Lótus

em 16/07/12


Nos primórdios do blog, estava convencida de que um dos motivos para a falta de variedade nos nomes de bebés portugueses se devia, em grande parte, à ausência de alternativas, teoria corroborada pela lista oficial de nomes aprovados e proibidos que, na altura, eu achava tremendamente enfadonha. Muito por isso, comecei por procurar alternativas para os nomes mais na moda, evoluindo, depois, para a procura de nomes antigos que me pareciam perfeitamente usáveis. Ao mesmo tempo, fui explorando mais e mais a lista do IRN e descobri que, afinal, havia nomes aprovados que eram bem diferentes daqueles a que estava habituada e comecei a dedicar mais tempo aos nomes relacionados com a natureza. 
A minha visão das coisas mudou, como seria de esperar. Embora ainda me sinta um pouco sufocada pelo conceito de nomes proibidos, acredito que o leque de escolhas é vasto, belo, versátil e ecléctico. 
Muito recentemente, foi divulgada a aprovação a utilização de Lótus como segundo nome. A Flor de Lótus, ou Flor-de-Lis, é uma planta ornamental, aquática, muito vulgar na Ásia. Simbolicamente, é associada à Pureza - nasce em águas sujas e lodosas, mas desabrocha com belas pétalas. Buda, por exemplo, é representado sob a flor de Lótus; conta a lenda que os primeiros sete passos de Siddártha se transformaram em sete Flores de Lótus. Se bem percebi, na mitologia Egípcia, a Flor de Lótus era o símbolo de Nefertem, deus do Sol e dos perfumes. 
O nome soa bem, tem uma terminação muito invulgar ("Santos" é o mais parecido que encontro), é exótico e a mim parece-me ter uma enorme aura de secretismo. Contudo, o facto de ser aprovado exclusivamente como segundo nome poderá deixar no ar dúvidas quanto à sua usabilidade... A que nomes o associariam? Parece-vos mais adequado a meninos ou a meninas?

5 comentários:

  1. Assim à primeira vista, associo a outro nomes da natureza, mas poderá ficar um pouco temático, então, penso que fique bem com nomes simples e curtos. Para mim Lótus é um pouco masculino, acho que pode ser utilizado com nomes masculinos, também!

    Eva Lótus
    Marta Lótus
    Pedro Lótus
    Nuno Lótus

    ResponderEliminar
  2. Adorei saber que é possível usar este nome!
    Para mim acho que fica bem com nomes curtos como:
    Ian Lótus
    Ari Lótus
    Hugo Lótus
    =)

    ResponderEliminar
  3. Esse nome é lindo. Pena que dê só para segundo nome.

    ResponderEliminar
  4. Não sabia que flor de lótus é a mesma flor-de-lis. Sabia que o lírio é o mesmo que flor-de-lis.

    ResponderEliminar
  5. Há controvérsias, uns acham que é a mesma flor pois existe o lírio d'água; outros discordam e apontam as diferenças. Mas, enfim, como nome próprio, gosto de nome de flor somente para menina.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)