Angelina

em 22/01/13

Angelina Jolie em criança.
Hoje, uma mulher fatal, com um nome angelical.

O nome Angelina começou por ser um diminutivo de Ângelaespecialmente em Itália, mas acabou por se  tornar num nome próprio muito comum, um pouco por toda a Europa, assim como a sua versão masculina, Angelino. Os nomes, que derivam do latim angelus e do grego angelos, significam "mensageiro", estando intrinsecamente ligados à palavra Anjo. 
Em Portugal, há muito que deixou de ser um nome habitual em crianças, embora ainda seja ouvido com alguma frequência em senhoras mais velhas. Hoje em dia, o nome aparece cada vez mais nos fóruns brasileiros, o que pode ser explicado quer pela popularidade de Valentina, quer pela familiaridade do nome Angélica, devido a uma famosa apresentadora de televisão. Por cá, os 16 registos de 2011 comprovam que está longe da preferência dos pais mas, para quem está atento à tendência retrô é, sem dúvida,  um nome a ter em conta, até porque nem está assim tão longe do popularíssimo Carolina.  
A leitora que sugeriu que abordasse Angelina pediu ainda que nos debruçássemos sobre possíveis nomes para irmãos, já que se trata do nome da sua filha e para mim, faria sentido que optasse por nomes do mesmo estilo: 


  • Angelina & Cecília
  • Angelina & Julieta
  • Angelina & Eulália

No caso dos nomes masculinos, gostaria especialmente de brincar com o lado italiano e procurar nomes que remetessem para Itália, sem serem demasiado óbvios: 

  • Angelina & Augusto
  • Angelina & Elias
  • Angelina & Bernardim (soa a Bernadinho?!)
  • Angelina & Guilhermino


12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Felipa pelo post, gostei muito!

    Quando escolhemos o nome algumas pessoas acharam lindo, outras ficaram indiferentes e algumas não gostaram. Não é um nome comum na região que moramos,pelo menos por enquanto, porque pelo que observo no geral, aqui no Brasil é um nome que vem sendo mais adotado,ainda assim, não acredito que ele fique popular. Optamos por ele justamente por não ser tão comum eu e meu esposo preferimos os nomes que não estão nas listas dos mais usados, porque preferimos que nossa filha tenha um nome diferente, para que na Escola, por exemplo, não tenha 3 ou mais pessoas com o mesmo nome que ela e ela necessite ser reconhecida pelo sobrenome.

    Muita gente compara logo com a Angelina Jolie,porém, nossa escolha nada teve a ver com ela( apesar de ser uma mulher lindíssima e marcante) e sim com o nome em si mesmo.

    Achamos um belo nome, de fácil escrita e leitura um nome doce, suave e ao mesmo tempo marcante e sem contar o belo significado.
    Acho um nome bem feminino.

    Não consigo ver nele essa coisa que algumas pessoas falam sobre ser nome de pessoas idosas, para mim não existe isso de nome de gente idosa ou de gente nova, existem nomes, o bebê um dia vai ser idoso e o idoso já foi bebê. Nome é nome, podemos escolher um muito usado ou outro pouco usado, o que é muito usado hoje não é garantido que vai continuar sendo muito usado eternamente, então, isso é muito relativo.

    Gostei das sugestões para nomes dos irmãos, embora algumas delas aqui no Brasil não sejam nada usuais, acho que não seriam bem aceitas no geral, me refiro a Julieta,Eulália e Bernadim, Guilhermino.
    Julieta é tema de uma música hilária, acho que seria motivo de chacota.Eulália é um bonito nome, mas nunca vi ninguém com esse nome por aqui, só em novela. Bernardim não conhecia e Guilhermino aqui é mais utilizado Guilherme, não sei se seria uma opção.Dos que você citou acredito que Cecília, Augusto e Elias seriam os mais usuais aqui no Brasil. De toda forma obrigada pelas sugestões!

    Um Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nenhum dos nomes sugeridos é comum em Portugal, muito pelo contrário!! Mas Angelina também não é, e eu gosto de usar nomes do mesmo estilo! :)

      Eliminar
  3. Sim Felipa, entendi e minha intenção não foi criticar,apenas comentar a respeito dos referidos nomes, mesmo porque a maioria dos nomes que você sugeriu eu gostei, apenas comentei os que não eram usuais aqui no Brasil, o que não impedem de serem usados, é claro, porém, quis enfatizar os que seriam mais aceitos.
    Agradeço novamente a atenção e o post! Achei muito interessante!

    ResponderEliminar
  4. Eu não entendi o seu comentário como uma crítica! :) Quis apenas frisar que esses nomes são tão invulgares aí como cá e que provavelmente os leitores portugueses até vão estranhar mais do que a mãe de uma pequena Angelina :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SMG : tudo bem, sem problemas!

      Obs: do celular não consigo postar com nome, só anônimo não sei porque...

      Eliminar
  5. A minha filha, em pequena, tinha uma verdadeira obsessão por uma personagem, Angelina Bailarina, uma amorosa ratinha desenhada como se vivesse em plena época vitoriana. Os desenhos dos livros e dos desenhos-animados são de uma doçura extrema (narrados por Dame Judy Dench, ah pois é!!!).

    Para mim, é um nome extremamente delicado, com uma sonoridade deliciosa.

    Nos livros, a melhor amiga de Angelina chama-se Alice e a irmã, Polly.

    Como Polly não existe em Portugal, sugiro Angelina e Alice como par. Afinal, ambos evocam aquela qualidade vitoriana que aprecio muito.

    ResponderEliminar
  6. Para mim, Angelina e Valentina (ou Valentim) parece-me muito bonito, mas não tenho a noção da popularidade de Valentina no Brasil...

    ResponderEliminar
  7. Querida Infanta!
    Adorei este post.
    Sou portuguesa (poveirinha pela graça do Senhor, sei que é de um pouco mais a Norte) e tenho uma Angelina que entretanto fará 5 anos. Não tenho conhecimento de outra. Adoro isso. E foi uma das razões porque o escolhi. Mas não a única. Desde que me conheço que fiquei fascinada com esse nome. Tudo por causa de um filme que saiu quando eu tinha 2(!) anos, chamado "Em busca da Esmeralda Perdida" com o Michael Douglas e a belíssima Kathleen Turner (http://www.imdb.com/title/tt0088011/). Logo no inicio fala-se de uma personagem de um livro, que seria um misto de femme-fatale, beleza, doçura, determinação... bem, seria qualquer coisa de mulher... ;)) vi-o no cinema onde o meu pai trabalhave e depois em vídeo "milhentas" vezes, e marcou-me de tal forma que sempre disse que um dia que tivesse uma filha, seria Angelina.
    E esse nome não é totalmente insólito, a minha tia-avó, que foi quem me criou, era Angelina (e uma femme-fatale)...
    E por isso tenho uma Angelina, que é uma menina doce, muito determinada e cheia de vida. Uma verdadeira força da natureza!
    Entretanto tive mais dois filhotes, um Lázaro (que fez ontem 3 anos) e uma bebé com 8 semanas, uma Amélia "dos olhos doces" ;)
    Portanto, tenho 3 filhotes, Angelina, Lázaro e Amélia. E gosto da minha "combinação". (desculpe o testamento!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla! Eu moro na Póvoa!! :D Quando estiver no supermercado, vou ficar sempre atenta aos nomes das crianças e se ouvir chamar pelo Lázaro, pela Angelina e pela Amélia, vou saber quem está à minha frente :D

      Eliminar
  8. :) Definitivamente o Mundo é mesmo pequeno!!! Que bela surpresa! :)

    ResponderEliminar
  9. Adorei o post e os comentários também. Moro no Brasil e minha filha se chamará Angelina, mas quero combinar com outro nome, pequeno e que venha antes de Angelina. Alguma sugestão? Aguardo ansiosa. ..bjs

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)