Leitura Recomendada - Nomes e padrões sociais

em 03/07/12

Recomendo vivamente a leitura da Dissertação de Mestrado de Lucas Costa Scottini - O que o nome nos ensina? Padrões Sociais e Raciais de nomes e sobrenomes e performance escolar em São Paulo [2011],  - de onde retirei o seguinte excerto: 

"Nomes associados a alto status social tendem a ter grafia coerente com a língua portuguesa formal, possuir apenas um termo (nomes simples). [...] Exemplos de nomes de altíssimo status são Luísa, Sofia e Clara para meninas e Bernardo, Pedro e Heitor para meninos".  


3 comentários:

  1. Torcendo para q Heitor não caia na boca do povo, mas infelizmente cada dia ouço mais.. uma pena, qndo meu sobrinho nasceu, conhecia tão poucos, agora são dezenas.
    A mesma coisa que aconteceu com Eduarda.
    :(

    ResponderEliminar
  2. Onde é que a Filipa vai encontrando estas coisas? Ora aí está uma tese interessante, que vai merecer a minha leitura!

    ResponderEliminar
  3. J, neste caso concreto, li uma notícia, que apontava o nome de dois especialistas brasileiros; pesquisei o nome do especialista e cheguei ao estudo.

    http://delas.ig.com.br/filhos/2012-05-04/o-que-determina-o-nome-do-seu-filho.html

    Noutras ocasiões, chego aos textos através de pesquisas online nos Repositórios Académicos ou pesquisando os termos "Onomástico" e "Antroponímia".

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)