Peta & Petula

em 23/10/12


É verdade que há uma lista de nomes proibidos, mas convenhamos que não é a ela que se ficam a dever as escolhas conservadoras dos portugueses, porque a lista de nomes aprovados dá uma grande margem de manobra no campo dos nomes invulgares. Os nomes de hoje ilustram isso mesmo. Eu não conheço nenhuma Peta nem nenhuma Petula, mas seria perfeitamente possível. 
De acordo com o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, Peta era o nome de uma deusa que presidia às solicitações. Já no Behind the Name, o nome é apresentado como sendo uma variante de Petra, correspondendo ao feminino de Peter. Aponta-se ainda Petrina como seu diminutivo, que se assemelha ao aprovado Pedrina. Não sei se se passa o mesmo nos locais onde vivem, mas na minha cidade, o 1.º de Abril também é conhecido como Dia das Petas. O meu queridíssimo avô, quando desconfia da veracidade de alguma história, diz que "é peta". 
Em relação a Petula, pouco se sabe. Segundo o Ciberdúvidas, é possível que derive do latim "petulare", que estaria próximo de "pedir". Verdade verdadinha é que lembra demasiado o adjetivo petulante (que deriva do latim petulans) e que isso não é boa coisa. 

14 comentários:

  1. Petula é muito feio :)
    Peta não o consigo assimilar, estou com Petra demasiado entranhado (sim, culpa do SS3)

    ResponderEliminar
  2. Petula faz-me lembrar a Petula Clark, que cantava o "Downtown". A minha familia chegou a ter uma Dobbermann chamada Petula em honra dela :)

    ResponderEliminar
  3. Sei que o nome Leonor já foi, inúmeras vezes, abordado, e que muitas foram as opiniões dadas a seu respeito. No entanto, atendendo à sua enorme popularidade, penso que se justificaria ser um dos 'Nome do dia', sem a habitual comparação com outros nomes.
    Por outro lado, gostaria de pedir a sua opinião sobre que outros nomes ficariam bem a um bébé irmão ou irmã de uma Maria Leonor (e, já agora, no caso de ser menina, deveria ter, também, o nome composto com Maria?).
    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  4. Haha, em Setembro fui a um casamento e baptizado de uma Maria Leonor. És tu, Susana?

    ResponderEliminar
  5. Esqueci-me de deixar ficar aqui o link do post de onteontem, a propósito de Leonor:

    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2012/10/leonor.html

    ResponderEliminar
  6. Não, Christina, não sou a Susana, infelizmente há Marias Leonores em demasia!!!Mas, depois de muito ponderar, eu e o meu marido decidimos que realmente era este o nome que nos preenchia, que dizíamos com mais alegria, e que foi escolhido ainda antes da gravidez. Isso pesou mais do que saber que é um nome "gasto". Infanta Filipa, fiquei surpreendida com a rapidez com que respondeu ao meu pedido. É óptimo perceber que alguém lê, efectivamente, o que escrevemos. Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  7. Sugestões - Petula:
    Petula Mariana
    Helena Petula

    Sugestões - Peta:
    Peta Ariana
    Liliana Peta

    Gémeos - Petula:
    Petula & Cidália
    Petula & Rosália
    Petula & Joaquim

    Gémeos - Peta:
    Peta & Quar
    Peta & Alvarino

    ResponderEliminar
  8. Acho que só faz sentido ter uma caixa de comentários se for para usufruir dela ;D

    ResponderEliminar
  9. Achei estranho você não conhecer Petula Clark.

    ResponderEliminar
  10. Em muitos posts há pedidos sem respostas, e nem ao menos opinião das pessoas que por aqui passam.

    ResponderEliminar
  11. Ariadne, existe um local próprio para fazer pedidos; sempre que possível, respondo aos que são deixados em posts antigos, mas nem sempre é fácil encontrá-los no meio de tantos comentários diários. Apenas me dedico ao blog nos tempos livres e acho que faço um bom trabalho no que respeita às respostas.

    ResponderEliminar
  12. Claro que seu trabalho tem qualidade, o comentário visto acima foi para as respostas que infelizmente não chegaram. Muitos ainda se atrapalham e fazem pedido em qualquer post. Às vezes chega ao seu conhecimento, mesmo assim. Algumas pessoas respondem e outras também aproveitam a ideia das respostas relativas aos pedidos alheios, como está acontecendo comigo que só agora descobri este blog.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)