Daniela - OK ou KO?

em 06/12/12


No início do ano, quando fomos presenteados com a magnífica, maravilhosa, fascinante, esplendorosa e utilíssima lista de registos (aquela que desejamos ardentemente que seja divulgada nos próximos tempos!), fiquei um pouquinho espantada com a popularidade de Daniela. Um ano depois, e tendo acesso aos rankings de 2000 e 1990, percebe-se que, apesar de tudo, Daniela já estará numa fase descendente. Daniela esteve no top 10 entre 1991 e 2002, e saiu do top 30 em 2011. Em 2014, ficou-se pela 43.ª posição do ranking, com 190 registos.
Pessoalmente, nunca conheci muitas Danielas, por isso é um nome que me causa uma certa e imerecida indiferença. Mas agora não me sai da cabeça. Agora, que há outros nomes terminados em -ela muito mais na moda, como Gabriela ou Isabela
Daniela é um nome hebraico e significa "juíza de Deus". Na lista dos seus diminutivos constam outros nomes aprovado em Portugal - Dânia e Dana - mas o mais comum entre nós é Dani, que também serve para uma das suas variantes, Danila
No vosso ponto de vista, Daniela continua a ser perfeitamente contemporâneo ou já está um pouco KO? E no caso de já não agradar muito, ajudaria sugerir Maria Daniela
Não sei se vêem, mas na série norte-americana Homeland, a filha do protagonista chama-se Dana, que é pronunciado como Daina, que também é aprovado em Portugal. 

22 comentários:

  1. Ok

    Apesar de no post do top 2000 ter referido que talvez Daniela não fosse tão consesual... eu gosto de Daniela... conheci algumas na escola, mas realmente não muitas...

    Mas nos terminados em ela, prefiro Gabriela a Daniela... No entanto prefiro Daniel a Gabriel, Daniel figura nos meus nomes favoritos...

    ResponderEliminar
  2. Não gosto lá muito de Daniela... E Maria Daniela ainda é pior :\

    ResponderEliminar
  3. Eu pessoalmente vejo Daniela como um nome perfeitamente usável, no entanto ligo-o mais facilmente aos anos 80 e 90 do que Gabriela.

    Se conhecesse agora uma bebé Daniela ia gostar, para mim é um nome forte e cheio de personalidade por ser o feminino de um nome tão popular no masculino, Daniel.

    Só me resta reconhecer que a minha opinião pode ser um bocadinho influenciada pelo facto de uma das minhas melhores amigas ter este nome.

    ResponderEliminar
  4. Tenho uma sobrinha de 5 anos que se chama Daniela, mais concretamente Lara Daniela(chamamos Daniela) e gosto mto do nome, já gostava antes dela existir. Mas Maria Daniela soou-me estranho...

    ResponderEliminar
  5. Para mim, SUPER - KO!!!! Nem Daniela, nem Daniel (não consigo gostar de nomes acabados em "el")

    ResponderEliminar
  6. Gosto de Daniela, apesar de preferir o masculino Daniel.
    Mas Maria Daniela ficou mto esquisito, não goste.

    ResponderEliminar
  7. Acho um nome bonito, que fica bem numa criança e numa adulta. Só conheci 3 Danielas, uma que hoje deve ter 40 e muitos, uma de 30 e poucos e uma de 12 anos, por isso, não acho que seja um nome datado. Não me surpreende que seja um nome que volte a agradar. Gosto da terminação -ela, é muito feminino. Manuela, Daniela, Gabriela, e mais ou menos de Rafaela.

    ResponderEliminar
  8. Até gosto!... Não tá nos meus tops mas gosto...

    Um à parte: conheço uma Maria Daniel... Que estranhamente me soa muito bem! ;)

    ResponderEliminar
  9. KO, não gosto nem de Daniela nem de Daniel

    ResponderEliminar
  10. Prefiro Daniela a Daniel... Mas não adoro.

    ResponderEliminar
  11. KO não gosto nem de Daniela nem de Daniel.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Ate acho bonitinho Daniela mas conheco muitas... De Daniel nao gosto... Dos nomes terminados em -ela gosto de Gabriela!

    ResponderEliminar
  13. KO
    O diminutivo Dâni até é fofinho, mas o nome em si não é um nome que me agrade.

    ResponderEliminar
  14. Desde que lembro que o meu come não era dos meus favoritos, talvez porque nesta zona (alcobaça) haver muitas e portanto ser conhecida pelo apelido (odeio, porque todos temos um nome para alguma coisa!) mas como se está a verificar nos dias de hoje os pais vão atrás de “modas” e não tentam ir pelo caminho menos fácil para escolher um nome para o bebé. O meu nome está cada vez mais a extinguir se e por isso agora começo a gostar dele, sinceramente aconselhava este nome agora, não só pelo seu significado mas por estar a ser esquecido. Por um lado nomes como BEATRIZ, LEONOR E principalmente MATILDE já estão mais que “gastos” embora eu ache os nomes lindíssimos. Diga-se que ninguém gosta de ser mais uma no meio de tantas...
    só o significado deveria fazer com que o nome de "Daniela" não fosse esquecido nas nossas maternidades:
    “Significa deus é meu juiz. e revela uma pessoa que age sem se preocupar exageradamente com a opinião dos outros. o importante para ela é estar em paz com sua própria consciência. espirituosa e empreendedora, tem uma personalidade brilhante e cativa todo mundo.”
    Um aparte: adoro o nome carminho e esse vai estar na minha lista de nomes para a minha filha.

    ResponderEliminar
  15. Esqueci-me de explicar o porquê de Maria Daniela: foi um nome que encontrei várias vezes enquanto pesquisei o número de "Marias" nascidas em 1994!

    ResponderEliminar
  16. Adoro qualquer nome, feminino, com Maria ou Ana. Acho que casou muito bem Maria Daniela. Tive uma amiga na escola Daniele que era uma menina muito meiga e inteligente. A forma Daniela me soa melhor. O seu significado é lindo e o masculino Daniel é um dos nomes que cogito para meu filho, como Miguel e Rafael. Todos os nomes terminados em -ela, são românticos e bem portugueses, o que muito me agrada também. Sem falar que eu era mega fã da atriz e bailarina brasileira Daniela Perez, assassinada já faz tempo. Eu queria ser como ela quando crescesse. Fazia tudo quanto era tipo de dança e teatro. Ficava super feliz quando diziam que eu parecia começa!!!!! Muitas saudades... É, com certeza, um nome que colocaria numa filha!

    ResponderEliminar
  17. olá boa tarde, quando fiquei gravida á 10 anos encantei-me com o nome de Dânia(na altura o namorado da Dania Neto, o valentino, brilhava no BBrother famosos e lembro-me de ter amado o nome, por ser diferente lá está... depressa mudei de ideias mas só por que percebemos cedo que era um rapaz... porem 5 anos depois voltei a engravidar e apesar de ao meu redor todos me dizerem (excluindo o pai e o mano) que á e tal ninguem vai chamar o nome certo á menina e não sei quê.... não mudei de ideias, FIcou Dânia Filipa e ADORO, eacho que não me perdoava se lhe tivesse porto outro nome... e agora com os seus 4 aninhos acho piada quando lhe pergun tam o nome , ela diz mas fica á espera de ver se o pronunciaram bem... Parabens pelo blog
    alexandra

    ResponderEliminar
  18. O meu nome é Daniela e acho que está mesmo KO! Era mais comum há uns anos...nunca foi um nome que eu apreciasse muito não gosto muito de nomes terminados em ela, como alguns ja referiram.

    ResponderEliminar
  19. Eu conheço ene Daniela's :) inclusive, coincidência das coincidências, quando mudei de faculdade fui para uma casa onde já moravam duas Danielas, que também não se conheciam :) E sim, gosto muito do meu nome ;)

    ResponderEliminar
  20. Eu conheço ene Daniela's :) inclusive, coincidência das coincidências, quando mudei de faculdade fui para uma casa onde já moravam duas Danielas, que também não se conheciam :) E sim, gosto muito do meu nome ;)

    ResponderEliminar
  21. Amo, adoro e sou fascinada pelo nome Daniela, desde que me lembro que sou gente.
    Na escola, apenas tive uma rapariga c este nome... e mais tarde cruzei-me c mais 2 Daniela's..... as idades rondam os 30/34 anos.
    Se tivesse uma filha com certeza que usaria este nome

    ResponderEliminar
  22. Para mim é um nome forte por isso Ok, a minha filha é Daniela Sofia e nasceu a 12 de Dezembro de 2016 e tenho também um menino o Francisco Miguel que nasceu a 7 de Setembro de 2013

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)