Nomes compostos engraçados

em 25/07/12


Os nomes compostos são uma verdadeira paixão. Sei que nem toda a gente aprecia combinações, sei que há dificuldade em gostar de outras que não as mais tradicionais, mas eu recuso-me a acreditar que haja apenas uma dúzia de nomes passíveis de serem misturados. Contudo, sei também que juntar dois nomes pode dar origem a  que nos fazem arreguilar os olhos. 
Na minha família, corre uma história engraçada: quando a minha tia estava grávida, há mais de 35 anos, foi difícil chegar a um consenso quanto ao nome. Já no limite do tempo, o meu tio sugeriu que usassem o nome da sua mãe. "Se queres usar o nome da tua mãe, eu também quero usar o da minha", argumentava a minha tia. A pequena corria o risco de se chamar Balbina Eufémia mas imperou o bom gosto e acabaram por escolher um nome comum, seguido de Maria. 
Acredito que a situação acima retratada ilustre o que também se passou em muitas casas, já que as combinações mais invulgares que conheço são todas resultado de nomes que me remetem para as avós das meninas. E sublinho "meninas" porque, no caso das combinações masculinas, é raro ficar chocada, mesmo quando há essa homenagem. Um primo meu, nomeado a partir dos avós, chama-se Álvaro Manuel. 
Aproveitando a sugestão da Ni, pergunto-vos: quais são os nomes mais extravagantes que conhecem?

20 comentários:

  1. Ui, que maravilha!
    Então, para além dos que já mencionei, na onda dos nomes dos avós conheço uma Laura Patrícia e um Domingos Luciano, ambos nascidos nos anos 80. Mamãe é Lígia Cristina (e no outro dia conheci uma da minha idade. A avó é Olívia da Conceição e o avô, Carlos Florindo.
    Para além disso conheço dois irmãos, um pouco mais velhos que eu, um Artur Jorge o outro João Artur. Um Nélson Sérgio. Duas das minhas trisavós, uma era Capitolina, a outra Obdúlia. Tenho uma tia Graziela e um tio Virgínio. Tive um professor Viriato. Conheço uma Dina Cláudia, uma Sónia Cátia, uma Iolanda Consciência (adolescente), Carina Isabel. Já vi de tudo, mas não deixo de me surpreender com nomes mesmo extravagantes, sobretudo quando a idade da pessoa diverge muito do paradigma que temos. Desde a Cremilde da minha idade, à professora Prudência, são tantos os exemplos que não me consigo recordar de tudo!
    Finalmente quero deixar-vos com o meu top: nomes de gémeos! Pois é, pois é, nenhum destes casais de gémeos tinha só nacionalidade portuguesa, mas adorei o Carlos e o Carlinhos e o Princípe e a Veneza. Haja imaginação!
    PS - Ainda na linha da Tatiana só queria dizer que o meu "olhómetro" tem vindo a assistir a uma interessante proliferação de pequenas Irinas (será que a Shayk é a musa inspiradora???)

    ResponderEliminar
  2. Este tópico é um pouco difícil porque há combinações que por tanto as ouvir me parecem normais. Vou dizer combinações que conheci de pessoas que têm hoje entre os 20 e os 40 anos e que achei mais estranhas ou pelo menos quando ouvi fiquei admirada com a junção:

    Ângela Elisabete
    Bruno Adelino
    Cátia Susana
    Eduarda Manuela
    Igor Emanuel
    Iolanda Márcia
    Mara Andrea
    Mário Adriano
    Pedro Telmo

    E do resto a maioria das pessoas que conheço o segundo nome das raparigas é Sofia, Isabel, Filipa, dos rapazes Miguel, Filipe, Alexandre. Depois entre os mais velhos é que costumo ouvir combinações estranhas tinha um tio Hipólito Hildeberto, uma tia Merciana Balbina, uma bisavó Casimira Valentina.

    E tinha uma tia-bisavó Margarida Celeste que até gosto bastante.

    Começo a achar que não sei os segundos nomes (se tiverem) da maior parte das pessoas que conheço...

    ResponderEliminar
  3. Ah o meu tal amigo Ivan é Ivan Paulo e tive um colega de secundário Ivo Levi.

    No outro dia descobri que uma irmã de uma rapariga que conheço se chama Magda Stela, mas não a conheço pessoalmente. Já agora a rapariga que conheço é Irina (não sei se tem segundo nome) tem cerca de 30 anos, logo é uma precedente da moda das Irinas.


    Já agora eu que sou Sónia Patrícia sempre achei uma combinação normal porque sempre conheci outras. Mas tenho um amigo que ficou muito admirado com a minha combinação, ele disse que só conhecia duas combinações para Sónia: Sónia Isabel ou Sónia Margarida. Estas para mim são mais estranhas que a minha.

    E para concluir, esqueci-me ali em cima tive na faculdade uma colega que se chama Sónia Carina. Conheço também uma Cláudia Margarida e uma Daniela Margarida.

    E a minha avó é Eva Claudina, a junção do nome de uma tia dela mais de uma das avós dela.

    ResponderEliminar
  4. Eu tive uma professora que se chamava Rosa Papoila e esse nome sempre ficou na minha cabeça.

    ResponderEliminar
  5. Tenho uma tia que escapou de ser Francisca Gregória depois acabou por ficar com um bem bonito, tenho uma tia que é Elma Giza e outra Wanda Zaida e um tio Liz Marlon, na minha família tenho combinações de nomes muito estranhas também por não serem todos portugueses aqui ficam mais alguns
    Milene Celeste
    Allan Danilo
    Adonai Daniel
    Gil Mauro
    Maria Senhorinha (nome da minha bisavó sempre achei muito engraçado)

    ResponderEliminar
  6. Hum... Ora deixa ver...

    Nelma Susana
    Duarte Levi

    Num me lembro de mais... :/

    ResponderEliminar
  7. O nome dos filhos da minha avó são no B, mas não é só isso.. tinha q seguir o BRA, BRE, BRI, BRO, BRU..
    No Bra, foi Bráulio
    No Bre, foi Breno
    No Bri, foi Brivaldo
    Quando chegou no Bro ela enganchou, queria Bromildo.. kkkkkk
    No Bru, foi Bruno.

    Meu tio mais velho não admitia um irmão chamado Bromildo e sugeriu Tarcísio, nome de um santo, minha avó mto católica acatou, graças a Deus! Tá, não é história de nome composto, mas achei interessante.
    :)

    ResponderEliminar
  8. O meu avô chamava-se Alexandre Américo. Nem sabem quantas vezes me ri por ver os monogramas das camisas e dos lenços: AA.

    ResponderEliminar
  9. Como é que me esqueci deste nome :o

    Conheço um rapaz da minha idade que andou nas mesmas escolas que eu da primária à secundária que se chama:

    Ari Tito

    Na escola ele nunca era confundido com ninguém... Toda a gente sabia quem ele era... nunca conheci mais nenhum Ari, nem nenhum Tito...

    Já agora só para dizer que ele é completamente português. O irmão dele até tem um nome muito normal para a década de 80, Rúben (não sei se tem segundo nome).

    ResponderEliminar
  10. nomes compostos:Sónia Guida, Carina Micaela, Lúcia Patrícia, Lady Mariana, Flor Janete, Ivan Brás, Jéssica Catarina...mas conheço outros nomes marcantes como: Deodato, Melânia, Hermano, Gualdino...Conheço mts venezuelanos e têm nomes incriveis como: Sayonara, Virceles Cristina, Jenny Darling, e estes são os que me lembro agora...

    ResponderEliminar
  11. O nome mais infeliz que eu já vi foi sem dúvida "Steve Estêvão".

    outras combinações interessantes (gente com 20 e poucos anos):
    Amélia Rita
    Joaquina Rita
    Sara Joana - nome duplo
    Sara Iolanda - nome duplo
    Joana Salomé - nome duplo
    Carolina Augusta
    Cátia Priscila


    Na aldeia dos meus avós há imensos Bráulios (incluindo o meu avô)! Supostamente era o nome de um senhor importante que era padrinho de metade dos rapazes da aldeia.

    Antigamente as pessoas eram muito mais criativas. Alguns nomes que fui ouvindo por aí: Lusitana, Eufrosina, Gema, Anabelo, Belatriz.

    ResponderEliminar
  12. ahhh esqueci um importante, meu ex patrão: Liliano Bruno!!!

    ResponderEliminar
  13. Conheço:
    - Cátia Marisa
    - Stela Margarida
    - Catarina Rita
    - Prazeres Teresa
    - Beatriz Isabel
    São as combinações que nunca tinha ouvido.

    ResponderEliminar
  14. Já ouvi combinações muito estranhas:

    Koco João
    Bruna Madalena
    Catarina Mafalda
    Misael Narciso
    Josefina Rita
    Ana Natacha

    ResponderEliminar
  15. nome da minha avo Enaura Francisca

    ResponderEliminar
  16. No Brasil tem várias dessas junções estranhas. No top do baby center tem umas tipo:
    Enzo Gabriel
    Davi Lucas ou Davi Lucca
    Davi Luís
    Kamilly Vitória
    E tem uns que não estão no top mas anda pelos topicos do baby center como:
    Heitor Anriel
    Clarissa Yana
    Kyara Luna
    Nicolly Rebheka
    Mikaela Emanuelly
    Sophia Manoelly
    Felipe Samuel
    Samuel Bernardo
    Eduardo Enzo
    Clarissa Fernanda
    Heloísa Fernanda
    Coitada das crianças

    ResponderEliminar
  17. Que nostalgia da infância… Nasci no final dos anos 80 e cresci nos anos 90, no meu caso eu era uma das poucas pessoas que não tinha um nome conjugado. E ainda bem porque o meu nome é comprido e dá conta do recado sozinho. O único nome conjugado que os meus pais pensaram para mim foi Maria Miguel.

    As combinações mais feias/bizarras que conheci ao longo da minha vida:

    - Cátia Vanessa
    - Emmanuelle Priscila
    - Solange Milene
    - Nélida Cristina
    - Tânia Isabel
    - Tatiana Sofia
    - Iolanda Patrícia
    - Cristiana Marlene

    E de momento não me recordo de mais nenhuma. Há conjugações bastante comuns que, pessoalmente, não gosto. Mas estas são as que me ficaram na memória porque acho bastante feias e sem harmonia. Recordo-me, inclusive, que estas pessoas detestavam o nome que tinham.

    ResponderEliminar
  18. Eu conheço uma Amanda Marlene...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)