Zara, Zahra e Zaira

em 05/02/13


Hoje em dia, serão poucas as pré-adolescentes que desconhecem a existência da lojas Zara, mas o que elas provavelmente não sabem é que Zara é um nome próprio e bem bonito, por sinal. 
A Zara, loja, entrou na minha vida bastante tarde. Sabia que havia uma no Porto, onde as miúdas mais cool iam comprar roupa, mas eu só passei a ser cliente quando fui estudar para Braga. Praticamente ao mesmo tempo, conheci uma Zara Maria e, por isso, não associo exclusivamente a palavra à marca. E o mais engraçado é que Zara nem foi a primeira escolha do seu fundador: numa primeira fase, estava previsto que a loja se chamasse Zorba mas, já depois de terem o molde para o lettering, perceberam que havia um bar com o mesmo nome nas proximidades, pelo que optaram por criar outro nome, a partir do mesmo molde, e o resultado que mais agradou foi Zara. 
Zara é um nome de origem árabe, que deriva da palavra "zahira", que significa brilhante, e dá origem ao também aprovado Zaira. Outros autores, contudo, optam pelo significado "flor de laranjeira". Segundo consta, o nome popularizou-se graças à tragédia Zaïre, escrita por Voltaire. Na tragédia, para além da protagonista Zara, existe também uma Fátima. Curiosamente, Zahra, também aprovado em Portugal, era um dos cognomes de Fátima, filha de Maomé, uma mulher muito admirada pelos muçulmanos e que hoje em dia é mencionada como Fatimah Al-Zahra ou "Fátima, a resplandecente". 
Em 2012, Zara teve apenas quatro registos, menos cinco do que em 2011. Para mim, é uma boa alternativa a Iara ou Yara, mas acredito que quer procure um nome semelhante esteja hoje mais receptivo a Mara. Conhecendo um pouco mais as suas origens, acho que é um desperdício de nome, mas reconheço que o poder da marca seja determinante. O que é que vocês acham?



33 comentários:

  1. Zara, infelizmente, parece-me indissociável da loja. Zahra, pelo menos visualmente, já distingue. Também associo muito à filha da Angelina e do Brad, Zahara. Prefiro Zahra a Mara.

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito do nome Zara, mas não consigo esquecer a marca mesmo. Aliás lembro-me bem da primeira vez que fui a uma Zara (Zara perto do CC Amoreiras) com a minha irmã devia ter uns 6/7 aninhos já lá vão 20 anos e fiquei fascinada com toda aquela roupa e gente... A partir daí Zara é nome de roupa, além disso em Almada havia uma loja que era a Zera, ou seja mais roupa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sendo uma marca boa, o nome também se associa a Beleza.

      Eliminar
  3. Zara é um nome engraçado, e para o meu gosto mais bonito que as alternativas apontadas (incluindo Mara - não consigo achar grande piada a este nome). Efectivamente a estreita associação com o nome de uma loja pode ser uma desvantagem...

    ResponderEliminar
  4. Gosto dos 3 :)
    É pena mesmo a associação à marca .
    Zaira diz-se mesmo Záira ou Zaíra? Esta ultima pronuncia parece-me ainda mais gira mas provavelmente não é a correcta.

    ResponderEliminar
  5. "Ai" é um ditongo, e se não há acento no "i", acho que é mesmo "Záira".

    ResponderEliminar
  6. Zara é lindo! Acho muito mais giro que Zahra/Zaira, Iara/Yara ou Mara.
    No entanto, acho que não me atrevia a usar o nome por causa da marca...

    Sei de uma Zara com uns três anitos :)
    (se tivesse sido um rapaz ter-lhe-iam chamado Enzo. ainda bem que veio uma menina muahahahah)

    ResponderEliminar
  7. Enzo faz-me lembrar Ferrari. E se esse nome é aprovado, então tudo o que é nome italiano também deveria ser (e, por extensão, qualquer nome estrangeiro).

    ResponderEliminar
  8. Zara é lindo... mas a associação à loja é óbvia =/ o que é uma pena... Já Mara, Iara não gosto tanto, prefiro Sara!

    ResponderEliminar
  9. Gosto da sonoridade mas também não consigo dissociar da marca. Nunca conheci nenhuma Zara pessoalmente, só sei de uma Zara (Larsson) uma miúda nórdica gírissima que é um sucesso musical no youtube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vejo mal em que se associe à loja. Se a loja fosse fraca, aí sim. Aqui é o oposto.

      Eliminar
  10. Para mim está demasiado colado à loja e não consigo imaginar mesmo numa pessoa. Mas se conhecesse alguém com esse nome provavelmente mudaria de opinião (: A minha vizinha também tem uma gata chamada Zara, e ironicamente quando ouço parece que me esqueço da loja.
    Também há Sephora's por aí, acho Zara bem mais "usável"..!

    ResponderEliminar
  11. A minha mãe é Rosário mas todos a tratam por Zaira! Sempre convivi com este nome e nunca me tinha passado pela cabeça que fosse usado como nome próprio! Mas como é obvio gosto muito!

    ResponderEliminar
  12. A minha mãe é Rosário mas todos a tratam por Zaira! Sempre convivi com este nome e nunca me tinha passado pela cabeça que fosse usado como nome próprio! Mas como é obvio gosto muito!

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Legal o post...meu nome e Zara,Zara Matos lisboa! Amo meu nome,sempre tem um chatinho,que fala: ZARA? ENTAO VC E DONA DA LOJA? dependendo do meu humor,sempre respondo na brincadeira,mas enfim,eu amo meu nome!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vejo problema que se associe à loja. Por sinal, tem roupa bonita e de muito gosto. O meu cachorro é Calvin e também remete para Calvin Klein.

      Eliminar
  17. Nome horroroso! Mal gosto danado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço 3 aqui em Maues. Não colocaria este nome em filha nenhuma. São geralmente pessoas de difícil convívio.

      Eliminar
    2. Acho isso para Sara, não para Zara.

      Eliminar
  18. Minha mãe chamava Zara. Muito antes da loja existir. Lindo nome. Incomum.

    ResponderEliminar
  19. A minha filha vai chamar-se Zara, adoro!!!

    ResponderEliminar
  20. O nome da minha filha é Zara Carolina e não estou nem aí pra marca, acho lindo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tou a pensar seriamente dar o nome de Zara a minha filha mas todo o mundo me fala da loja e que ela irá ser gozada na escola mais tarde :/ tou perdida não sei mesmo que escolher não quero que minha filha seja gozada na escola...

      Eliminar
  21. Quando escuto esse nome, lembro-me de Zara Phillops

    ResponderEliminar
  22. Quando escuto esse nome, lembro-me de Zara Phillips

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)