Nomes perfeitos para meninas

em 04/04/12


Regresso ao tema dos nomes perfeitos, que ontem defini como nomes simples, conhecidos por toda a gente, internacionais q.b., que podem ter diminutivos fofos, sem grandes motivos de gozo, neutros e intemporais. Em relação a Isabel e Teresa, acrescentei antigos e históricos, mas não me parecem adjetivos fundamentais. Fica então a lista dos outros nomes que eu considero perfeitos (mas que não são, de todo, os meus nomes preferidos!): 



  • Amália Amélia & Emília - falham no critério da intemporalidade, porque hoje em dia ouvem-se pouco em crianças, mas é uma pena. Muito femininos, delicados, têm uma terminação muito atual; poderiam ser a Mel, a Mili e a Lia.
  • Carolina & Catarina - mas há alguma coisa a apontar a estes nomes?! Hoje gosto mais de Catarina. (Por falar nisso, alguém via The Tudors?) 
  • Diana & Helena - nomes que associo à mitologia têm sempre bónus!! Agora que penso nisso, Luna & Diana seriam um conjunto temático fofo para irmãs...
  • Inês - Inês perde em "internacionalidade", é difícil de pronunciar noutras línguas, mas também não se pode ter tudo!! É curtinho, delicado, tem uma terminação invulgar... Está de bom tamanho!
  • Joana - eu não o usaria porque tive uma overdose de Joanas durante toda a minha vida, mas reconheço-lhe todas as qualidades! 
  • Juliana - é provavelmente o meu nome preferido terminado em -ana. De todos, considero-o o mais distinto, o mais charmoso e feminino. Talvez não preencha totalmente o requisito da intemporalidade, mas como eu conheci uma Senhora Dona Juliana e uma mini-Juliana, consigo faze a associação.  
  • Lúcia Luísa - amo os dois, apaixonada e fervorosamente. Luísa é um clássico, Lúcia é o nome da minha irmã, mas não o adoro por causa disso. É uma palavra latina, tem um significado bonito e muito delicado. 
  • Margarida & Mariana - já me fartei de reafirmar o meu amor por Margarida que, durante muito tempo, foi o meu nome preferido. 
  • Marta & Rita - Martinha e Ritinha. Dos dois, prefiro Rita, porque me parece mais divertido, mas coloco-os no mesmo patamar.  
  • Sara - Pessoalmente, não é um nome que me encha as medidas, mas é com certeza uma bela escolha, que vai ao encontro de todos os critérios acima referidos. Perfeito! 
  • Sílvia - sei que não é consensual, mas talvez por ter lidado com várias Sílvias, de idades distintas, acho que se adequa a toda a gente. Acho que é um dos nomes que tem tudo para ser popular dentro de cinco anos, quando esta coisa da busca pelos nomes antigos se tornar mais acentuada, mas pelo que percebo, poucas pessoas o encaram desta forma. 
  • Sofia - Como segundo nome, não! Acho que é um desperdício de nome. Sofia merece um lugar de destaque, merece ser apreciado!
  • Victória - eu sei que a Luciana Abreu agitou o nome (que, contudo, já se ouvia antes disso), mas já em 2009, numa altura em eu achava que gostava de "poucos nomes", este era um dos que escapavam!


Como dá para perceber, não descobri propriamente a pólvora, porque quase todos são populares hoje em dia, embora uns sejam muito mais do que outros (o trio inicial apresenta números lastimáveis em 2011, tal como Sílvia e Lúcia). Adoraria ainda incluir Elisa, mas ouvi demasiadas vezes a brincadeira "é lisa" para conseguir esquecer; queria incluir Mónica, mas responder-me-ão com a Harmónica - que eu não vejo como ofensa... 
E pronto, é isto, Mylittlestar*! Vou pensar nos nomes perfeitos masculinos e se arranjar em número suficiente, faço um post... Por falar nisso, ninguém quer fazer um post decente sobre nomes masculinos? É que sinto que estou sempre a sugerir os mesmos e não gosto de ser redundante... 

12 comentários:

  1. Concordo em geral com a apreciação feita, menos para Sílvia, para mim Sílvia é típico dos anos 80, talvez porque não conheça outras Sílvias de outras idades.

    Do resto, gosto do primeiro trio e concordo, mas acho que as pessoas não os veêm assim...

    Depois há nomes que não gosto muito, mas é uma opção pessoal: Catarina, Inês, Joana, Sara e Sofia. Não são feios, mas não posso dizer que gosto.

    Acho que a esta lista juntava o nome Laura e Beatriz. Sei que agora Beatriz até cansa, mas não o deixo de achar perfeito... embora não equacionasse escolhê-lo...

    Já agora, eu tenho uma teoria que quem gosta de Inês gosta de Joana... Já que conheço três grupos de irmãs Inês & Joana, por isso acho que os agruparia :P

    ResponderEliminar
  2. Concordo com todos os nomes, esta lista tem alguns dos meus preferidos como Carolina, Magarida, Joana, Helena...e sim tb juntaria Baeatriz, Laura e até Leonor e Matilde, porque apesar de mto usados são nomes mto bonitos...

    ResponderEliminar
  3. Obrigada ;)
    Sou suspeita mas tb acrescentaria Laura!
    Lúcia é um nome que não é adorado, as pessoas não o elogiam freneticamente, mas toda a gente o "aceita" e faz um sorriso quando o ouve, acho que é um nome perfeito por isso mesmo, não causa estranheza nem choca e ate´causa alguma surpresa boa, apesar de como disse, não é um nome adorado!
    Laura ouve muitos mais elogios e é adorado muito muitos,alias...acho que ainda não vi nenhuma pessoa que não gostasse, dai que tb o considero perfeito.
    Claro que continuo a ser suspeita mas nos masculinos insiro João hehehe

    Amália Amélia e Emília para mim são perfeitos (talvez dos mais perfeitos dessa lista) mas infelizmente não é a opinião geral, parece que já estou a ouvir comentários "isso é nome de velha!" (ouvi tantas vezes isto lol)

    ResponderEliminar
  4. Amália é o meu preferido de todos. Mas, ao contrário de todos os outros, seria o nome que encontraria mais resistências, infelizmente... De resto, todos os outros são mais ou menos consensuais.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com a maior parte, só não gosto muito é de Rita, Carolina e Mariana... não são feios mas não me enchem as medidas, para além de que são muito usados.
    Mas os meus preferidos são mesmo Catarina e Joana, que é provavelmente o meu nome preferido acabado em -ana. São ambos muito distintos e femininos na minha opinião.

    ResponderEliminar
  6. São todos bonitos, os que menos gosto são Rita e Inês, por motivos completamente diferentes, Inês por ser um nome pouco expressivo, e Rita por ser muito forte. Mas qualquer um deles é considerado "normal" e clássico.
    Para mim Ana é um nome perfeito, não apenas por ser o nome da minha irmã, mas por ser um nome intemporal, curto, jovem e tradicional ao mesmo tempo.

    ResponderEliminar
  7. Sim esses são todos perfeitos concordo, mas lamento não concordo com quem referiu Beatriz e Leonor, Matilde, estão muito gastos por mais que sejam bonitos mas estarem gastos para mim já são imperfeitos...acho que até é dos piores defeitos de um nome: Estar demasiado vulgar!!Tudo que se torna vulgar perde o seu brilho.

    ResponderEliminar
  8. Carolina, Luísa e Sofia são belos nomes, acrescentaria Bárbara, Júlia, Isabela e Camila na minha lista pessoal atual.
    :)

    ResponderEliminar
  9. como a(o) xoru disse também conheço um par de manas que são inês e joana.

    gosto de júlia, não é vulgar e as pessoas aceitam,

    juliana não!!
    para mim juliana é nome de sopa, (como sabrina é nome de sapato, nunca o poria numa filha) por isso prefiro júlia.


    leticia tem um significado bonito (alegria) e já se começa a ver mais.

    leonor também já se começa a ver.
    conheço uma menina de 1 ano k é leonor e ela diz o seu nome como nonor... é fofo.

    margarida axo k é o mais perfeito da lista:
    nome de flor, significado bonito, diminutivo guida, intemporal: associo a senhoras e crianças. e axo delicado.

    ResponderEliminar
  10. Acho Jordana, Amélia, Helena, Joana, Isabelle, Julia Carolina, Yasmin, Larissa, Bruna, Emanuelle, Natasha, Beatriz, Ana Raquel, Ana, Giulia, são bem prefeitinhos! (:

    ResponderEliminar
  11. Acho Ana, Raquel, Emanuelle, Elisabeth, Mariana, Giulia, Camila, Iasmin, Isis, Jéssica, Rafaela, Raphaely, lindos :3

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)