar
  19. Gosto muito de Antônio. Acho um nome atemporal, elegante e , ao contrário da impressão de vários nesse blog, nem um pouco esnobe. Seria ótima opção para um futuro filho.

    ResponderEliminar
  20. Que nomes compostos com António como segundo nome sugere?

    ResponderEliminar
  21. Como sou devoto de Santo António, gosto naturalmente do nome. Para mim é um nome forte e imponente mas admito que fica melhor como segundo nome.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)