Nomes estrangeiros permitidos em Portugal
- Fiona -

em 30/04/12



Por volta do ano 2000, houve uma música que abanou a minha estrutura: Fast as you can, da Fiona Apple. Ora, se a música é inesquecível, o mesmo se pode dizer do nome. Ou, pelo menos, é marcante. Maçã (ainda) não é aprovado em Portugal, mas Fiona é - e os que ficaram tristes podem sempre usar como alternativa Fiona Cereja ou Fiona Amora. 
Fiona tem origem escocesa e significa "justa". É o feminino de Fion, que hoje em dia foi "substituído" por Finn, com muito sucesso. O nome Fiona não se enquadra nos típicos nomes usados em Portugal, mas como vocábulo, não anda longe de outros. Infelizmente, só me ocorrem adjetivos pouco dignos, por isso opto por não partilhar... Ah, lembrei-me das palavras Lona e Acetona. Ufa! 
Vantagem do nome Fiona: é um nome muito popular entre os mais novos, que facilmente associarão à esposa do Shrek. Desvantagem:  é um nome muito popular entre os mais novos, que facilmente associarão à esposa do Shrek e não sei se durante a infância as meninas gostarão de ser associadas àquela princesa fofa, mas verde. E ogre... Nos EUA, o nome subiu mais de cem lugares no ranking desde 2001, data de estreia do primeiro filme (na altura, era 414 e em 2010 era 257) mas, sendo um nome próprio com raízes por lá, não creio que haja esse problema. Entre nós, acho difícil escapar à brincadeira, mas continuo a achar um bom nome. Nesta coisa dos nomes estrangeiros permitidos em Portugal, até me parece dos mais fascinantes. É curto, moderno, causa impacto, não é assim tão difícil de combinar com outro nome próprio ou até apelidos e é fresco, jovem. E raro, porque em 2011 só foram registadas duas e em 2014 nem consta da lista de registos.
Para terminar, resta acrescentar que em Portugal são também permitidos os nomes Ionara e Fiama. Não é a mesma coisa, mas também não posso dizer que é muito melhor.

8 comentários:

  1. Eu acho este nome lindo!
    Sim, é facilmente associado á esposa do Shrek, mas eu acho uma personagem amorosa. Pode ser feia e verde, mas por dentro é linda. E é uma princesa!
    Eu era capaz! ;)

    ResponderEliminar
  2. Não sou grande fã de Fiona porque além da associação directa ao sherk, acho a terminação -ona u pouco forte. No entanto gosto muito de Fiama, de que primeiro tomei conhecimento no filme Cracks, no entanto sempre que referio-me e este nome as reacções que não são as mais positivas.

    ResponderEliminar
  3. Não desgosto de todo. É internacional qb e a mim soa-me bem. Sim, é a esposa do Shreck, mas como já disseram, não vejo isso de todo como um problema (:

    ResponderEliminar
  4. Adoro o nome Fiona! É lindíssimo e marcante, acho que mais pessoas deveriam optar por Fiona para os seus bebés, até poderia ser uma boa alternativa para Filipa, não? :P

    ResponderEliminar
  5. Rafael, Filipa não precisa de alternativa ahahahha brincadeira, por acaso gosto cada vez menos de o ouvir, especialmente quando usado como segundo nome, portanto é mesmo uma boa alternativa! :D

    ResponderEliminar
  6. Adoro a personagem da Princesa Fiona, acho o nome interessante, mas para mim o critério da usabilidade deita-o abaixo só pela terminação menos romântica e um pouco forte.

    ResponderEliminar
  7. há uns anos atrás a minha irma mais velha adorava esse nome, so nao o deu á filha pq o marido nao concordava e ficou Eloïse mas na altura tb ainda nao tinha saido o Shrek :)

    Confesso que agora associo sempre ao boneco :)

    ResponderEliminar
  8. @ApaixonadaPorNomes💛26 de outubro de 2015 às 01:49

    Acho muito bonito Fiona, um nome forte e ao mesmo tempo doce, delicado

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)