Úrsula
Ai! Seu eu pudesse...

em 26/11/12


Lembro-me que me apaixonei pelo nome Úrsula quando li "Úrsula, a maior", da Alice Vieira. Na obra, a Úrsula era tratada por Xuxu e eu só pensava que não era possível que alguém com um nome tão giro preferisse ser conhecida por um diminutivo tão chatinho. 
Em latim, Ursula era o diminutivo de Ursus e portanto não é difícil perceber que significa "ursinha". Para mim, o significado não é problemático, senão o mesmo se passaria com Bernardo, que significa "forte como um urso". Até acho fofo! E também acho fofa a associação que eu faço sempre à constelação Ursa Maior. Infelizmente, estou quase sozinha nesta luta. Nem era preciso consultar a lista oficial de registos de 2011 para saber que não é um nome com muitos adeptos, mas ver que não teve um único registo é uma enorme desilusão! Houve quem escolhesse Bernarda, houve quem escolhesse Arnalda, houve quem escolhesse Clícia e não houve uma única pessoa a ver a beleza que eu vejo em Úrsula! É um nome que toda a gente reconhece, internacional, forte... Para mim, é apenas mais um trissílabo terminado em -la, como Ângela, Camila, Dalila, Estrela ou Marcela, mas é mais do que evidente que, neste caso, o começo do nome tem mais força do que a terminação. Resta-me saber que, no fim do livro, a Xuxu desfez-se do diminutivo... E que bom é saber que, em 2014, houve  uma menina portuguesa registada com o nome Úrsula! 

25 comentários:

  1. Também li o livro e achei muito curioso o diminuto Xuxu ser muito pior do que o Úrsula...:) É um nome muito forte e cheio de personalidade, para mim está ao nível de Bárbara, Urraca. Não são dos meus favoritos. Mas nenhum registo de Ursula surpreende-me!

    ResponderEliminar
  2. Eu até acho que é um nome bem bonito. Realmente ter Bernardas e Arnaldas (fui só eu que me lembrei do pato Donald quando li este?) e nem uma ursinha é triste. Mas tenho uma ideia sobre o porquê da pouca popularidade do nome, especialmente na recente geração de papás, acho que a culpa é capaz de ser da bruxa má da Pequena Sereia da Disney que se chama precisamente Úrsula e é considerada uma das maiores vilãs da Disney. Provavelmente as pessoas associam o nome à personagem. Mas acho que é um nome que devia ser olhado com outro olhos ainda que Xuxu como diminutivo seja na minha opinião uma coisa que não abona muito da favor do nome...

    ResponderEliminar
  3. Demasiado parecido com ursa, mesmo... Não usaria. E tantos u's... dão-lhe uma sonoridade "escura". Não me agrada! Acho Bárbara tão, mas tão mais bonito!! (isto porque mencionado por outra leitora como um nome da mesma categoria).

    ResponderEliminar
  4. Estudei qse toda a minha infância com uma Úrsula (irmã da Valentina), portanto sempre foi um nome comum pra mim. Não gosto, é pesado. Agora, Xuxu é mto feio mesmo, tadinha da Úrsula :)

    ResponderEliminar
  5. Também não gosto de Úrsula :\ e acho que ficaria traumatizada que nem a menina do livro se tivesse esse nome!

    Da Alice Vieira gosto muito! ;)

    ResponderEliminar
  6. Por acaso sempre vi este nome como "normal", talvez por ter convivido com uma Úrsula durante grande parte do meu percurso escolar mas todos lhe chamavam Súla! :)

    ResponderEliminar
  7. Não usava na minha filha por causa da ligação a ursa mas é bonito.

    ResponderEliminar
  8. Não gosto!
    Ultimamente com a nova moda, há muitos nomes ditos da avozinha que comecei a gostar... mas este certamente que não se inclui nessa lista!

    ResponderEliminar
  9. Uma das minhas avós era Maria Úrsula. E sempre achei o nome muito bonito, mesmo! Mas efectivamente acho que dificilmente uma menina não vai ser gozada na escola e apelidada de "ursa" :(

    ResponderEliminar
  10. Meu nome é Úrsula e eu adoro *-* acho até fofinho o pessoal me chamar de ursa, ursinha. kkkkk pior era ser associada a bússola ou rúcula. kkkkk Mas o fato de ter a ver com ursa não me importa ^^

    ResponderEliminar
  11. Úrsula com muito orgulho!! Amo esse nome, amo meus pais por terem me dado esse nome e acho o máximo quando chamam Úrsula e sou eu olho, pq por ser um nome difícil nao eh em toda esquina q se encontra uma Úrsula...aos demais q nao curtem, podem aproveitar seus nomezinhos comuns q todo mundo tem e definitivamente farao das suas futuras filhas soh mais uma... tendo q chama-las pelo sobrenome tbm em casos de escola, trabalho, faculdade e etc... digo e repito: Úrsula com muito orgulho!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu nome é Ursula, quando eu era criança fui muito apelidada, ficava muito triste por causa disso, mas hoje em dia eu amo meu nome, como você falou, não é sempre que se encontra uma Ursula. Apenas uma vez na vida que chamaram meu nome e não era eu quem estavam chamando, naquele momento eu fui até a menina me apresentei e tivemos uma longa conversa sobre nosso nome!

      Eliminar
  12. Úrsula com muito orgulho!5 de dezembro de 2013 às 19:55

    Úrsula com muito orgulho!! Amo esse nome, amo meus pais por terem me dado esse nome e acho o máximo quando chamam Úrsula e sou eu olho, pq por ser um nome difícil nao eh em toda esquina q se encontra uma Úrsula...aos demais q nao curtem, podem aproveitar seus nomezinhos comuns q todo mundo tem e definitivamente farao das suas futuras filhas soh mais uma... tendo q chama-las pelo sobrenome tbm em casos de escola, trabalho, faculdade e etc... digo e repito: Úrsula com muito orgulho!!

    ResponderEliminar
  13. Eu moro no Brasil, mais precisamente no Rio Grande do Sul. Sou seguidora do Blog faz tempo, e Úrsula é o nome que está empatado com Anastácia no Topo da minha lista. Amo esse nome, acho forte, original e descolado. Mas, a julgar pelos Berçários Virtuais que consulto, e pelo Ranking de nomes mais usados no Brasil, temos raros registros de bebês chamados Ùrsula por aqui. Por isso mesmo adoro!!!!!!! Nunca gostei da ideia de colocar nomes comuns, que todo mundo usa.

    ResponderEliminar
  14. Me chamo Úrsula e até hoje não encontrei pessoalmente nenhuma xará rsrsrs, mas gosto do meu nome, assim quando alguém comenta coisas da Úrsula todo mundo sabe quem é rssrs.

    ResponderEliminar
  15. Acho Úrsula um nome lindíssimo, exótico, forte e ao mesmo tempo feminino. Adoro esse nome! Só o fato de começar com "U" já o torna singular. E seu significado é fofinho, afinal Ursos são animais fofos. :o)
    Úrsula está no topo de meus nomes de menina preferidos (para menino meu preferido é Victor Hugo).
    Se eu tivesse uma filha e se dependesse só de minha escolha, certamente seria Úrsula. Infelizmente por ser um nome pouco comum hoje em dia no Brasil, as pessoas geralmente tem resistência à ele e já o rejeitam sem reflexões.
    Quanto à sofrer zoações por causa do nome, eu acho que isso é inevitável, pois toda criança um dia vai passar pela experiência de ser zoada ou ganhar apelidos maldosos no colégio, independente do nome que tenha. Falo por experiencia pois meu nome é Flávia, um nome comum, e mesmo assim não escapei da fase das brincadeiras na escola.
    Úrsula não é só o nome da bruxa da Ariel, mas também de uma Santa e uma Atriz. As pessoas precisam abrir mais a mente e dar uma chance para esse nome! :)

    ResponderEliminar
  16. Olá, meu nome é Fernanda e do meu namorado é Matheus. Estou grávida de trigêmeos, dois meninos e uma menina. Começamos a pensar em alguns nomes e ao final das contas restaram:

    Bernardo, Frederico e Theodora.

    Estou meio em dúvida quanto a Theodora, mas não consigo pensar em nenhum outro nome que seja bonito e "combine" com o dos irmãos. Talvez Valentina, acho um nome bonito e forte, mas queria algo mais doce, afinal será a princesinha da casa. Tem algum nome para sugerir?

    ResponderEliminar
  17. Fernanda, entre Theodora e Valentina, prefiro o primeiro e acho que combina melhor com o nome dos meninos! Gosta de Catarina?

    ResponderEliminar
  18. Contrariando as estatísticas tenho uma Úrsula de 1 ano em minha casa. 2013 teve Úrsula!

    ResponderEliminar
  19. Bem, contrariando as estatísticas (e a opinião de alguns amigos e familiares), tenho um linda Úrsula na minha casa, com 1 ano e 2 meses, então se procurarem nos registros de 2013 a minha pequena estará lá. Beijão!!

    ResponderEliminar
  20. eu quero muiito ter duas filhas
    Ùrsula(com crasekkk)
    Morgana

    ResponderEliminar
  21. Tenho o maior orgulho do meu nome! Me sinto úncia! Nunca encontrei mais ninguém com o mesmo nome! Diferentes das várias Camilas, Marianas, Láticias... Desculpa as pessoas que disseram que teriam trauma, mas é maravilhoso quando perguntam o meu nome e se admiram quando digo. É maravilhoso ser conhecida com um nome muito único e diferente!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)