Já tinha abordado uma vez os nomes próprios admitidos em Portugal que me remetiam para diminutivos, mas com a recente aprovação de Manel e Pepe, é chegada a altura de olhar novamente para o tema. Pessoalmente, utilizo muito os diminutivos no dia-a-dia, com os membros da minha família, entre amigos e, até, quando chamo o meu gatinho. Não os vejo, de forma alguma, como uma forma de diminuir o outro, mas antes como uma forma carinhosa de me dirigir ao próximo. Pode até parecer um contrassenso, já que gosto tanto de nomes mas, a meu ver, há momentos para tudo! Ainda assim, não seria capaz de utilizar a maioria destes nomes como nomes próprios, mesmo que, hoje em dia, já não os estranhe tanto.
Femininos
- Joaninha, Martinha, Teresinha & Terezinha
- Carminho & Rosarinho
- Bina, Dina, Gina, Lina, Mina & Nina
- Anita, Julita, Marita & Rosita
- Antonieta & Marieta
- Belina, Benita & Betina
- Bia, Carol, Cris, Gabi, Isa, Jéni
- Guida, Lila, Susi & Xica
- Katie, Manon
- Fani
Masculinos
- Agostinho, Alexandrino & Martinho
- Afonsino & Pedrino
- Betino & Bertino
- Dino, Gino, Nino & Lino
- Gui & Leo
- Manel, Toni & Xico
- Jovito, Lito, Marito & Tito
- Berto, Miro, Quim & Telo
- Pepe
Desta lista, quais são os nomes que mais vos agradam? E quais são os diminutivos mais invulgares que conhecem?
E Mia não é diminutivo de Maria?
ResponderEliminarNão gosto muito deste tipo de nomes, de todos esses só gosto de Anita, Carol, Lila e Leo.
Não gosto mesmo nada nada nada de Joaninha, Martinha, Teresinha, Carminho e Rosarinho. São nomes de meninas pequeninas e não ficam bem em mulheres. É a minha percepção. Nem mesmo conhecendo a cantora Carminho... Ela não tem cara de Carminho, tem cara de Carmo, ou Carmen! Não consigo mesmo gostar.
na minha família:
ResponderEliminarJosé (Zeca)
Henrique (Kika/Rique)
Ofélia (Fela)
Hernani (Nani)
Arnaldo (Nau)
Ulisses (Lila)
Joana (Ju)
Julio (Juca)
Rafael (Rafa)
Daniel (Dani)
Margarida (Magui)
Marilia (Lili)
Francisca (Xica)
Maria Antónia (Mitó)
Alexandre (Xano)
Beatriz (Bia)
Ana Maria (Nita)
Rodrigo (Rudy)
Mary, Mia entrou na lista que tinha feito anteriormente mas acho que é daqueles que já ganharam estatuto de nome próprio, por isso não o voltei a mencionar!
ResponderEliminarRui, adorei Mitó! Eu conheço uma Mitó, mas é Maria Vitória! :D
Em relação ao nome Mariana Francisca? O que acha do nome? Será possível um diminutivo? Parabéns pelo blog .
EliminarDos femininos Anita e Katie safam-se, porque até os vejo como nomes proprios..(não sou muito fã de inhos e inhas). O Bia(que adoro), Carol,Cris, Gabi, Susi, Nina são nomes simpaticos mas nunca para serem próprios!
ResponderEliminarDos masculinos, tslvez Pepe, é engraçado!
São mais os que nao gosto dos que gosto, Fani e Toni estão no fim da lista..
Jéni, Bia, Anita, Isa, Xica, Leo, Xico, Manel e Quim.
ResponderEliminarTambém gosto de Jil (nem sei bem para quê, mas deve haver ahahah), Ju e Jô (Joana), Nor <3 (Leonor), Mel (Amélia/Melinda), Mir (Miriam) Ni (Ana Maria), Tilde (Matilde) e Trice (Patrícia, que fantástico!) e e para rapaz, Biel (Gabriel) o típico Zé.
Por acaso acho que nem conheço gente que use diminutivos estranhos... Trice para Patrícia, Nata para Natacha, nada de especial, portanto.
Ah, e ODEIO Juju, Nonô, Kiko, Susi e outros com o mesmo padrão de repetição silábica...
Achei piada ao diminuitivo Nor para Leonor já que todas as Leonores que conheço são tratadas pelo habitual Nônô. Também me remeteu para um nome que adoro de paixão mas que nem sequer sei se é ou não aprovado, Nora :-) Gostava de conhecer outras opiniões sobre este nome, se é um nome aceitável ou se ainda gera alguma confusão com o grau de parentesco "nora"...
ResponderEliminarAna, Nora não é admitido, mas um dos nomes que lhe dá origem é: Eleonora.
ResponderEliminarDica, eu gosto de Mariana Francisca. Remete-me para as combinações típicas dos séc. XVII e XVIII, que me agradam bastante! São dois nomes compridos e fortes? Evidentemente. Mas, para quem gosta, a beleza reside aí mesmo. :D
Como diminutivo, ocorreu-me Misca...
Eu confesso que gosto de diminuitivos q.b. Fico sempre a matutar é no porquê de uma criança se chamar, por exemplo, Guilherme e que desde que nasce é tratado sempre por Gui.
ResponderEliminarOs únicos diminuitivos que não consigo conceber são os inhos e inhas, quando as pessoas já são adultas. Há uma Carla de 40 anos próxima de mim, que é a Carlinha. Mas eu nãoooooo consigo tratá-la por esse nome. Não dá. Parece que temos laços afectivos mais fortes que sinceramente não existem!
Gosto de vários dos nomes da lista como diminutivos. Como nomes, não. Os que terminam em "inha", então, parecem uma piada. Acho-os limitadores. Os nomes são um cartão de visita e uma magistrada ou uma astronauta chamada Teresinha parece que não são para levar a sério.
ResponderEliminarNa minha família há poucos diminutivos. O tradicional Quim, Leninha (Madalena), Cris (Maria Cristina) e Perico (um Pedro que cresceu em Espanha, o diminutivo é espanhol).
Este post é muito interessante, tenho pena de só o ter encontrado agora!
ResponderEliminarDe qualquer forma,e como o Alentejo é bastante rico em diminutivos, deixo aqui alguns dos utilizados na minha família e entre os amigos:
Chinta/o (Jacinto)
Zélinha (Josélia)
Toino/Tó (António)
Verusca (Vera)
Pipo/ Pipe (Filipe)
Samuca (Samuel)
Quim / Quinito (Joaquim)
Lica (Luís Carlos)
Janeca/Janito (João)
Milai (Maria Adelaide)
Mila/Milita (Emília)
Beto (Gilberto)
Tina/Tinucha (Cristina)
Guida (Margarida)
Mena (Filomena)
Ticha (Patrícia)
Xana (Alexandra)
Entre muitos outros :)
Achei interessante o diminutivo de uma amiga minha. Ela é Beatriz ( Maria Beatriz) mas, em vez do habitual Bia, chamam-lhe Tiz :)
ResponderEliminarA irmã gémea dela (Maria João) é conhecida por Ju. Acho que fica um par fofo, a Ju e a Tiz :)
Dos nomes constantes da lista gosto apenas de Dina, Lina e Isa, porque também são apontados como nomes próprios. Dina (do hebraico Dinah), Lina (feminino de Lino, do latim Linum por meio do grego Linon), Isa (do germânico Isan).
ResponderEliminarEu gostava de saber diminuitivos para o nome Adriana,quem puder dizer eu agradecia.
ResponderEliminarA minha melhor amiga é Gabriela, conheço-a há muitoooos anos e nunca lhe chamei Gabriela - nem eu, nem ninguém. É Gabi, Bi ou se for para pedir um favor é Bibi :p
ResponderEliminar