Nomes estrangeiros permitidos em Portugal
- Brian & Bryan -

em 22/10/12


Recentemente, Brian entrou para o grupo de nomes estrangeiros admitidos em Portugal. Trata-se de um nome irlandês e significa "forte, virtuoso e honroso". À semelhança do que já tenho referido em relação a outros nomes, parece-me que esta admissão vem fora de tempo, ou seja, é possível registar este nome em Portugal quando deixou de ser fresco nos países de origem. Em Inglaterra e Gales, o nome foi registado apenas 121 vezes, o que corresponde ao 356.º lugar do ranking. Na Irlanda, foi 92.º, com 88 registos. Nos EUA, um país muito maior, foi 122.º, com 3.213 registos (a título de exemplo, Jacob, primeiro do ranking, teve mais de 20 mil registos!). Não quero com isto dizer que Brian é um nome feio mas, a meu ver, é desinteressante e preferia optar por Ian,  Eric ou Dilan.
A versão feminina, Briana, também é aprovada em Portugal e é um nome bastante contemporâneo, que eu incluiria de imediato numa lista de nomes modernos. 
Quero também frisar que, apesar de gostar muito de nomes portugueses e de os preferir aos estrangeiros nas crianças portuguesas, não tenho nada contra estes últimos e concordo que, em muitos casos, as versões internacionais são muito apelativas. O problema está no tipo de nomes que são aprovados. E quer-me parecer que a culpa não será tanto no regulador - que a cada dia me parece mais benevolente - mas de quem submete o pedido de aprovação.
Em Janeiro de 2016, passou a ser possível registar também a variante Bryan

13 comentários:

  1. olá gostava de lhe sugerir dois duelos de nomes:
    Mariana vs Carolina
    Lucia vs Luísa

    Gostava ainda que fizesse um post com nomes compostos com Carolina porque gostava de usar este nome com um composto mas não queria um demasiado comum nem um demasiado estranho.

    Obrigrada,
    Filipa G.

    ResponderEliminar
  2. Filipa G., pode consultar o duelo entre Luísa e Lúcia aqui:

    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2011/08/duelo-de-nomes-lucia-vs-luisa.html

    E o de compostos com Carolina aqui:

    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2011/10/nomes-compostos-com-carolina.html



    ResponderEliminar
  3. Sendo assim peço desculpa por ter sugerido duelos de nomes repetidos mas nao encontrei.
    Será que podia repor a lista de nomes masculinos e femininos que costumava estar do lado direito do blog?
    Mais uma vez obrigada,
    Filipa G.

    ResponderEliminar
  4. :) Eu optei por retirar essas listas, que correspondiam apenas a links dos nomes já abordados, porque todos os dias recebia emails de pessoas menos atentas a alertar para a falta de nomes aparentemente comuns, sem repararem que há ligação para duas listas de nomes de A-Z no cabeçalho do blog, essas sim, bastante exaustivas. Assim, optei por criar hiperlinks nessas listas e colocar a barrinha das pesquisas com maior destaque.
    De qualquer forma, se isso facilita as pesquisas, assim que tiver tempo vou recolocá-las, ok? :D

    ResponderEliminar
  5. Filipa, as listas já estão online! Obrigada pela sugestão! :)

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, assim torna-se muito mais facil perceber os nomes já abordados e fazer uma pesquisa sobre eles.

    ResponderEliminar
  7. Também não acho Brian um nome interessante! Está naquela lista de Kelly, Kevin...

    (E também tinha sentido a falta da lista de nomes ao lado e sempre que queria saber mais sobre um nome tinha de pesquisar ;) Dá imenso jeito mesmo)

    ResponderEliminar
  8. Filipa estive a ver o post que fez com nomes compostos com Carolina e algumas das opções pareceram-me bastante usáveis, tais como: Carolina Vitória, Carolina Esmeralda (vista num comentário) e Carolina Frederica mas apesar de ter gostado bastante dos nomes gostava de ter a sua opinião acerca dos mesmos e ainda que me desse mais opções desta vez com nomes mais pequeninos como segundo elemento do nome Carolina.
    Obrigada,
    Filipa G.

    ResponderEliminar
  9. Concordo que Brian já teve o seu ponto alto no estrangeiro, mas acho que o mesmo se pode dizer de Ian, Eric e Dilan (Dylan).
    Fazem-me todos lembrar a serie Beverly Hills, 90210 (a original) dos anos 90.

    ResponderEliminar
  10. Em relação a Eric, concordo, mas por exemplo, Dylan é hoje n.º 33, mas nos anos 60/70, quando Brian e Eric eram mais populares, andava na zona dos 300/400 do ranking e Ian, hoje em 72.º, no mesmo período andava entre os 200/300...

    ResponderEliminar
  11. Sem falar que não há complicação na pronúncia dos nomes Eric, Dylan e Ian (ériqui, dílan, ian). E quanto a pronúncia de Brian?

    ResponderEliminar
  12. O nome Eric é pronunciado Eriqui??
    Por amor de Deus...!!

    ResponderEliminar
  13. Eu prefiro Briana. Mas não consigo imaginar com uma irmã.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)