Nomes mais registados em 2012 em Portugal

em 03/12/12


Cá estou eu de volta. Fiquei agradavelmente surpreendida com o número de comentários durante a minha ausência, pareceu-me que anda aí muita gente nova... Sejam todos muito bem-vindos e obrigada pela participação! Também percebi que a moderação de comentários nos desafios de quinta e sexta-feira foi o verdadeiro flop, mas o resultado final superou as minhas expectativas! Antes de avançar, deixo a promessa de responder aos comentários o mais depressa que me for possível, ao longo dos próximos dias. 
E agora sim, a surpresa do dia: no passado sábado, o jornal I divulgou, com base em dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística, os nomes mais registados em 2012. Os líderes não surpreendem - Maria & Rodrigo continuam firmes no seu reinado. Mas, neste momento, os segundos colocados não são os mesmos do ano passado: Martim ultrapassou João e, como previsto, Matilde superou Leonor. 
No ranking feminino, o top 10 inclui exatamente os mesmos nomes de 2011, ainda que com algumas mudanças nas posições, mas o ranking masculino perdeu Guilherme, graças à entrada de Miguel. Sem mais delongas, aqui está o top 10 de 2012: 



Masculino
  1. Rodrigo 1
  2. Martim 3
  3. João 2
  4. Afonso 4
  5. Tiago 8
  6. Gonçalo 6
  7. Tomás 5
  8. Diogo 9
  9. Francisco 7
  10. Miguel 12


Feminino
  1. Maria 1
  2. Matilde 3
  3. Leonor 2
  4. Beatriz 6
  5. Mariana 4
  6. Inês 7
  7. Ana 5
  8. Lara 8
  9. Carolina 9
  10. Margarida 10

Os números colocados à frente de cada nome correspondem à posição ocupada em 2011. 

Os dados fornecidos são apenas estes. Não sei o número de registos de cada nome, mas tenho esperança de que a lista completa seja disponibilizada em Janeiro, à semelhança do que aconteceu no ano passado, porque para nós, que seguimos estas coisas com atenção, este top 10 sabe a pouco! Apesar de a notícia não ter muitas novidades, surpreenderam-me as subidas de Tiago e Beatriz, que me pareciam estar em queda e a descida de Ana, quando eu começava a apostar na sua subida. Uma vez mais, sem números, é difícil perceber se houve grande oscilação face ao período homólogo, mas é o que temos! 

21 comentários:

  1. Efectivamente as modas são vagarosas nas suas alterações...
    Miguel não me surpreende pois conheço imensos pequenos Miguéis, embora não nascidos neste ano. Mas possivelmente era uma tendência indicativa de que o nome estava a ganhar mais adeptos. De resto, embora todos os nomes do top 10 sejam nomes bonitos (enfim, uns mais outros menos), já me causam algum cansaço. Com excepção de João, Tiago e talvez Diogo e Francisco; e Maria, Mariana, Inês, Ana e Margarida. Talvez porque sejam nomes mais intemporais...

    ResponderEliminar
  2. Mais do mesmo.
    Não usaria nenhum destes nomes.
    Eventualmente poderia usar João, Maria, Margarida e Inês como 2ºs nomes.

    ResponderEliminar
  3. Apesar de achar alguns desses nomes bonitos nao os usaria precisamente porque estão por todo o lado... gosto de ousadia! :)

    ResponderEliminar
  4. Vira o disco e toca o mesmo... Espero que em Janeiro revelem todos os nomes, fico a torcer por surpresas pelo menos no top 20.

    ResponderEliminar
  5. Bah, um top 10, sem pormenores, a um mês do fim do ano (se a diferença for pouca, ainda pode haver alterações) sabe a tão pouco...

    ResponderEliminar
  6. Gosto tanto que o nome do meu pimpolho não esteja ai!... :D

    ResponderEliminar
  7. Somos mesmo pouco originais ainda por cima Beatriz voltou a subir, que enjoo!

    ResponderEliminar
  8. Tanta Maria, tanta Matilde.... Sera que é assim tao "chic" não haver originalidade?

    ResponderEliminar
  9. Martim,
    Matilde, Leonor e Beatriz

    Antes achava estes nomes bonitos mas enjoativos, agora acho-os parolos, feios, gastos, insuportáveis!!
    Conseguiram banalizar completamente estes nomes.


    ResponderEliminar
  10. Em relação a Matilde, ainda no outro dia estive com mais uma recém-nascida Matilde.

    No meu contexto é mesmo o nome que conheço mais crianças que o têm. Acho que já referi a história de uma conversa que tive em que eu falava da minha sobrinha Matilde, outro casal falava sobre a sobrinha Matilde deles e ainda sobre a sobrinha Matilde de outro amigo... baaaaah

    ResponderEliminar
  11. Acho que não se pode pôr Maria no saco das "modas". Se é talvez moda pôr Maria como nome único, há uma tradição muito enraizada de o fazer acompanhar todo e qq outro nome. Ora, como por definição moda é algo de passageiro, este vai mais bem classificado de tradição. (Não tenho nenhuma filha Maria, foi só para diferenciar os dois fenómenos...)

    ResponderEliminar
  12. Aproveito para transcrever um pouquinho da entrevista do jornal I ao Professor Ivo de Castro:

    "P: Consegue identificar uma novidade desta década?
    R: A novidade dos últimos anos é o ressurgimento de Maria, não como nome religioso, mas como nome autónomo. Antes havia muitas Marias qualquer coisa, agora há muitas Marias solitárias"

    ResponderEliminar
  13. Todos os nomes que estejam num top 20 nunca usaria para um filho meu. Até podem ser inicialmente bonitos mas depois é um enjôo vermos que há tantos...Na sala do meu filho há tantos Afonsos que eles são tratados pelos apelidos...por todos, inclusive pelos coleguinhas ;)Ou seja, já nem os tratam pelo nome prório !

    ResponderEliminar
  14. Olá ! Estou grávida e soube ontem que é um menino! Já temos o 1º nome escolhido (foi fácil ;), que será Matias, queria agora pedir a sua ajuda para um eventual 2º nome (ainda na dúvida se irei optar por um só nome ou por um nome composto).

    ResponderEliminar
  15. Os meus dois preferidos do top 10:

    Masculino - Martim / Tomás
    Feminino - Inês / Margarida

    ResponderEliminar
  16. Sara, muitos parabéns pelo seu menino! ;)
    Passei o fim-de-semana a pensar num nome que tornasse Matias ainda mais bonito, mas não tive grande sucesso, tendo gostado apenas de duas combinações: Matias Xavier ou Matias Luís...

    ResponderEliminar
  17. Filipa, o que achou daquela "famosa" que copiou o seu texto? :P

    ResponderEliminar
  18. Su., o procedimento que defendo e aplico diariamente é o seguinte: transcrições ipsis verbis são colocadas entre aspas e a fonte de informação é sempre citada ou linkada. Para mim é uma questão de transparência.

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde,o meu pequenino nasce brevemente,vai chamar-se Gustavo,(ainda bem quen esta n lista).
    Opinioes sobre colocar segundo nome ounao. Agradeco.. desculpem a falta de pontuacao e demais faltas.

    ResponderEliminar
  20. Pessoalmente, gosto de dois nomes e não vejo mal nenhum nisso, mas não acho que deva aconselhar a usar, porque é algo demasiado pessoal - ou se gosta, ou não :D

    ResponderEliminar
  21. Olá amigo,

    São mais ou menos os mesmos nomes mais registrados aqui no Brasil. Dê uma olhada em www.nomebebe.com.br

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)