Túlipa

em 17/08/12


Toda a gente conhece a Tulipa, mas não sei se alguém conhecerá uma menina chamada Túlipa. O nome, difícil de dissociar da flor, é a coisa mais fofa. A sonoridade do nome é-me muito familiar, o possível diminutivo Lipa ainda mais, e o "ul" num nome feminino também me diverte. 
Tulipa significa "turbante" - a flor equivale a um, invertido. Na lista de nomes admitidos, Tulipa aparece com acento e isso modifica a pronunciação (que pode ser ouvida na música Primavera, dos Gift). De acordo com o Ciberdúvidas, "é preferível túlipa, embora se admita também a variante tulipa. Gonçalves Viana, Apostilas, II, 511, lembra o mesmo etimologista brasileiro, salienta que o acento não deve recair no i, que é vogal epentética". 
O primeiro parágrafo explana a minha dualidade perante o nome: por um lado, gosto muito; por outro, não sei até que ponto é possível levá-lo a sério - e o mesmo se passa com Papoila.

7 comentários:

  1. Conheço uma Túlia, na casa dos 30 anos. Também muito invulgar. Túlipa e Papoila são invulgares, mas para mim mais indicados para um middle name do que propriamente para nome próprio.

    ResponderEliminar
  2. Prefiro Tulipa a Túlipa! Mas não desgosto! ;)

    ResponderEliminar
  3. Valha-me Santa Eufrásia! Eu sou uma militante da normalidade dos nomes próprios, acredito piamente que os nomes do calibre de Túlipa, Papoila têm mau prognóstico e as crianças com nomes desses não podem ser saudáveis!

    (um) beijo de mulata meio a brincar

    ResponderEliminar
  4. Eu conheço um Túlio, que terá 40 anos!

    Mulata, uma provocação: quando menciono o nome Concha, que seria "do estilo" de Tulipa ou Papoila, quase todas as pessoas o identificam com as classes altas. As Conchas também não seriam saudáveis? :D

    ResponderEliminar
  5. Não, de modo nenhum, não conheço nenhuma Concha saudável!

    (um) beijo de mulata

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro nomes de flores em nomes próprios. Acho muito lindo! Podias falar do nome Poliana? Gosto muito também.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)