Olha que giro... Janice & Janete

em 29/10/12


Em Portugal, não é possível registar uma bebé com o nome Jane, mas é dele que derivam os aprovados Janice e Janete. Hoje em dia, são nomes em desuso (Janice teve 11 registos em 2011, Janete apenas um) mas internacionalmente, Jane tem vindo a ganhar algum destaque. Na lista de nomes aprovados em Portugal, constam ainda outras variantes, como Jeanete, Giana, Giovana, Janine, Janina, Iva, Ivana e, claro, Joana
E já que aqui estamos, aproveito para referir Siobhan, uma das variantes mais exóticas e a que me dá mais gozo pronunciar

11 comentários:

  1. Olá Filipa,
    Primeiro gostava de saber se já se sabe o nome da bebe da Paula Lobo Antunes, estou tão curiosa.
    Segundo gostava que fizesse um post sobre o nome Alice. Gostava que dissesse se acha um nome tradicional, transversal, consensual, Internacional, comum (admito que tenho medo que venha a ser um nome muito comum), o que pensa e imagina quando o ouve e ainda se o considera um nome de menina e mulher (porque a mim custa-me ver um homem com um nome terminado em -im, acho uma terminação muito infantil mas sei que daqui a uns anos irão haver muitos homens com essas terminações).
    Para terminar queria felicita-la pelo blog super interessante sobre nomes porque eu também sou "maníaca" por nomes e infelizmente não ha muitos blogs que abordem tanta variedade de nomes.

    ResponderEliminar
  2. Pelo que li em alguns sitios, a bébé da Paula Lobo Antunes será Matilde ou Olívia mas ainda não há confirmação. Espero que seja Olívia! Será uma lufada de ar fresco no meio de tantas Matildes :)

    ResponderEliminar
  3. Hoje conheci 4 irmãos 3 meninas e 1 menino e fiquei bastante surpreendida com a escolha dos nomes, a mais velha Luz, a segunda Índia e a mais nova Violeta. O menino chama-se Baltazar. A mãe Matilde. Tinha de vir partilhar :)

    Quanto à filha da Paula Lobo Antunes acho Matilde mais bonito mas está tão banalizado, Olívia não sei bem porquê mas associo a pessoas mais idosas.

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana Sofia, espero que a bebe seja Olivia, porque para além de não gostar do nome Matilde é muito comum.

    Maria João, gosto dos nomes das meninas mais velha (Luz), e mais nova (Violeta). Quanto aos outros não gosto tanto, Índia parque me lembra o país ou a filha da Ana Malhoa, Baltazar não desgosto mas para mim será sempre o rei Mago

    ResponderEliminar
  5. Nasceu ontem a Matilde Estrela, filha da Rita Mendes. *

    ResponderEliminar
  6. Em relação aos nomes destes post, acho mesmo pouco usáveis, embora goste de Jane.

    Janete dito com pronúncia portuguesa acho mesmo feio, aliás parece que até me custa chamar alguém de Janete. Em relação a Janice, acho-lhe mais piada, mas parece-me um nome algo ultrapassado.

    Já agora que se fala em Janete, porque não fazer um post sobre Lisete?

    ResponderEliminar
  7. Vamos por partes :D

    Alexandra, ainda não vi divulgado o nome da bebé da Paula L.A. em lado nenhum, mas também estou a torcer por Olívia!
    Quanto a Alice, já escrevi sobre ele e acho que de certa forma acabo por dar resposta às suas questões:

    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2010/04/alice-no-pais-dos-nomes-maravilhosos.html

    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2012/01/duelo-de-nomes-alice-vs-alicia.html

    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2012/02/futurologia-serao-clara-alice-e-eva-as.html

    E para terminar, espero que volte muitas vezes :D

    Maria João, obrigada pela partilha dos nomes, adorei, especialmente a harmonia dos nomes femininos, é tão bom ver coisas diferentes! :)

    Xoru, já sentia falta dos comentários :D Já tenho mais ou menos alinhavado um post sobre nomes terminados em -ete, mas teimo em não o terminar... :( Tenho que tratar disso!

    Ana Sofia, obrigada pelo aviso, já fiz o post! :)



    ResponderEliminar
  8. olá Filipa,
    obrigada por ter respondido as minhas questões. Concordo com as suas opiniões acerca do nome Alice e tenho algum receio que venha a pertencer à Santíssima Trindade, queria que continuasse com a popularidade que tem.
    Na verdade, eu já leio o seu blog à 1 ano e meio aproximadamente TODOS os dias mas só ontem tive "coragem" de comentar, dito isto é logico que vou continuar a ler o seu blog diariamente e tentar comentar mais vezes.

    ResponderEliminar
  9. Alexandra, estou ansiosa por ver os resultados de 2012, para perceber a evolução de alguns nomes, entre eles Alice. Quanto aos comentários, eu entendo porque, por falta de tempo, também sou uma leitora atenta de alguns blogs mas muito silenciosa!

    ResponderEliminar
  10. Olá outra vez Filipa,
    gostava de saber se considera o nome Flor intetnacional?

    Em relação aos resultados de 2012 estou curiosa desde o dia 1 de janeiro.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)