Cláudia

em 26/12/12


Há uns dias, escrevi algures que, dada a variedade de nomes que existem à nossa volta, não é difícil arranjar inspiração para escrever. O problema surge um pouquinho mais tarde, quando encaro a página em branco e percebo que não há muito a escrever sobre este ou aquele nome. Acontece-me muitas vezes e aconteceu-me hoje com Cláudia
Não há absolutamente nada que eu desgoste neste nome (talvez o significado, "coxa"). Pessoalmente, não o acho "datado", porque conheço Cláudias de 50 e de 5 anos. Não o acho demasiado fora dos padrões atuais mas também não me parece que seja o primeiro nome a aparecer na lista de uma grávida - mas teve 83 registos em 2011, o que o coloca na 71.ª posição do ranking. Por tudo isto, coloco-o no mesmo patamar de Diana e Bárbara. São nomes giros, perfeitamente normais mas que passam demasiadamente despercebidos. 
Ainda assim, não me deixa indiferente, por ser o nome de uma querida amiga que, de certa forma é, para mim, a Cláudia "oficial" e, portanto, vejo Cláudia como um nome muito vibrante e cheio de vida. E por falar em vivacidade, isso é coisa que não falta aos brasileiros, que usam Cacau como diminutivo para Cláudia. Delícia, hum?
Em 1990, Cláudia ocupava a 9.ª posição do ranking feminino português, chegando aos 1313 registos anuais. Saiu do top 20 em 1998 e em 2007 já estava fora do top 50. Em 2014, ficou-se pela 109.ª posição, com 32 registos. 

19 comentários:

  1. Eu prefiro acompanhado por Maria ou Ana fica mais elegante, aliás, acho q nunca conheci uma Cláudia q não fosse Maria Cláudia ou Ana Cláudia :) Tenho uma prima AC.
    O apelido é mto lindo, adoro qndo conheço uma criança Cacau, acho tão suave, doce.

    ResponderEliminar
  2. Não gosto da sonoridade, nem do significado. A única Cláudia que conheço tem uns 40 e poucos anos. Não há muitas por aqui, principalmente, jovens meninas. Por exemplo, na escola em que leciono não há uma só entre os mais de 400 alunos. É claro que se trata de uma comunidade "restrita", mas percebo que nunca é um nome na lista das mamães. Giro mesmo é Diana e Bárbara, nomes bem comuns e nada datados. O apelido Cacau é bem fofo, agrada-me muito e aqui no Brasil é usado também para Carolina.

    ResponderEliminar
  3. Será que podia dar a opinião sobre qual o nome que melhor fica: Mia Noa ou Mia Cloe ?
    Acho nomes lindos! O nome Mia tem que ser muito bem combinado e estou em duvida :l
    Adoro Amy Mia mas em Portugal Amy nao é premitido...

    ResponderEliminar
  4. Pessoalmente não gosto muito do nome Cláudia.
    Filipa, o que acha do nome Marta? Pode falar um bocadinho dele, pf??
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  5. Emília, já falei sobre Marta aqui, mas abordá-lo-ei novamente:

    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2012/02/duelo-de-nomes-diana-vs-marta.html

    ResponderEliminar
  6. Pessoalmente, gosto mais de combinar nomes curtinhos com nomes mais compridos por isso, dos dois nomes apontados, prefiro Mia Cloe, porque "parece" maior!

    ResponderEliminar
  7. Nunca gostei da sonoridade de Claudia e agora que sei o significado, ainda gosto menos..

    ResponderEliminar
  8. Realmente o significado e muito triste... Nos anos 80 as maes nao deviam procurar os significados dos nomes? a minha mae pelo menos nao :) Mas tirando isso gosto do meu nome, apesar de ter conhecido algumas Claudias pelo caminho escolar. Acho a sonoridade bonita e diferente de tantos outros nomes... Como vivo fora de Portugal acho piada tambem a forma com que o meu nome e pronunciado de tanta forma diferente mas faco sempre questao de dizer Claudia com o a aberto :)

    ResponderEliminar
  9. Gosto de Cláudia, mas não sabia o significado... tira um bocado de piada ao nome.

    ResponderEliminar
  10. Muito obrigada por ter respondido ao meu pedido, de abordar o nome Cláudia. De facto, o significado não é nada apelativo, mas é um nome de que gosto, porque o associo, invariavelmente, à minha melhor amiga, por ter uma sonoridade diferente, e, igualmente, por o considerar um nome internacional. E, como a minha amiga sempre refere, é difícil fazer trocadilhos com o nome, já que a terminação "áudia" é pouco comum (para ser honesta, nem me recordo de algo com que rime!)! Para a irmã de Cláudia, embora compreendendo a comparação e sendo apreciadora desses nomes, não gosto muito nem de Bárbara nem de Diana, pois não considero um conjunto homogéneo. E, já agora, a minha amiga não tem Maria ou Ana no nome, é Cláudia Filipa.

    ResponderEliminar
  11. Não gosto de Cláudia é demasiado comum.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. A minha melhor amiga também é Cláudia (Cláudia Margarida) para mim é o nome dela... não é um nome feio, mas também não adoro... talvez por conhecer a minha amiga desde a primária, acho que o nome já teve a sua altura nos anos 80 e não o ponderaria... mas compreendo que não é daqueles nomes demasiado colados a uma década, sobretudo para quem não tenha uma melhor amiga com esse nome...

    Já agora andei a pensar em pessoas que conheço e para mim o nome forte dos anos 70 e 80 é Sandra, nunca tinha analisado bem, mas conheço "resmas" de Sandras :P

    ResponderEliminar
  13. Tenho uma prima Claudia Filipa com 37 anos e outra prima Ana Claudia com 3 anitos. Duas gerações diferentes com algo em comum: um nome e uma personalidade vibrante e cheia de vida. Nao passam despercebidas onde quer que vão, será do nome?

    ResponderEliminar
  14. Eu nao g0sto do significado do n0me CLáudia, p0is acho que nao tem nada haver c0m o n0me. Eu g0sto do meu n0me c0m0 ele é. O significado p0uco importa, o que importa mesm0 é o resto. Identifico me c0m a numerologia e ect.

    ResponderEliminar
  15. Gosto do nome Claudia e muito do apelido (Cacau). Mas, detestava o significado em latim. Tb me intrigava o fato de ser tão comum na Alemanha. Uma das poucas referências que encontrei, foi que Claudia era a esposa de Pôncio Pilatos e tentou salvar Jesus, enviando uma mensagem: «Não te envolvas no caso desse justo, porque muito sofri, hoje, em sonhos, por causa dele.» (Mateus 27:19). Em alguns meios espiritualistas, reconhecem seus dons premonitórios. Este site é muito bacana - parabéns!

    ResponderEliminar
  16. Eu gosto de Cláudia porque é um nome com substância! Além do mais a minha namorada chama-se Cláudia Maria! O significado é apenas uma mera curiosidade, até porque a pessoa é que faz o nome, e não o contrário. Já agora, o verbo claudicar é sinónimo de coxear. :)

    ResponderEliminar
  17. Eu adoro meu nome, Maria Cláudia, acho forte e elegante. N sei se eh por causa da revista, CLÁUDIA, mas existem grandes referências de pessoas c esse nome. A pessoa que faz o nome, e enobrece-o relativamente com o que vc faz e sua postura diante do mundo.

    ResponderEliminar
  18. eu adoro o meu nome sempre gostei até porque é universal e além disso a minha mãe tinha dúvida em colocar-me o nome de Paula, Carla ou Cláudia e ainda bem que optou por Cláudia só não gosto do significado que nada tem haver com o nome.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)