Nomes do fundo do baú

em 13/08/12


Hoje resgato este conjunto de nomes fortes, marcantes e, sejamos realistas, pouco apetecíveis para a maioria: 

Ágata - bondosa. Para além de ser um nome próprio, é também o nome de um mineral muito valorizado por algumas culturas, que o vêem como protector. Não sei se alguma vez foi verdadeiramente usável, mas enquanto nos lembrarmos da cantora de "Perfume de Mulher", está destinado ao fracasso. Uma das suas variantes é Águeda, hoje em desuso em Portugal, mas com alguma tradição na Idade Média. 

Berengária - lança do urso. Nome de uma Infanta de Portugal, posteriormente Rainha da Dinamarca, filha de D. Sancho e irmã de Teresa, Sancha, Mafalda, Constança e Branca, Raimundo, Afonso e Fernando. Digam lá que o D. Sancho não tinha queda para os nomes? Houve ainda uma Rainha de Inglaterra chamada Berengária, uma espanhola que casou com Ricardo I, Coração de Leão.

Domingas - do Senhor. Antigamente, e a par de Domingos, era um nome muito escolhido para as crianças nascidas aos Domingos, dia do Senhor. Outro nome que praticamente não se usa entre nós (em 2011 teve 3 registos), mas que já foi muito comum. 

Lutgarda - protectora do povo. Nome de uma poetisa algarvia, falecida em 1935. Lutgarda Guimarães de Caires foi também uma filantropa, promotora do Natal dos Hospitais e muito preocupada com questões de igualdade de oportunidades para as mulheres.


5 comentários:

  1. Eu chamo-me Ágata e efectivamente passei por maus momentos na escola quando apareceu a cantora. No entanto sempre gostei de ter um nome invulgar, e quando as pessoas não conhecem a cantora gostam muito do nome. Fora de Portugal as pessoas não estranham o nome, pois é bastante mais utilizado. Também tenciono dar um nome invulgar aos meus filhos.

    ResponderEliminar
  2. Ágata no Brasil é nome de jovem não de senhora

    ResponderEliminar
  3. Ágata no Brasil é nome de jovem não de senhora

    ResponderEliminar
  4. Para nomes do fundo do baú deixo o da minha Avó Palmira e o da minha Bisavó Prisciliana

    ResponderEliminar
  5. Já conheci uma ágata no Brasil... os outros nomes não agradam mesmo

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)