Noel

em 01/06/12


Quando fiz o duelo entre Noah e Noé, os comentários não foram muito abonatórios para nenhum dos nomes, portanto é possível que hoje aconteça o mesmo com Noel, mas tenho vindo a pensar neste nome e sinceramente acredito que seja uma opção muito válida para os dias que correm. 
Noel significa "do nascimento"; deriva do francês Noël que, por sua vez, deriva do latim natalis. Talvez os brasileiros tenham dificuldade em dissociar o nome da personagem do Papai Noel, mas em Portugal não acho que seja uma coisa muito evidente - o senhor das barbas brancas é o Pai Natal e não há grandes semelhanças entre os dois vocábulos. 
No ano passado, foram registados 65 meninos com o nome Joel e, por comparação, acho que Noel - que teve apenas dois registos - não perde em nada. É um nome tradicionalmente europeu mas que se usa noutros continentes; muito delicado, coisa que nem sempre é fácil de encontrar nos nomes masculinos; curto como manda a tendência e é até próximo do elegante Manuel
Eu não sou exemplo, porque tendo a fartar-me com alguma facilidade daquilo que ouço com frequência, mas para mim Gabriel e Rafael já deixaram de ser novidade e na categoria dos nomes terminados em -el, os que mais me entusiasmam são Abel Noel.

Atualização: Não sei como escrevi um texto sobre Noel e deixei escapar uma das grandes referências na minha vida, Noel Thomas David Gallagher, ex-guitarrista dos Oasis... Eu não era a mesma sem a Wonderwall!! Aqui está uma bela justificação para a minha hipotética escolha deste nome!

8 comentários:

  1. Sinceramente também não consigo pensar em Noel sem me lembrar do Natal. Mas realmente talvez se fosse mais usado não pensasse tanto assim, a verdade é que Natália que até é mais parecido com Natal, não associo com tanta facilidade.

    Mas acho uma óptima sugestão e ainda gosto mais de Abel.

    E sim, entre, Noé, Noah e Noel, o que prefiro é mesmo Noel...

    ResponderEliminar
  2. Eu não gosto nada de Abel. Conheço um Fábio Abel e fiquei a detestar o nome acho que devido a esta combinação (que acho horrível) !
    Noel já acho mais usável. Bem melhor que Joel, mas estou como a Xory, apesar de Natália estar bem mais próximo de Natal, ligo mais Noel à época, talvez pelas músicas e pelas traduções que aparecem nas caixas de enfeites, etc.

    Entre todos continuo a achar mais piada a Noah, apesar de em Portugal realmente não ser muito consensual.

    ResponderEliminar
  3. Gosto de dos trés Noel, Noah e Noé, porém entre os trés acho Noah mais moderno :)

    Ps: Não me simpatizo nada com Abel.

    ResponderEliminar
  4. Um Noel não escaparia de ser chamado de Papai Noel por toda a vida :)

    ResponderEliminar
  5. Não gosto de nenhum dos nomes; nem de Noel, nem de Noah, nem de Noé.
    Noel (Português) é um nome muito sereno! Noel (Brasileiro) é um nome gracioso!
    Noah parece nome de rapariga. Para rapariga, há nomes muito piores, por isso Noah não me espanta. Para rapaz, só de ouvir esse não parece-me um rapaz afemininado.
    Noé faz parte de uma história bíblica: "A Arca de Noé". Faz-me lembrar a época em que dizem que aconteceu essa história.

    ResponderEliminar
  6. tenho 3 filhos e um deles é Joel sempre gostei deste nome por haver poucos.
    Meus filhos:
    Madalena 21.11.2004
    Joel 17.09.2008
    António 31.08.2011

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto. É apropriado para um menino que nasceu na véspera ou no dia do Natal, caso os pais queiram fazer alusão à data. É um milhão de vezes melhor que Natalino.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)