Filhos da blogosfera - Elvira & Amélia

em 14/11/12


Há uns dias, a Ana partilhou aqui no blog a existência de duas irmãzinhas, filhas de uma blogger portuguesa muito talentosa - a Rosa Pomar, do blog A ervilha cor de Rosa - que se chamam Elvira e Amélia. Movida pela curiosidade, já que são dois nomes muito pouco ouvidos em crianças (em 2011, foram registadas 26 Amélias e quatro Elviras), entrei em contacto com a Rosa, pedindo-lhe que falasse um pouquinho destas escolhas tão fascinantes e inesperadas: 

"A Elvira chama-se Elvira em homenagem à minha avó e bisavó maternas, que tinham este nome. Claro que não o teríamos escolhido se não fosse um nome de que gostássemos. É de facto um nome muito invulgar, mas que lhe assenta como uma luva. Curiosamente, em países como a Suécia é actualmente um nome bastante em voga (aqui vai um exemplo), mas não o sabia quando escolhi e até hoje não conhecemos mais nenhuma jovem Elvira.
 A Amélia chama-se Amélia apenas por ser um nome de que eu e o pai gostamos, e o que escolhemos de uma lista que fiz, em que os outros também eram invulgares (Berta, Irene e Eulália, todos eles também nomes de mulheres da minha família). Na altura não conhecia outras pequenas Amélias, nem teria desistido da escolha se conhecesse, mas entretanto já conheci mais duas, talvez o nome esteja a regressar?
 Julgo que o facto de ter crescido Rosa entre muitas Anas, Sofias, Cláudias e Joanas me fez dar valor ao facto de ter um nome menos vulgar. Habituei-me a ser "a" Rosa porque nunca havia outras por perto."
Já não é a primeira vez que o digo: Elvira é o nome da minha mãe e possivelmente, é o grande culpado pela minha afeição aos nomes próprios. É-me, por isso, muito familiar, mas devo reconhecer que a Rosa foi muito corajosa nesta escolha, mais até do que no caso de Amélia, que me parece mais consensual. De qualquer forma, os nomes podem não ser do agrado da maioria, mas não é isso que importa. Estas duas pequenitas têm nomes distintos, cheios de personalidade e, depois de conhecer alguns dos trabalhos da Rosa, acho-os ainda mais perfeitos e resta-me agradecer à Rosa Pomar, pela gentileza e pela simpatia! E claro, uma vez mais, parabéns, porque estas escolhas são deliciosas!


______
Enquanto escrevia o post, lembrei-me que talvez fosse engraçado fazer uma espécie de lista de filhos dos famosos, mas versão "Filhos da Blogosfera", compilando os nomes dos filhos dos bloggers que vocês seguem. Para um determinado público, talvez sejam mais influentes do que propriamente as pessoas que aparecem nas revistas cor-de-rosa... Se a ideia vos agradar, deixem aqui o link dos blogs e os nomes dos pequenitos, desde que esses nomes sejam referidos abertamente pelos autores dos blogs!

9 comentários:

  1. Gosto bastante de Rosa, Berta e Irene. Elvira é um nome interessante (só conheço adultas). Não me agrada tanto Amélia, mas não deixa de ser uma escolha engraçada. Por acaso também sei da existência de uma Amélia pequenita.

    ResponderEliminar
  2. Para quem já foi a Retrosaria da Rosa Pomar, que tem coisas maravilhosamente lindas (pena que eu não sou muito dada a trabalhos com tecidos, agulhas e linhas) imagina perfeitamente uma pequena Elvira e uma pequena Amélia naquele mundo. Lembrar os produtos da retrosaria e estes nomes das meninas é delicioso :)

    ResponderEliminar
  3. Por acaso já conhecia a Rosa desde os tempos em que a pequena Elvira era ainda a pequena "ervilha" :) Acompanhei a segunda gravidez da Rosa e lembro-me que, na altura, estava curiosíssima em relação ao nome que iam dar à bebé. Achei Amélia delicioso e depois de tantos anos a seguir o trabalho da Rosa e o crescimento das meninas através do Flickr (http://www.flickr.com/photos/rosapomar/) acho que não conseguiria ver as pequenas com outros nomes. As meninas são lindas e os nomes não poderiam ter sido melhor escolhidos.

    ResponderEliminar
  4. Acho que não tinha coragem para usar nomes tão diferentes mas gosto muito da ousadia!

    ResponderEliminar
  5. Gosto mais ou menos de Elvira! Gosto de Amélia!
    Amélia vs Elvira = Amélia

    ResponderEliminar
  6. Amélia é lindíssimo :)
    ______________________

    Acho que um dos blogues mais óbvios é o Cocó na Fralda - Manuel, Martim e Madalena. http://coconafralda.clix.pt/

    ResponderEliminar
  7. Já conheço a Rosa Pomar ainda ela só tinha a Elvira! "Vi" a Amélia nascer!
    Adoro os dois nomes, mas mais Amélia!

    Em relação aos filhos da blogosfera...Eu leio imensos babyblogs, daqueles mesmo escritos para falar dos miudos e da maternidade, é só entrar num desses blogs e depois há dezenas de links para outros blogs do género...

    Alguns:
    http://princesinhalu.blogspot.pt/
    (Luísa e Vicente)
    http://babycarlota.blogspot.pt/
    (Carlota)
    http://cacomae.blogspot.pt/
    (Carlota e Concha)

    mas sinceramente não me está a ocorrer nenhum com nomes muito "interessantes" como Elvira e Amélia.

    ResponderEliminar
  8. A minha irmã de dez anos chama-se Maria Lá Salete, também por ter sido o nome da minha avó que se chamava simplesmente 'Salete'. E digo, simplesmente, porque aquando do registo o nome não pode ter sido apenas e só 'Salete'. Ela gosta porque não conhecesse mais nenhuma Salete, e em dezanove anos de vida eu também não conheci mais nenhuma!
    Já Amélia, é um dos meus nomes preferidos.

    ResponderEliminar
  9. A minha filha chama-se Elvira simplesmente porque eu acho o nome lindo! Não conheço mais nenhuma. Vai fazer agora 4 anos. :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)