Aparecida

em 30/05/12


A última semana foi praticamente dedicada à compilação de nomes brasileiros e, de forma inesperada, percebi que o nome Aparecida é muito popular no Brasil como segundo nome, pelo menos nas pessoas registadas na lista telefónica online. A Nossa Senhora da Aparecida é uma das Santas padroeiras do Brasil e não é difícil de adivinhar que o nome seja usado em sua homenagem, como invocação, tal como por cá se passou a usar Fátima. E posso garantir que as combinações não eram todas antiquadas, sendo possível encontrar nomes contemporâneos seguidos de Aparecida. Será que o nome continua a ser usado em bebés? 

5 comentários:

  1. Não conheço nenhuma bebê Aparecida, acho bem difícil. Aqui cada vez mais está se deixando de usar nomes santos e usando mais nomes bíblicos, isso não quer dizer q não se use mais, mas diminuiu bastante.

    ResponderEliminar
  2. Não consigo imaginar uma bebé Aparecida. "Sejas bem aparecida!" ia tornar-se demasiado literal! =P

    ResponderEliminar
  3. Algumas combinações que me soam mal:
    Guadalupe Aparecida
    Amorina Aparecida
    Rivca Aparecida
    Ribca Aparecida
    Assis Aparecida
    Sancha Aparecida
    Febe Aparecida

    ResponderEliminar
  4. Eu me chamo Aparecida e não gosto de ter esse nome. Significa aquela q Apareceu, pq a imagem foi encontrada por pescadores em um rio. Estava suja de lodo e escura. Não apareci. O apelido é Cida. Sou nasCIDA de novo. No BR tem cada nome, q só a misericórdia!

    ResponderEliminar
  5. Eu me chamo Aparecida e não gosto de ter esse nome. Significa aquela q Apareceu, pq a imagem foi encontrada por pescadores em um rio. Estava suja de lodo e escura. Não apareci. O apelido é Cida. Sou nasCIDA de novo. No BR tem cada nome, q só a misericórdia!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)