Betina, Benita & Benedita

em 02/08/12


Em 2008, comecei a aperceber-me do potencial de Benedita. Ainda era um nome que não agradava a muita gente, mas que já se ia ouvindo. Quem não gostava, dizia que era antigo ou demasiado ligado à religião, mas eram essas mesmas características que me faziam acreditar que Benedita poderia ser a próxima Madalena. Comprido, delicado, mas ao mesmo tempo ritmado, divertido. E chique. Quatro anos depois, Benedita está no top 50, com 172 registos. Parece pouco, mas se nos lembrarmos que há apenas 68 nomes com mais de cem registos, a leitura tem de ser outra. Benedita é trendy, e eu arriscaria dizer que tem tudo para subir no ranking. 
Há poucos dias, no fórum De Mãe para Mãe, apareceu uma forista indecisa entre Maria, Sara, Francisca, Benedita e Mariana. Acho que Maria teve a maior parte dos votos, mas Benedita teve reações muito positivas: "Benedita também é lindo", "Adoro Matilde, Benedita e Mariana", "Acho muito engraçado Diana e Benedita", "Por que não Maria Francisca ou Maria Benedita?", "Da tua lista, os que mais gosto são Benedita e Mariana", "Adoro os nomes Francisca e Benedita", "A minha filhota chama-se Benedita, sem dúvida é o meu favorito da tua lista", "Para menino já estava decidido, Afonso! Para menina, Mafalda, Benedita ou Francisca", "A minha fadinha chama-se Benedita", "Maria Benedita, é um nome que adoro", "De todos, Benedita é o menos comum e o mais bonito", "Também gosto muito de Benedita e Matilde". 
Pessoalmente, gosto muito de Benedita, muito mesmo. Mas é notório que está a ficar demasiado consensual e já sabemos onde é que isso nos vai levar. E não só: reparem nos nomes com que Benedita "concorre" - Matilde, Francisca, Mariana... 
Por tudo isto, a sugestão de hoje é Betina, um diminutivo de Benedita, com um toque italiano. Também é referido como diminutivo de Elisabeth, outro clássico internacional. E o melhor de tudo? Zero registos em 2011, tal como Benita, outro diminutivo de Benedita. E atenção, Betino também é aprovado em Portugal. 

19 comentários:

  1. Não gosto muito de Benedita, demasiado religioso para o meu gosto... Ainda me lembro quando apareceu a Benedita Pereira eu pensar "Que raio de nome!!!"

    Mas bem adoro Betina, nunca conheci nenhuma mas gosto mesmo... Acho que não me importava de ter uma Betina :)

    ResponderEliminar
  2. A mim também me «cheira» que Benedita anda próximo de se tornar numa nova «Matilde», mas arrisco que é capaz de se ficar, no máximo, pela popularidade de um «Carlota», devido à conotação religiosa mais marcada - que eu adoro, é bonito dizer-se que uma criança é bendita (acho que dá sorte, pronto). Assim, também não seria para uma próxima filha que tivesse.
    Eu pensava que Betina era só diminutivo de Elisabete, desconhecia que era variação de Benedita. O tal toque italiano é que me afastava, pois não tenho qualquer ligação com o país (a não ser gostar muito de Dante e Petrarca), mas para quem tenha, acho uma óptima opção, pois é doce e eu gosto de nomes doces para mulheres.

    PS. Filipa, no outro dia estive a mostrar o SPIE ao meu marido e verificámos que não conseguíamos ver nenhum gráfico a partir de 1980 (é mesmo assim???).

    ResponderEliminar
  3. Benedita é daqueles nomes que não me aquece nem arrefece, sei de umas gémeas com 1ano uma Benedita e outra Mia, achei estranha a combinação das meninas um tão antigo e outro com um ar tão moderno. Já Betina gosto acho bem delicado.

    ResponderEliminar
  4. «Betina» faz-me lembrar «betinha».
    «Betino» faz-me lembrar «betinho».

    Betina - Como se lê? Bétina, Bêtina, Betína, Betiná, Bêtiná, etc.?

    Benedita é um nome doce! Gosto do diminutivo Beny!

    ResponderEliminar
  5. Betina é um nome lindo, meigo e delicado. Não consigo identificar relação com Benedita, nome que não me apraz. Acho que está mais relacionado com Elizabeth e suas variantes.

    ResponderEliminar
  6. Benedita é um nome lindo, de uma pessoa muito importante para mim, que já faleceu. Era uma pessoa "bendita", rara e excepcional.
    Betina acho muito giro! Eu digo "Bétina", não sei se digo bem. Houve em tempos uma personagem da serie New Wave, que era a Betina e sempre achei um nome diferente e feminino.

    ResponderEliminar
  7. J., de todas as vezes que consultei o SPIE, também só tive acesso aos dados até 1980, apesar do texto indicar "nascimentos entre 1920 e os anos 90"...

    ResponderEliminar
  8. Obrigada, Filipa! Eu pensava que haveria algum truque que desconhecia - deve mesmo ser problema deles!

    ResponderEliminar
  9. Betina o nome da minha filhota!!! ela nasceu a 20 de Maio de 2012 e até fins de Abril de 2012 eu e o meu marido estavamos na dúvida entre Betina e Benedita e vi que há imensas Beneditas em Portugal e escolhemos Betina e não estamos nada arrependidos. Descobri que estou grávida de 7 semanas e eis a duvida e precisamos de ajuda! menino Afonso ou Nicolas?! e menina Ema ou Vitória?!

    ResponderEliminar
  10. E Benilde? Porque não está na lista geral de nomes femininos?

    ResponderEliminar
  11. Benilde está na lista de A a Z do blog, talvez lhe tenha escapado! :)
    Nomes femininos de A a Z

    ResponderEliminar
  12. Também tenho dúvidas quanto à pronúncia correcta de Betina.

    Betína como Benedita (com o "e" fechado)?

    Bêtína?

    Bétína (como betinha)?

    Acho que o "i" se carrega sempre, "í". A dúvida é no "e". Portanto, Be, Bê ou Bé?

    Agradeço a quem me esclarecer :)

    ResponderEliminar
  13. Eu digo "Betína", mas não sei se está certo ou errado :D

    ResponderEliminar
  14. Sou brasileira, adorei o post....estou pensando em Betina para minha filha... e aqui se fala como tu disseste Filipa, e que lindo teu nome!

    ResponderEliminar
  15. Maria Pilar, a pronúncia portuguesa correta é Bi-tín-na, assim também Binidita. No Brasil ainda se ouve a pronúncia correta em relação ao nome do santo, São "Binidito", mas em relação ao nome Betina a pronúncia estrangeira é a que se ouve: Bê ou Bé.

    Rita Acácia

    ResponderEliminar
  16. a minha filha é Benedita nasceu a 8 de Fevereiro de 2013 sempre gostei desse nome e estou grávida de 7 meses e será outra menina e escolhemos Samanta.

    ResponderEliminar
  17. Olá. Estou grávida e a minha filha será Benedita. Contudo, queremos mesmo colocar um segundo nome, visto que a primeira filha também tem e preferimos assim. Contudo, não está a ser nada fácil escolher. Precisava da sua ajuda Filipa. Pensamos Benedita Beatriz ou Benedita Francisca... Consegue ajudar nos? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benedita Carmo
      Benedita Clara
      Benedita Flor
      Benedita Jasmim
      Benedita Liz
      Benedita Luz
      Benedita Maria
      Benedita Mel

      Eliminar
  18. Quais os nomes da primeira filha? Talvez assim ajude para dar sugestão no segundo nome da irmã.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)