Amadeu

em 03/01/13


Mateus foi o 39.º nome masculino mais usado de 2011 e não me espantaria se em 2012 o resultado fosse ainda melhor. Acrescente-se à lista de todos os seus atributos o facto de ter uma terminação única - não encontrarão outro nome terminado em -eus [para além de "de Deus"] na lista de nomes aprovados em Portugal. Os nomes mais semelhantes talvez sejam os terminados em -eu, onde eu destaco Romeu e Amadeu. Ora, se Romeu deixa muita gente de pé atrás por causa da senhora Julieta, Amadeu talvez recolha ainda menos adeptos, por ser um pouco antiquado. Mas uma vez que olhamos cada vez mais para os   "nomes comuns, normais, com alguma tradição em Portugal mas sem serem propriamente tradicionais", talvez Amadeu mereça um lugar nesta lista
Amadeu significa "amor de Deus" ou "que ama a Deus" e é um nome absolutamente despretensioso, na linha de Tomé, Samuel, Óscar, Matias ou Gaspar. Os últimos dados indicam que se ficou pelos quatro registos em 2011 e não acredito que o cenário se tenha alterado de forma drástica em 2012. 
Em Portugal, o Amadeu com mais reconhecimento talvez tenha sido o pintor Souza-Cardoso, embora o seu nome ainda se grafasse com O; na vizinha Espanha, foi o nome do último rei antes da proclamação da Primeira República. Amadeus é um dos nomes usados para referir o genial Mozart que, apesar de ter sido baptizado como Joannes Chrysostomus Wolfgangus Teophilus Mozart, foi transformando o seu nome à luz de variantes e traduções internacionais - uma história muito engraçada que podem ler aqui. E claro, como filha dos anos 80, lembro-me de participar num espetáculo musical na escola primária que incluía uma bela coreografia de Rock me Amadeus... 
A leitora que sugeriu o post sobre Amadeu pediu ainda que abordasse o composto Amadeu Francisco. Por norma, costumo gostar mais de usar os nomes raros na segunda posição, portanto preferiria Francisco Amadeu mas, ao contrário do que também costumo preferir, acho que a melhor maneira de reavivar Amadeu talvez seja usando-o sozinho, para não corrermos o risco de o tornar ainda mais pesado.
Em 2014, Amadeu foi registado em oito meninos portugueses. 

17 comentários:

  1. é um nome q estou simpatizando nos últimos tempos, apesar de preferir Amadeo, assim como prefiro Romeo.. acho q tenho problemas com esse U no final.. rs...
    Tbm concordo q é um nome q fica bem sozinho.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada!:D
    hehehe, Confesso que me apaixonei pelo nome quando o ouvi...mas sempre que falo nele vejo narizes torcidos...por isso estava ansiosa por uma opinião por aqui.
    ***=)

    ResponderEliminar
  3. Vou confessar uma coisa, às vezes falamos nos nomes das classes baixas... A mim Amadeu faz-me sempre lembrar a pobreza, como só conheci um Amadeu na vida que pertencia a uma família de 12 filhos (um dos irmãos andava comigo na escola) que tinham vindo do Minho (de uma aldeira perdida no Geres) morar para umas barracas (mesmo barracas) perto da minha casa... não consigo pensar em Amadeu sem pensar em pobreza, da mais pobre que já vi :S (o nome dos irmãos como eram mais comuns, não ficaram tão colados a esta imagem).

    Assim, um nome que até podia ter algum potencial morreu completamente para mim :S Se bem que se calhar se houvesse mais Amadeus por aí, esta minha imagem desvanecia...

    ResponderEliminar
  4. Quando li este post lembrei-me autimaticamente dum ex-colega chamado Amadeu (eu até acho giro mas pela mesma razão da Sónia passei a achar um nome de classe baixa). Mas na realidade estou a escrever este comentário porque o tal ex-colega Amadeu tinha um irmão e mais tarde também teve uma irmã (de seu nome Matilde, nome esse que apesar de muito boa gente considerar choque eu odeio) mas o que eu gostava mesmo era do nome do irmão, Moisés. Tudo isto para lhe pedir que abordasse esse nome que no brasil deve ser considerado "brega"(falo sem saber,atenção) por ser o nome dado a uma coisa pafecida com uma alcofa. Em portugal não haverá esse problema e agora que vai começar um novela na TVI com uma personagem chamada Moisés talvez se comece a ouvir mais.

    ResponderEliminar
  5. quanto
    preconceito
    deixar de
    usar um
    nome so pq
    � tipico d
    classes
    baixas.
    isso �
    nojento!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, esse pensamento é que é de mau gosto não os nomes, porque também há ricos que colocam Amadeu e nomes que os pobres têm. Não se deve ligar a isso mas à beleza de um nome. Hoje muitos querem colocar nomes aos filhos porque o ricos ou famosos usam e são nomes mais vulgares e feios que saturam. Na lista em Portugal há tantos nomes lindos, diferentes e originais que já é raro ouvir. Esses sim é que devem ser mais procurados. As Constanças Beneditas Leonores, Matildes Joanas, etc já cansam. Até gosto mais de Mavilde nome antigo e mais suave de dizer que Matilde. Eu acho. Acho o nome Marília lindo. Amália, Glória. Tudo bem cada pessoa ter o seu gosto, e cada um escolhe o que quer mas deve-se escolher por ser um nome lindo, não por estar na moda. Eu fujo das modas e aparências, prefiro a beleza de um nome. E prefiro Pôr só um nome e a seguir o meu apelido e o do pai. Quando o nome é grande ou médio, acho melhor só um.

      Eliminar
  6. Caro anónimo, talvez se acompanhasse mais o blog percebia que este tema é bastante debatido por aqui... e se vir outros comentários há nomes que eu já disse que não gosto porque os rotulo demasiado a classes altas...

    Não é uma questão de preconceito, sabe na matemática a história do objecto e da imagem... com os nomes é a mesma coisa, eu não usaria Amadeu porque tenho uma má imagem do nome... todos temos imagens dos nomes... percebeu?

    Por exemplo, já mais que uma vez disse que gosto do nome Laura, mas nunca o usaria porque o relaciono com uma má imagem familiar... é a mesma coisa...

    ResponderEliminar
  7. Coloquei o nome de Amadeus em meu filho. No começo, todos achavam exótico e até feio, mas hoje todos já se acostumaram. O significado do nome é muito bonito e vejo isso como um quesito muito importante. É um nome de pronúncia gostosa. É um nome grandioso. Gosto muito desse nome. Mesmo porque meu nome tem uma origem parecida, "Amanda". Eu não havia conhecido nenhum Amadeus antes, somente Amadeus Mozart. A maioria das pessoas faz referência a Mozart. Depois que coloquei no meu filho, conheci o marido da minha amiga "Amadeu", uma grande pessoa!
    Não tenho nenhuma referência desse nome em classes baixas, porém, mesmo que tivesse, não vejo que isso me impediria de colocá-lo. Pois, independente de qualquer classe, o que me importa na pessoa é o caráter. Amo os pobres. Se houvesse conhecido uma pessoa de má índole com esse nome, certamente não o colocaria.

    ResponderEliminar
  8. Qual o problema com esse nome?? Me sinto feliz com ele... Penso que ser precipitado e julgar o livro pela capa e repuguinante ...

    ResponderEliminar
  9. O nome Amadeu lembra-se sempre o filme "O Costa d'África". Este filme, que adoro, sempre me fez gostar muito do nome.

    ResponderEliminar
  10. Quais seriam os melhores pares para Amadeu? Até agora pensei em:

    Amadeu & Amália
    Amadeu & Inácio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tb pensei isso hoje se tiver casal de gemeos, Amadeu e Amália.

      Eliminar
  11. Adoro e vou dar ao meu filho. Pelo contrário faz-me pensar num homem inteligente e bonito. Amadeo de Souza Cardoso, Amadeu Mozart, o meu avô Amadeu.... Muito requinte!

    ResponderEliminar
  12. Amadeu...gosto do meu nome. É de uma pronúncia elegante. Um nome incomum aqui no Brasil.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)