Nomes compostos com Violeta

em 07/05/12


Já não sou só eu a achar que Violeta chegou, de vez, a Portugal. E durante este fim-de-semana, provavelmente foi o nome que mais ouvi. Primeiro, na publicidade ao filme "Espera aí que já casamos" [Five years of engagement], em que a Emily Blunt desempenha o papel de Violet; depois, numa novela da TVI em que a atriz Fernanda Serrano faz de Violeta. Na novela, dividiria as restantes personagens em três grupos: Carlota, Leonor, Duarte, Mafalda, Beatriz, Henrique e Tomás; Gisela, Carla, Patrícia, Inês, Tiago, Rafael, Margarida e Marina; Óscar, Berta, Egídio, Custódio, Carlos, Graça, Hermínia, Lucinda e Júlio. Sugiro ainda que visitem o site e vejam a idade de algumas destas personagens. Não deixa de ser curioso ver a Bárbara Norton de Matos no papel de Berta... 
Regressando a Violeta: tentamos determinar há uns tempos qual seria o estilo do nome e escrevi na caixinha de comentários que o incluía na categoria dos nomes delicados, muito femininos e românticos, próximo de Julieta e Margarida; que, como nome de flor, me parecia mais próximo de Orquídea do que de Íris e que o agrupava com os nomes vintage Amélia, Esmeralda, Eleonora ou Rosália. Continuo a achar isto tudo, especialmente se o quiser combinar com um segundo nome - nesse caso, apontaria como boas escolhas Violeta Doroteia, Violeta Eleonor ou até Violeta Salomé. Contudo, usado como segundo nome, acho que também se adequa a combinações bem mais contemporâneas! 


  • Carlota Violeta
  • Carolina Violeta
  • Elisa Violeta
  • Eva Violeta
  • Flora Violeta
  • Francisca Violeta
  • Iara Violeta
  • Lara Violeta
  • Lea Violeta
  • Mia Violeta
  • Noa Violeta
  • Salma Violeta

Escusado será dizer que Violeta é um nome muito bonito e carismático o suficiente para ser usado sozinho, mas vocês já sabem que eu não resisto às combinações... Na vossa opinião, fica melhor com nomes mais antigos ou com nomes mais modernos? 

Amanhã, se tudo correr como previsto, estará alguém do IRN no programa Querida Júlia para uma conversa sobre nomes. Imperdível! E se alguém tiver oportunidade de ver em direto, depois podia vir cá fazer o relato, porque não aguento de curiosidade até à noite!!!!

Atualização

Em 2013, foram registados os seguintes nomes compostos com Violeta:


  • Maria Violeta
  • Violeta Sofia
  • Violeta Luz
  • Violeta Luísa
  • Violeta Leonor
  • Violeta Maria
  • Dânia Violeta
  • Violeta Mara
  • Violeta Alexandra
  • Violeta Ânia
  • Constança Violeta
  • Inês Violeta

24 comentários:

  1. Eu prefiro mesmo Violeta sozinho... Mas em combinação prefiro Violeta como segundo nome precedido de um nome mais curto... gosto de Lea Violeta, se bem que preferia Lia Violeta ;)

    ResponderEliminar
  2. É o meu nome preferido do momento para meninas, creio que se tivesse agora uma filha não tinha duvidas.
    Sozinho ou como 1º nome... Nunca colocaria o meu nome preferido em 2º porque já se sabe que embora as combinações possam sempre ficar muito giras, os 2ºs nomes geralmente ficam esquecidos.
    Gostei de Violeta Eleonor.

    ResponderEliminar
  3. Eu também prefiro Violeta sozinho (: É um nome de que gosto muito. Mas lembro-me sempre da cor, e não da flor =P

    Hoje apareceu nas notícias (TVI ou Sic) uma família de Poiares com 10 filhos. Não me lembro dos nomes todos mas, se não me engano, era +/- assim:
    Mãe e Pai: Rosa e Marçal
    Filhos: Carlos, José, Adérito
    Filhas: Arlete, Zélia

    (Se alguém se lembrar dos outros.. Ao todo acho que só disseram os nome de 8 filhos, porque os outros não estavam lá)

    ResponderEliminar
  4. Não vou destoar. Também prefiro Violeta sozinho: é forte e tem doçura suficiente para não estar acompanhado. Para o acompanhar, se tivesse mesmo de ser, punha: Maria Violeta, Margarida Violeta ou Rosa Violeta (dava assim um ramalhete muito airoso).

    ResponderEliminar
  5. Boa noite,

    É a primeira vez que comento neste espacinho, para a congratular pelo eterno amor por todos os nomes e pelo encanto que se sente em cada post.

    Tenho lido o seu blogue, pois estou grávida de 36 semanas e prestes a ter o meu menino. :)

    No entanto, quero aproveitar este bocadinho para partilhar algo da história do meu companheiro e pai do meu bebé relativamente aos nomes:

    Ele faz parte de uma família brasileira e com uma simbologia relativamente aos nomes, muito interessante: a minha sogra tem muitos irmãos e na altura, a única pessoa que estava encarregue de escolher os nomes era o seu pai.

    O pai dela assim decidiu que todos os filhos teriam nomes começados por I. Ora.. o resultado foi bem engraçado e um quanto diferente, visto que era ele que os inventava. Recapitulando, dá quase uma música, mas sem mais demoras, os nomes são: Imirene, Imirani, Ireni, Irany, Imiracy, Ivoni, Ildecy, e por fim, quando o pai faleceu, ninguém encontrou outros nomes para continuar a simbologia e ficaram como Ataliba e Joaquim.

    A maior parte dos nomes tem como origem a tribo tupi-guarani, com significados lindíssimos. Aqui em Portugal seria impossível fazer algo do género, mas é uma história bem interessante e digna de ser partilhada.

    Beijinhos,
    Continuação de um óptimo trabalho :D

    Rita

    ResponderEliminar
  6. olá Infanta!

    Confesso que gosto muito de Violeta, mas apenas sozinho... Em combinações creio que não resulta tão bem...

    Beijinhos,

    Rita

    ResponderEliminar
  7. Rita, muitas felicidades para si e para o seu menino, espero que tenha encontrado o nome ideal para o pequenito... Por acaso não começa por I? :D
    Adorei a ideia de existir um "nomeador oficial" na família, especialmente por ter um conhecimento tão vasto sobre a matéria!
    Ainda há uns dias pensava nisso: por vezes, ouvimos nomes invulgares e pensamos que aquela pessoa tem um mau gosto tremendo; contudo, é provável que quem escolheu aquele nome seja alguém que reflectiu sobre o nome, procurou conhecê-lo profundamente e, por algum motivo que parece inexistente aos ouvidos dos outros, apaixonou-se pelo nome.
    Adorava ser a nomeadora oficial da minha família, mas acho que todos temeriam as minhas escolhas ahahaha

    ResponderEliminar
  8. Cara Infanta Filipa!
    Antes de mais, muitos parabéns por ter um blog tão bem cuidado, é mesmo como alguém aqui já disse, sente-se a paixão em cada publicação. É a primeira vez que comento porque quero deixar a minha (humilde) contribuição e também pedir a sua ajuda, na medida que lhe for possível, claro! Ora bem, chamo-me Carla Amélia e sou casada com um Adérito, temos dois filhotes, que resolvemos chamar de Angelina (com 4 anos) e Lázaro (com 2 anos). A razão destes nomes prende-se com o facto de eu ter 30 anos e haver imensas Carlas com idade aproximada. Sempre quis que os meus filhos tivessem nomes fortes, sonantes, diferentes. “Angelina” era um dos nomes de uma Tia-Avó e o nome de uma personagem de um filme que me apaixonou quando ainda era (mesmo) muito pequenina… “Lázaro”, (ligações bíblicas à parte) porque venho de uma família com forte tradição do Mar e de gente da pesca, sempre foi um nome que se ouvia nos mais velhos e de há anos para cá apercebi-me que caiu em desuso. Nunca percebi porquê… A verdade é que quando registei o Lázaro, a senhora do Registo Civil confidenciou que não era registado há muitos anos esse nome (seguramente mais de 15 anos) o que para mim foi a cereja no topo do bolo… ;)
    O meu problema (que até nem é bem um problema, é mais uma curiosidade) é o seguinte: Estamos novamente grávidos, ainda no início, jurados de só saber o sexo aquando do nascimento. Quero que, novamente, a criança que aí vem seja abençoada com um nome singular. Quero ter alguns nomes já pensados porque receio a pressão de escolher na hora e escolher mal. Queria saber se existe algum sítio em que possamos averiguar se um dado nome foi muitas ou poucas vezes registado… sabe se é algo que esteja ao alcance do cidadão comum? Em alguma base de dados de livre acesso?
    Muito grata
    Carla

    ResponderEliminar
  9. Alexa ML os outros eram André, Helder e Ana.

    ResponderEliminar
  10. Carla, parabéns pela nova gravidez e pela coragem de escolher nomes tão diferentes aos seus pequerruchos! :D
    Quanto às bases de dados, em primeiro lugar, pode consultar a lista de nomes mais usados em 2011. É bastante extensa e dá bem para perceber quais são os nomes que já não se ouvem. Acho que abaixo de 10 registos são raridades!!
    http://www.dn.pt/DNMultimedia/DOC+PDFS/Nomes2011.pdf

    Também costumo socorrer-me de uma base de dados disponibilizada pelo SPIE, apesar de não saber ao certo se aquilo se baseia em informações oficiais. Ainda assim, as listas de popularidade que elaborei a partir daqueles dados parecem-me muito realistas. Pena é que a informação pare em 1980...

    http://www.spie.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=62&Itemid=107

    Deixo-lhe ainda o link do blog onde pode procurar as listas que eu fiz a partir da base de dados do SPIE, que permitem comparar a popularidade dos nomes:
    http://nomesportugueses.blogspot.pt/p/dossier-2011.html

    Não é muito, mas acho que pode ser um começo!

    ResponderEliminar
  11. Cara Infanta Filipa!
    Foi bem melhor que a encomenda! De certeza que será uma excelente ajuda! Muito obrigada!
    Quanto aos nomes diferentes, é verdade que foi necessário ser firme com familiares e amigos, mas agora todos gostam e até (!) elogiam! E entretanto surgiram diminutivos super amorosos, Angie (ou Angi) para a Angelina e Lazu para o Lázaro, culpa deles que quando iniciaram a aventura verbal era assim que diziam os respectivos nomes...
    Mais uma vez muito obrigada!
    Carla

    ResponderEliminar
  12. André, era isso! Eu lembrava-me que o som "é" era bastante comum nos nomes, principalmente nos rapazes ;) Helder e Ana não devo ter ouvido..

    Os meus parabéns à Compotinha! É engraçado ver como todos somos diferentes e como, realmente, esta questão dos nomes é muito subjectiva. Enquanto uns preferem um nome "normal" e igual a tantos outros, há quem prefira arriscar e marcar pela diferença. E acho que só ganhamos se todos aprendermos a viver com isso, sem juízos. (:

    ResponderEliminar
  13. Olá Filipa,

    Já vou tarde na resposta mas, o meu pequenino não continuou a saga dos I. Ficou Simão. :)

    Acredito que ninguém lhe tirará o prazer de ser nomeadora oficial dos nomes da sua família.

    Acredito que iria presentear cada novo membro com um nome jovial, repleto de significado, e sempre super original!! :D

    Muitos beijinhos com votos de bom trabalho por este mundo lindo dos nomes.. ;)

    Rita

    ResponderEliminar
  14. Rita, Simão também tem um "i" bastante forte :D

    Uma grande amiga está grávida e, inevitavelmente, falamos sobre nomes no último jantar de amigas... Quando ousei sugerir Julieta, a minha amiga mais fashion ia tendo um colapso hihihih

    ResponderEliminar
  15. Eu adoro o nome Violeta, embora não esteja nem perto de ter filhos existem grandes probabilidades da minha futura filha se chamar Violeta. Quanto á questão das combinações eu sou completamente a favor, até porque dá alguma opção a quem tem que viver com o nome. Para a minha futura filha escolheria Violeta da Purificação, é um nome um bocado "outside the box" mas Purificação é um nome muito usado na minha familia e de que gosto muito.
    Já agora, estou a adorar esta blog! :)

    ResponderEliminar
  16. Não gosto muito de Violeta! Das combinações da Infanta, a minha favorita é Carlota Violeta e as 4 últimas letras de Carlota (LOTA) + as 4 últimas letras de Violeta (LETA) = Lotaleta; Lotaleta é um bom diminutivo!
    Rita (não sou eu) os outros dois nomes com I podiam ser Italiba e Ioaquim.

    ResponderEliminar
  17. Gosto mais de Violeta com nomes mais modernos e como 2º nome, por exemplo:
    - Rita Violeta
    - Joana Violeta
    - Filipa Violeta
    - Teresa Violeta
    - Diana Violeta
    - Rosa Violeta
    - Margarida Violeta
    - Luna Violeta
    - Helena Violeta

    No entanto, nalguns nomes prefiro Violeta em 1º lugar, por exemplo:
    - Violeta Inês
    - Violeta Madalena

    ResponderEliminar
  18. Estou grávida de uma menina prevista nascer 18 de Março vai ser Violeta Maria Garcia Meireles.
    já tenho um menino Gustavo Miguel Garcia Meireles nascido a 23 de Abril de 2010. que acham da combinação Gustavo/Violeta ?

    ResponderEliminar
  19. Uma das meninas Dânia Violeta e filha de uma amiga minha:P muito linda...
    E sim Claudia Sofia na minha opiniao fica bonito. Uma colega minha tem o Simao, o Gustavo e a Marta

    ResponderEliminar
  20. Que giro, a minha filhota chama-se Eva Violeta, nasceu em maio de 2014!
    Agora em 2016, chego aqui e vejo esta combinação que a meu ver é perfeita! Bem mas a história por trás do nome da pequenota, não foi assim tão perfeita! O pai, amava o nome Violeta, eu nem por isso, mais para o não do que para o isso...
    Eu queria muito o nome Cármen... então durante 8 meses de gravidez a bebe chamou-se Carmen Violeta... Já estava tudo assumido, babetes com o nome, toalhas turcas etc...
    Até que me começou a dar uma angustia quanto ao nome, parecia que o meu adorado Cármen, já não fazia sentido algum, que já não combinava com nada! Nem com Cátia ( O meu nome ) para fazer-mos pandân...
    De repente, surgiu-me Eva, sim Eva, feminino, forte, fresco, primaveril, curto, intemporal....
    E que por sinal nem eu nem o pai jamais tínhamos conhecido alguma Eva, ou seja era também uma tela em branco....
    Uma tela para a nossa filha pintar e esborratar á sua maneira.. Sem quaisquer ideias pré estabelecidas acerca do nome...
    E a combinação com Violeta fluiu, pacificamente, pois na minha opinião é uma combinação super enérgica, cheia de vida, um nome jovem, de personalidade forte, super feminino, super fresco e desenjoativo, simples e elegante, mas com raça!
    E acreditem a minha menina é a personificação de tudo isto e mais!
    Beijocas e parabens pelo blog, um espetáculo!

    ResponderEliminar
  21. O nome da minha avózinha😊 é Violeta Odete e eu acho muito lindo.

    ResponderEliminar
  22. O que acha da combinação Lis Violeta?

    ResponderEliminar
  23. Minha Filha chama Violeta ..ela gosta muito do nome..e ela é um doce de menina..

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)