Mendo

em 06/02/13


Há uns dias, assinalámos a subida de registos de 40 registos de Enzo face a 2011 e apesar de ser inegável a influência brasileira, acredito que muitos destes 109 pequenos Enzos são portugueses. Hoje, porém, não é dia para falar de Enzo, até porque já o temos feito com regularidade, mas acho que é a altura perfeita para trazer à ribalta um nome que eu apontei como possível alternativa a Enzo e que o Xerxes sugeriu, recentemente: Mendo. Aliás, o Xerxes não só o sugeriu, como o definiu muito bem. A seu ver, trata-se de um nome "pouco usual, antiquado, mas com uma sonoridade ótima" e eu subscrevo na íntegra, colocando-o na mesma categoria de Fernão, Martim, Sancho, Lopo, Gil e Sebastião. Quero deixar claro que esta não é a leitura que faço de Enzo, que me parece um nome moderno, mas quando falo em alternativa, digo-o por aproximação, inclusivamente a outros nomes italianos, como Amedeo, Facondo ou Meneo. 
Os autores dizem que a sua origem é obscura, mas não hesitam em relacionar Mendo e Mem com o arcaico Menendo, a partir do latim "Menendus". Mendo foi um nome bastante popular até finais do século XVII, tendo entretanto caído em absoluto desuso. A partir de Mendo, cheguei ainda à Lenda dos Sete Ais, que retrata D. Mendo de Paiva, "o mais feroz caçador de mouros do seu tempo", epíteto que se deve a um desgosto de amor, provocado por uma princesa Moura, Anasir, cuja aia se chamava Zuleima.
Para terminar, recorde-se que o apelido Mendes, bastante comum em Portugal, é um patronímico de Mendo, significando, por isso, "filho de Mendo". 

13 comentários:

  1. Filipa, este não! Até percebo onde quer chegar mas não gosto.. Mas também não gosto de Enzo, por isso...
    Mendo associo a medo.. ou mentos.. ou até remendo :)

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente apesar de tudo achei Mendo um nome realmente esquisito. Não sei é um daqueles nomes que não parece nome, não me diz mesmo nada...Percebo a ideia mas eu que até gosto desses nomes antigos que sugeriu Gil, Lopo (este adoro mesmo, acho tão medieval e de romance de cavalaria *-*), Martim, Sebastião e embora não adore também não estranho Sancho não consigo mesmo engolir Mendo.
    Entre Enzo e Mendo prefiro Enzo.

    ResponderEliminar
  3. eu adoro:-) lembra-m exactamente isso lendas medievais e romances de cavalaria...seria algo como era o martim há uma decada atras (sem aquela associaçao classe alta que tinha o martim claro o que da a mendo um ar ainda mais raro e poetico)

    ResponderEliminar
  4. Mem é uma variante de Mendo? Nunca tinha ouvido o nome Mendo, mas já vi personagens históricas chamadas Mem. Aliás, o nome Mendo não me agrada nem um pouquinho.

    ResponderEliminar
  5. Mendo é um nome de dar MEDO!
    Rs...

    ResponderEliminar
  6. Nunca ouvi falar em Mendo e para dizer a verdade nem me soa bem a nome :|
    Já há algum tempo que queria saber sobre a popularidade de um determinado nome feminino mas entretanto tenho-me esquecido de mencionar! Conheço uma família numerosa bastante tradicional que tem 4 rapazes e 2 raparigas. Os nomes dos mais velhos são António, Vasco, Bernardo e Duarte. As duas meninas são a Cândida e a bebé Rosarinho que suponho seja Maria do Rosário. Nunca achei o nome Cândida nada de especial mas desde que tive contacto com esta família é um nome do qual tenho vindo a gostar cada vez mais. A menina é uma boneca loirinha muito parecida com a infanta Leonor quando esta era mais pequena, e acho uma fofura quando ouço os irmãos mais velhos chamarem-na carinhosamente de Candy :) Realmente é um nome em desuso, duvido mesmo que tenha tido algum registo nos últimos 2 anos o que me faz gostar ainda mais dele :)

    ResponderEliminar
  7. Alda, Mem é uma forma abreviada de Mendo e diz a Infopédia que é mais comum no Algarve e Alentejo :D

    Ana, nunca tinha pensado em "Candi" como diminutivo de Cândida, é mesmo fofo, mas o nome em si não é dos meus preferidos... Mas ainda houve 5 registos em 2012!!

    ResponderEliminar
  8. Mendo, não gosto mesmo nada! Só me faz lembrar medo e remendo, o que não são coisas lá muito agradáveis ;/

    ResponderEliminar
  9. Não gosto nada. Mil vezes Enzo, que até curto

    ResponderEliminar
  10. Não consigo ver é a ligação entre Mendo e Enzo, Filipa...
    São dois nomes tão diferentes!
    E já agora, viva a diversidade! Eu gosto de Mendo! e de Mem! e de Lopo! e de Gil! e de Sebastião! E vá...confesso que fico muito contente que muita gente não goste :) Assim vai ser mais difícil que todos os meninos da sala se chamem o mesmo!

    ResponderEliminar
  11. Nao conhecia Mendo, gostei. Tambem me lembra tempos mediavais como Caio, Sancho, Tristao...

    ResponderEliminar
  12. Há uma rua em Évora com o nome Mendo Estevens!!!!

    ResponderEliminar
  13. Estranho mesmo ouvir Mendo seja um nome, pq no meu caso é sobrenome Duarte Mendo, alias, sendo Mendo um nome e Duarte normalmente um sobrenome, ta tudo ao contrário... Seria Mendo Duarte, nossa! Prefiro o Duarte Mendo mesmo.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)