Bela - OK ou KO?

em 06/06/12


A Xoru sugeriu um post sobre Bela, para perceber qual é a reacção das pessoas perante este nome. Começo por situá-lo dentro da categoria de nomes terminados em -ela, uma das grandes tendências internacionais dos últimos anos, que teve em Isabella o seu porta-estandarte. E foi mesmo uma Isabella, a do livro/filme Twilight, que era conhecida por Bella Swan, que mediatizou novamente o nome.
A característica mais marcante do nome é ser um adjetivo na língua portuguesa. Um adjetivo que remete para coisas positivas, bonitas mas há quem não goste do nome por ser demasiado literal. Como vivi toda a minha vida com uma Bela ao meu lado, não penso de imediato em beleza quando o digo, mas acho que a associação, mais tarde ou mais cedo, é inevitável, especialmente se pensarmos na quantidade de vezes que o nomes aparece em salões de beleza, produtos de cosmética, etc. Contudo, não acho que isso seja negativo, ou pejorativo, ao estilo de "ó boa!"...´. Na minha opinião, é um dos nomes que deve ser usado sem acompanhamento, exatamente para não reforçar essa ideia de adjetivo. 
Para além da questão do adjetivo, existe também a ideia de Bela como diminutivo - de Anabela e Isabel, por exemplo - pelo que é provável que surjam perguntas sobre o nome "verdadeiro". 
O nome Bela deu ainda origem a Belinda (Bela + linda), Belisa Belina, por exemplo mas não é garantido que esteja associado a Belarmina. E S. Francisco de Assis costumava invocar a Virgem Maria referindo-se a ela como Maria Bela. Na Hungria, Bela foi um nome masculino bastante usado pelos reis da dinastia Arpadiana. E não consigo deixar de referir a Bela Adormecida e a Bela e o Monstro, duas histórias de encantar... 
Na minha opinião, é um nome perfeitamente usável, delicado, feminino. E qual é a vossa opinião? OK ou KO?

13 comentários:

  1. Não me enche as medidas... E se quando crescer não ficar Bela?

    ResponderEliminar
  2. Pois esse é dos meus problemas, se escolhemos o nome Bela e fica feia? Bem eu nem sei se terei uma filha, mas neste momento entre Bela, Anabela e Ana Bela... a minha inclinação está mais para Anabela... mas a verdade é que nunca achei piada a pôr um nome para chamar só pelo diminutivo.

    E por outro lado Anabela está um pouco desactualizado, isso será um problema ou uma virtude?

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto de Bela, de Anabela e de Isabela. Maria Bela nunca tinha ouvido mas também me soou bem.
    Percebo a questão do literal, mas acho que não é relevante. A sonoridade é bonita.

    ResponderEliminar
  4. Filipa esqueci-me de lhe agradecer pelo post, obrigada :)

    ResponderEliminar
  5. Oh minha gente, a beleza interior também conta. Eu por acaso conheço uma Bela que não é muito Bela exteriormente mas interiormente é das mais belas que conheço.
    Se calhar fazia-me mais confusão conhecer uma Bela feia por dentro.
    Também conheço uma Clara que é morenissima, mas acho que mesmo assim o nome assenta bem com a sua personalidade.
    Gosto de Bela, mas prefiro como 2º nome. Maria Bela é bonito, mas gosto mesmo de Aurora Bela (Aurora é o nome da Bela Adormecida, há lá nome mais encantado que este?!)

    ResponderEliminar
  6. Eu não gosto muito. A minha prima tinha uma amiga Bela, que não era lá muito bela, nem por fora nem por dentro..
    Anabela ainda acho usável, Isabela gosto bastante, mas Bela só por si não =/

    ResponderEliminar
  7. não gosto de nomes adjetivos... por que a pessoa espera logo q uma Bela seja mto bela e uma Linda seja linda, assim como Clara, Branca..

    Aliás, tem um artista brasileiro (Juca Chaves) q tem uma Maria Clara e uma Maria Morena e fez um poema/música falando que a Maria Morena é mais clarinha do q a Maria Clara...


    Tão gentil e tão pequena

    Filha de Rainha Yara

    Viva, Maria Morena

    Que é mais clara que a Clarinha.


    http://www.portalmulher.net/articles.asp?id=5810

    ResponderEliminar
  8. não gosto de nomes adjetivos... por que a pessoa espera logo q uma Bela seja mto bela e uma Linda seja linda, assim como Clara, Branca..

    Aliás, tem um artista brasileiro (Juca Chaves) q tem uma Maria Clara e uma Maria Morena e fez um poema/música falando que a Maria Morena é mais clarinha do q a Maria Clara...


    Tão gentil e tão pequena

    Filha de Rainha Yara

    Viva, Maria Morena

    Que é mais clara que a Clarinha.


    http://www.portalmulher.net/articles.asp?id=5810

    ResponderEliminar
  9. Bela é usável, perfeitamente usável. Nao acho Anabela ultrapassado, pode ter um charme vintage e para isso é bom.

    ResponderEliminar
  10. Obrigada a todas pelas opiniões :)

    ResponderEliminar
  11. Uma Branca tem de ser branca?
    Uma Clara tem de ser clara?
    Uma Bela tem de ser Bela?
    Uma Morena tem de ser morena?
    Aurora é o nome da Bela adormecida. Será que ela se chama Aurora Bela?
    Bela é um nome belo!

    ResponderEliminar
  12. não gosto do nome, nem de Anabela nem nada. a minha mãe chama-se Isabel e odeiaa que lhe chamem de Belinha!

    no geral gosto de nomes acabados em -ela, como Isabela e Manoela, mas são muito categorizados como nomes antigos, a maioria claro, eu acho.

    ResponderEliminar
  13. O nome Bela não me agrada. Gosto dos nomes terminados em bela. Não é a mesma coisa ser chamada de Bela por ser a forma reduzida de um nome ou por ser o próprio nome. Quando se pretende usá-lo como nome próprio, faz-se necessária a reflexão para o adjetivo, pois a criança precisa ter a característica correspondente a fim de não ser maltratada. Uma Branca tem de ser branca, uma Clara tem de ser clara, etc. O mais preocupante é a Bela, porque ela poderá nascer bela e tornar-se feia. Cabe aos pais o discernimento necessário dessa situação para não deixar o(a) filho(a) passar por esse constrangimento que o(a) acompanhará por toda a existência.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)