Nomes temáticos - OK ou KO?

em 20/06/12


A Mary chamou-nos a atenção para a história de uma  família em que quase todos os  nomes começam por Leo e que foi contada no programa da TVI "A tarde é sua". Como não vi em directo, não percebi bem o porquê desta tradição, mas não deixa de ser curioso e caricato. Eu acho quase sempre piada a tradições, gosto da ideia de se tornar a atribuição do nome a um recém-nascido um ritual familiar, mas devo confessar que esta coisa de terem o mesmo início faz-me um pouco de confusão, especialmente tratando-se de uma sílaba tão vibrante. Já não me desagrada tanto que os nomes tenham a mesma terminação, desde que sejam bem distintos, como Joana & Mariana ou Miguel & Rafael. 
Isto não significa, de maneira nenhuma, que não goste de nomes temáticos - que gosto. Já assumi que aprecio nomes começados pela mesma letra, que tenho um fraquinho por nomes mitológico, históricos, antigos, da mesma forma que há muita gente que escolhe nomes associados à religião, à música, à arte, à literatura... A variedade é imensa e depende muito dos interesses pessoais dos progenitores. E aqui surge a primeira torcidela de nariz porque por vezes os interesses de uns são, aos olhos de outros, excentricidades. Ou pior, são escolhas apelidadas de puro mau gosto quando, se calhar, o que há ali é falta de conhecimento. Mas isso fica para outra altura! 

Antes de vos perguntar o que pensam dos nomes temáticos, resta-me frisar que uma das irmãs presentes no programa chama-se Leone. Eu tenho-o apontado como nome masculino, por oposição a Leónia, que também é aprovado, mas agora estou na dúvida. Será mais um nome feminino terminado em -one, como Simone, Ivone e Alcíone? 

E agora sim: nomes temáticos - OK ou KO? Há temas que são OK e outros que são KO? 

6 comentários:

  1. Eu cá gosto, e concordo que às vezes não gostamos tanto quando ouvimos algum nome pelo nosso desconhecimento.

    Aliás cada vez mais, acho que um nome deve ter algum significado, por uma pessoa de família, por alguém que admiramos, por uma história, etc, etc... Mas sei que a maioria das pessoas não pensa assim... Ao menos se pensassem saímos deste marasmo de nomes iguais...

    No outro dia tive a minha grande experiência de nomes iguais, estava a falar da minha sobrinha Matilde com um casal, a rapariga também começou a falar da sua sobrinha Matilde... E para finalizar estavamos a comparar o comportamento das crianças e lembramo-nos de outra Matilde sobrinha de outro amigo... às tanta, já não sabia eu de que Matilde se estava a falar ;)

    ResponderEliminar
  2. Ora depende, nomes temáticos tipo esses que começam todos por LEO, ou pela mesma letra, com a mesma terminação, etc, acho bastante enjoativo e como disseram as irmãs há pessoas que têm dificuldade em memorizar os nomes, e confundem-se.
    Mas se forem nomes temáticos tipo: Margarida, Rosa, Violeta (flores)
    Íris, Luna, Cloe, Atena (deusas)
    Acho lindissimo, porque são nomes temáticos mas cada um é único e diferente.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a Mary. Por algum motivo é que o pai delas foi o único de 7 ou 8 irmãos a continuar com a ideia e as filhas também a recusam. No caso delas havia 2 das irmãs que se chamavam Leonisa e Leonícia. Mesmo cortando o Leo, que era o que elas faziam para se distinguirem em casa, é muito parecido. Acho que tomar um tema é mais agradável do que propriamente o mesmo nome (tipo Maria em todas as filhas) ou inicial.

    ResponderEliminar
  4. Muito OK, adoro!
    Imagino uma data de irmãs chamadas de Margarida, Violeta, Hortense, Orquídea, Íris *.*

    ResponderEliminar
  5. Eu concordo com a Mary! Nomes temáticos com significados parecidos(como os nomes de flores) ou com a mesma referência (como os nomes de deusas), esses são OK. Mesma letra, mesma terminação, mesmo início, KO.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)