Duelo de nomes - Eduarda vs Francisca

em 18/06/12


O duelo de hoje opõe dois nomes que não se encontram no mesmo patamar de popularidade mas que me parecem idênticos no estilo, Eduarda e Francisca. São as versões femininas de dois nomes muito populares, que têm o seu próprio encanto. Não os acho, de todo, nomes muito femininos, mas não é por isso que perdem a delicadeza. Pessoalmente, acho-os bonitos, muito elegantes e distintos. Gosto muito de Maria Eduarda, que em Portugal nunca chegou a ser tão popular como no Brasil e acho que Maria Francisca também é uma combinação muito agradável. O mesmo acharam os duques de Bragança, já que foi o nome escolhido para a infanta nascida em 1997, e cujo nome completo é Maria Francisca Isabel Micaela Gabriela Rafaela Paula. Não consigo deixar de esboçar um sorriso e piscar os olhinhos perante a possibilidade de uma Infanta Micaela... 



  • Eduarda
Significado: guardiã rica
Diminutivos: Duda, Ducha
Alternativas: Lugarda, Duartina
70.º lugar do ranking de 2011, com 92 registos

  • Francisca
Significado: francesa
Diminutivos: Quica, Xica
Alternativas: Francina, Anusca
14.º lugar do ranking de 2011, com 709 registos


O que pensam destes nomes? Qual deles preferem? Não se esqueçam de votar e, já agora, estejam à vontade para  sugerir nomes para os próximos duelos! 

Atualização - resultado da sondagem: 



19 comentários:

  1. Gosto muito dos 2. Mas acho que prefiro Francisca :)

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, prefiro Eduarda, nome da minha sobrinha... uma pena ter ficado tão popular, hj não existe uma família sem pelo menos uma Duda :(

    ResponderEliminar
  3. Gosto mto dos dois nomes, mas acho que prefiro Eduarda.

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de Eduarda, de Francisca não gosto nada. Por isso desta vez a escolha foi muito fácil :)

    ResponderEliminar
  5. Você sabe me dizer se aí em Portugal o sobrenome "Oliveira" é comum? Tem muito? Outra coisa: Lacerda também é um nome comum?

    ResponderEliminar
  6. Oliveira é um sobrenome bastante comum mas Lacerda nem tanto...

    ResponderEliminar
  7. O próximo Duelo de Nomes podia ser entra RITA e JOANA? Gostáva de saber de qual destes nomes as pessoas gostam mais.

    ResponderEliminar
  8. Francisca faz-me lembrar D. Mª Francisca de Sabóia (casada com D. Afonso VI). Não gosto nada do diminutivo Chica/Chico para Francisca/Francisco; prefiro Kika/Kiko; tenho um colega chamado Francisco e eu trato-o por Frankiko. Não gosto nada do nome Francisca.
    Eduarda não me atrai, fica um pouco melhor como Mª Eduarda. Prefiro Eduardo.
    Entre Francisca e Eduarda, prefiro Eduarda.

    ResponderEliminar
  9. Olá! Primeiro, parabéns pelo blog, é muito útil.
    Deixo o comentário em Anónimo, por preguiça, mas o meu nome é Margarida!
    Gosto muito de Eduarda, é dos meus nomes preferidos. Mas escrevi também para deixar uma sugestão: pode falar um pouco do nome Máxima? Adoro!
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  10. Margarida, muito obrigada pela sugestão, escrevi agora mesmo o post:

    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2012/08/nome-do-dia-maxima.html

    ResponderEliminar
  11. Obrigada Infanta Filipa! Eu "apaixonei-me" pelo nome há muitos anos [quando os Delfins estavam no auge] ao ver numa revista que a filha do Miguel Ângelo era Máxima. :) Vou seguir as actualizações no Facebook, onde já fiz Like (Ana Rito). Sim, sou Ana Margarida, muito 80's... :D

    ResponderEliminar
  12. A minha irmã mais nova (nascida em 1996) chama-se Francisca Maria e tenho uma amiga minha chamada Maria Francisca. Eu adoro o nome Francisca, mas lá está admito que provavelmente será por sempre ter convivido com ele.

    Eduarda por cá soa-me muito mais a nome de velha do que Francisca embora saiba que por exemplo no Brasil a tendência seja a inversa.

    ResponderEliminar
  13. Eduarda acho feio, parece-me a mera feminização de Eduardo (que tbm não gosto).

    Acho que só ganhou Eduarda pela quantidade de gente do Brasil que votou. :D Lá é bastante comum.

    ResponderEliminar
  14. Eduarda é a minha escolha!
    pares prefeitos:
    Eduarda&Andreia
    Eduarda&Beatriz
    Eduarda&Clara
    Eduarda&Daniela
    Eduarda&Eva
    Eduarda&Francisca
    Eduarda&Gabriela
    Eduarda&Helena
    Eduarda&Isabel
    Eduarda&Joana
    Eduarda&Laura
    Eduarda&Matilde
    Eduarda&Natália
    Eduarda&Patrícia
    Eduarda&Rosa
    Eduarda&Sara
    Eduarda&Teresa
    Eduarda&Vitória

    Eduarda&Afonso
    Eduarda&Bernardo
    Eduarda&Carlos
    Eduarda&Daniel
    Eduarda&Eduardo
    Eduarda&Francisco
    Eduarda&Gustavo
    Eduarda&Henrique
    Eduarda&Ivan
    Eduarda&Joel
    Eduarda&Leandro
    Eduarda&Martim
    Eduarda&Nuno
    Eduarda&Pedro
    Eduarda&Rodrigo
    Eduarda&Simão
    Eduarda&Tomás
    Eduarda&Vasco

    ResponderEliminar
  15. Eu adoro o nome Francisca, que por acaso é o meu. Embora seja um nome antigo continua a ser bonito, havendo cada vez mais pessoas com ele. Ele fica bonito com Ana, Maria ou até sozinho.
    Eduarda já não me soa tão bem, estando demasiado vulgarizado.

    ResponderEliminar
  16. Francisca é lindo, é um nome forte agradável, sutil,delicado e incrível

    ResponderEliminar
  17. Olá. Que espanto ver está combinação sem querer. As minhas filhas chamam se, Maria Eduarda e Francisca.

    ResponderEliminar
  18. Gostaria de saber a opinão de vocês quanto a variante desse nome (Francisca) na forma: Francesca. Sou brasileira mas apaixonada por nomes italianos e se tiver duas meninas a primeira se chamará Antonella e a segunda Francesca.

    ResponderEliminar
  19. Prefiro Eduarda, mas o melhor ainda é Maria Eduarda.
    Francisca é um nome também bonito mas não gosto das alcunhas Kika (ou Quica) e Xica. Prefiro Fran porque já estou habituada a chamar uma das minhas amigas por este nome.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)