Cristina & Estela, Cristela & Stelina

em 03/05/12


O título do post até estaria mais correto se fosse Cristina & Stela, mas queria reforçar a ideia de antagonismo. Cristina e Estela são dois nomes absolutamente comuns. Cristina é um nome tradicional que está a cair em desuso em parte devido à grande popularidade que teve entre 1960 e 1980. Em 2011, foram registadas 32 Cristinas mas talvez esse número subisse um pouquinho se fossem contabilizados os segundos nomes. Podemos também afirmar que Cristina foi ultrapassado por Cristiana (63 registos), que acaba por ter um som mais contemporâneo e, portanto, mais apelativo. Estela é um nome bastante antigo mas sem grande tradição em Portugal; seria de esperar que ganhasse adeptos com a popularidade internacional da terminação -ela, mas essa tendência parece que se concentrou em Gabriela (393 registos), Rafaela (250) e no mais estável Daniela (331). Durante algum tempo, pensei que era inevitável que Stela passasse a agradar aos portugueses, mas também não aconteceu - foram registadas apenas nove. 
É engraçado como as regras do jogo em Portugal parecem andar contra-corrente, impedindo uma diversidade que seria mais do que bem vinda.  
Se estes dois nomes não conseguem captar a merecida atenção, não tenho esperanças de que Cristela e Stelina o consigam fazer, mas acho que são dois nomes dignos de respeito. Cristela é apontado como um diminutivo francês de Cristina. Aliás, em Portugal, Cristele também é aprovado. Já Stelina é, muito provavelmente, um diminutivo de Stela, é digam lá que não é uma doçura? Outra doçura, que poderia ser utilizado na rubrica "Ai se eu pudesse!" era Stella Maris (estrela do mar). Mas não se pode, e Stela Mar ou Stela Marinha não é, de todo, a mesma coisa [Snif]. Bem, sempre poderia ser estilo hip-hop, Stela Dámaris.  Brincadeirinha. 
Bem, estou a começar a aparvalhar, por isso termino com uma lista de alguns nomes terminados em -tina, crente de que haverá muitos mais:


  • Albertina
  • Altina
  • Argentina
  • Átina
  • Bertina
  • Betina
  • Cesaltina
  • Clementina
  • Diamantina
  • Duartina
  • Eglantina
  • Ernestina
  • Fantina
  • Justina
  • Leontina
  • Martina
  • Sextina
  • Tolentina
  • Valentina
  • Vestina


Pensando em Nomes antigos/Nomes modernos/Nomes alternativos, que conjuntos vos vêm à cabeça?

12 comentários:

  1. Só gosto de Valentina e Clementina :D

    ResponderEliminar
  2. Gosto de Valentina, e conheço duas Martinas (uma com 25 e uma bebé) o que me fez habituar a ele e até gostar, dos outros nenhum me chama muito a atenção.

    ResponderEliminar
  3. Conheço uma Cristela com cerca de 15 anos e o irmão também tem um nome não muito usado, Emanuel.

    ResponderEliminar
  4. Conheço uma Cristela com cerca de 15 anos e o irmão também tem um nome não muito usado, Emanuel.

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho duas amigas que são Cristina e Cristiana. A primeira detesta o seu nome. Os próprios pais não gostam, só lho deram devido à muita insistência da avó. É, para TODA a gente, a Kiki. A Cristiana também não gosta nada do seu nome. "Por favor não me chames isso!". É a Cris. Eu entre os dois prefiro Cristina a Cristiana. É a tal coisa, não sou fã da terminação -ana..
    Também adorei Stella Maris! (:

    ResponderEliminar
  6. Considero Estela um nome muito, mas mesmo muito bom. Conheço uma da minha idade (amiga de infância do meu marido) e fica-lhe mesmo bem. Era também o nome da avó da minha cunhada que, por afinidade, também para mim era a avô Estela e que recordo com imenso carinho (uma senhora com um verdadeiro porte, irrepreensível). Acho um clássico. Cristina parece-me mais moderno, comum na geração que agora está nos 40 (que é a do meu irmão, não a minha). Não me aquece nem me arrefece, mas nunca pensaria ser horrível. Já Cristiana não gosto mesmo nada! Ah! Eu conhecia uma Stella Maris - era a gata de uma amiga :D É lindo, não é?

    ResponderEliminar
  7. Eu conhecia uma Maria Stela que se fosse vivia hoje teria uns 70 e poucos anos.

    Conheço duas Estelas, primas direitas, uma na casa dos 40 e a outra na casa dos 20.

    Cristinas conheço muitas entre os 20 e tal anos e os 50.

    Cristiana não conheço nenhuma.


    Gosto mais de Estela e Stela do que de Cristina ou Cristiana (o que gosto menos)... Talvez por isso goste mais da alternativa Cristela do que Stelina (acho Stela perfeito, logo não vale a pena inventar)

    ResponderEliminar
  8. E já agora, eu gosto bastante do nome Betina... acho muito bonito... mas acho que não há Betinas portuguesas, pelo menos que eu tenha conhecimento...

    Quando penso em Betina, lembro-me sempre de uma personagem na New Wave (lembram-se?) que eu via na minha adolescência... Aliás foi a partir dessa série/novela que também comecei a ouvir mais e a gostar de Letícia... esta história é boa para o post de hoje sobre os nomes brasileiros...

    ResponderEliminar
  9. Celina era o nome da minha avó e o acho bonito apesar de antigo.

    Cristela eu não gosto prefiro Cristal, aqui no Brasil teve uma época q nasceram mtas Yasmin e Cristal.. rs..

    ResponderEliminar
  10. Falta Angelina!
    Destes, o meu preferido é Valentina.

    ResponderEliminar
  11. Qual o significado do nome Cristina? Estela suponho que esteja relacionado com estrela..

    Obrigada :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)