Salomão & Salomé

em 17/01/13


Acho que nunca me tinha apercebido da semelhança entre Salomão e Salomé e, ao que tudo indica, ambos derivam da palavra shalom, que significa "Paz". Li outras informações que relacionam Salomé com Shalamizion, ou seja "paz de Sion" e Salomão com Shelomó, "devoto do deus Shalman".
Das coisas da Bíblia, é sabido que sei pouco, mas lembro-me bem de ter ouvido vezes sem conta a história de um rei que, perante duas mulheres que clamavam ser mães do mesmo menino, e confrontado com a necessidade de esclarecer a história, sugeriu que o menino fosse cortado ao meio. O desenrolar da história, que todos deverão conhecer, vai ao encontro da ideia de que o rei Salomão de Israel era um homem muito sábio. A ligação a Israel também justifica o facto de ser um nome comum nas famílias judaicas. Ora, a pobre Salomé não teve a mesma sorte e ficou para a história como a responsável pela morte à traição de João Batista. Como tenho tendência a torcer pelos underdogs, prefiro uma Salomé pouco virtuosa a um Salomão cheio de sabedoria. 
Brincadeiras à parte, gosto bastante do nome Salomé, que acho ternurento, mas Salomão não me enche as medidas, tanto que chego a preferir Salma, para menino. Quando a Maria João me sugeriu que abordasse Salomão, contou também que conhecia crianças com este nome, perguntando, por isso, se poderia ser o sucessor de Simão. Eu associo-o mais rapidamente a Salvador, mas não creio que tenha a força de nenhum dos dois, e o  três registos de 2011 deixam-me com poucas esperanças. Quanto a Salomé, é um pouco mais comum. Com 47 registos, tem a mesma popularidade de Isabela e Violeta. Para mim, é muito usável. 

4 comentários:

  1. Considero o nome Salomão uma ternura, e usaria sem problema algum, não só pela ligação religiosa mas também por ser pouco usado e ser um nome forte e doce ao mesmo tempo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Também não gosto muito de Salomão, prefiro Salma.

    Salomé considero bastante bonito.

    ResponderEliminar
  3. Também nunca tinha reparado na ligação entre Salomão e Salomé!

    Salomé é giro.

    Salomão também é bonito. Acho a versão em inglês - Solomon - muito mais fofinha que a portuguesa, sobretudo por causa do diminutivo Sol! :) mas paciência, o blog é sobre nomes portugueses! ahahahah
    Gosto muito mais de Salomão que de Salma. Salma parece-me tão feminino! (lembra-me a atriz Salma Hayek...)

    ResponderEliminar
  4. Gosto de Salomão e de Salomé, embora Salomão seja muito invulgar e Salomé menos. Nem um nem outro estão no meu top, mas acho que são nomes queridos e usáveis. Quanto ao factor religioso, acho que não é tão marcante como Salvador (que se refere à figura de Jesus) ou Santiago (S.Tiago). Como Salomão é uma figura do Antigo Testamento, como Elias, Jeremias, David, Samuel,etc encaro como um nome de uma figura religiosa, mas menos presente nos cultos religiosos do cristianismo atual.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)