Duelo de nomes - Isabel vs Teresa

em 03/04/12


Na minha cabeça, há uma série de nomes perfeitos e garanto-vos que, a meu ver, Isabel e Teresa têm lugar garantido nessa categoria. São nomes simples, conhecidos por toda a gente, internacionais q.b., antigos, históricos, podem ter diminutivos fofos, não vejo grandes motivos de gozo (e a esse propósito, sugiro a leitura deste tópico), são absolutamente intemporais e tão neutros que permitem à bebé Isabel e Teresa serem tudo aquilo que quisermos imaginar. Esta coisa da perfeição é muito pessoal e entendo que algumas destas característica da simplicidade e neutralidade sejam desmotivadoras para outras pessoas.


  • Isabel

168 registos em 2011; 137 em 2014
Significado: Deus é saúde
Diminutivos: Bel, Isa, Bés
Alternativas: Isabela, Abela, Belisa, Ilse

  • Teresa

131 registos em 2011;  137 em 2014
Significado: A que une
Diminutivos: Tété, Té
Alternativas: Andresa, Ester, Estrela


Estes dois nomes sempre se usaram em Portugal, mas o seu auge ocorreu em alturas distintas. Teresa estava no top 10 entre 1920 e 1940, e Isabel esteve consecutivamente no top 10 entre 1940 e 1970. Ao que tudo indica, tiveram um pico de popularidade em meados dos anos 70, mas com a chegada da década de 90 abandonaram o top 50.

O que pensam destes nomes? Qual dos dois preferem?

Atualização .- resultado da sondagem:




31 comentários:

  1. É muito difícil escolher porque para mim Isabel e Teresa são iguais (junto ainda Helena)... Concordo com tudo o que foi dito, são nomes intemporais e sem classe social, económica, nada...

    Acho Isabel muito bonito, mas se tivesse que escolher para uma filha, acho que preferia pôr Teresa. Por isso o meu voto vai para Teresa :)

    ResponderEliminar
  2. Eu prefiro Teresa. Acho-o muito mais quente, caloroso, terno e acolhedor. Por isso, se tivesse que escolher entre os dois, ganharia a Teresa sem dúvida =)

    ResponderEliminar
  3. Eu voto Teresa. Gosto dos dois, mas tenho uma Tia-avó Isabel, por isso apesar de conhecer muitas mini Isabéis, associo sempre um pouco ^`a minha tia velhinha. Assim acho Teresa mais jovial! Mas gosto de ambos.

    ResponderEliminar
  4. Quanto à Maria Liz, eu acho tão bonito! Não deve ser fácil, mas também acho que as pessoas dizerem "Que horror isso nem é nome de gente" só dá a entender que não são propriamente muito bem do juízo. Se fosse um nome 'pindérico', descabido ou ofensivo.. Maria Liz é diferente vá, mas não acho que tenha NADA de mal!

    ResponderEliminar
  5. Há pouco não li a história da Maria Liz, sinceramente eu gosto e com Maria como primeiro nome, acho que a bebé/futura adulta nunca vai ficar mal...

    Eu tive uma colega que o segundo nome era Marilis... lembrei-me agora...

    ResponderEliminar
  6. são nomes simples, intemporais e conhcidos mas sinceramente, como nome, não gosto de nunhum... mas se tivesse que escolher talvez fosse para Isabel :)

    ResponderEliminar
  7. Gosto de ambos e é bastante difícil escolher o preferido. São escolhas seguras e clássicas. Acho Teresa mais tradicional e português, Isabel mais frágil e doce.

    ResponderEliminar
  8. Eu acho os dois bonitos mas se tivesse de escolher seria Teresa! Só porque ao longo da minha vida cruzei-me com imensas Isabeis! Para mim esta um pouco "gasto" , de tanto o chamar! :)

    ResponderEliminar
  9. Gosto dos dois mas prefiro Teresa, já agora quais são os restantes nomes que considera perfeitos? Fiquei curiosa nao quer partilhar a sua lista ;)

    Quanto a essa mamã, sei bem pelo que ela passa, já contei aqui que não dei os nomes que queria por causa das pessoas, é muito frustrante, revime nas palavras dela, eu não fui capaz de ir em frente.
    As pessoas dizem coisas mesmo más, consequem ser crueis e indelicadas, com nomes que são normalissimos, mas só porque não se ouvem muito... Isso não sao gostos, tem outro nome e chama-se preconceito...Não é preciso ser Lyonce nem ter K e Y para as pessoas criticarem nomes...a sério...basta fugir a normalidade...Porque tudo que é fora do normal gera muito preconceito no povo português.

    Maria Liz é lindo, as pessoas exageram mesmo, quando eu dizia que gostava de Isaura, Lurdes...diziam que eram horriveis, a minha sogra chegou a dizer para eu nao lhe dar esse desgosto...
    Aceito que não se goste do nome, aceito que sejam nomes diferentes, antiquados, fora de moda, velhos como quiserem chamar mas horriveis? De ser gozados? De dar desgosto? Exagero mesmo...É por isso que já se usam os mesmos nomes no Top ha para ai 10 anos...e nunca mais vai mudar com estas mentalidades.
    Ufa, isto foi um desabafo, é um assunto que ainda mexe comigo....espero que essa mamã consiga ultrapassar.

    ResponderEliminar
  10. Já achei Tereza nome de idosa.. não mudei mto a minha opinião, mas acho q acompanhado do "Ana" fica bem melhor.

    Isabel eu gosto, mas tbm prefiro acompanhado, dessa vez por "Maria".. Rs...

    ResponderEliminar
  11. Mylittlestar, eu que não sou mãe no outro dia também passei por isso quando disse às minhas colegas de trabalho que gosto do nome Fernão. Elas ficaram, "que horror se tiveres um filho não faças isso à criança"... e pronto comecei a pensar que Fernando é um alternativa...

    Outro nome que gosto é Casimiro, eu e o meu namorado começamos a nossa história com base na música numa música que fala de um Casimiro. Além disso eu tive uma bisavó Casimira... Mas é mais um nome que está mesmo fora de questão.

    Se tiver uma menina gostava de pôr o nome Anabela (era o nome da minha mãe), mas como sei que está algo fora de moda... e toda a gente diz que já não se usa... Já pensei pôr Ana Bela, assim se um dia mais tarde quiser ser só Ana pode ser... embora eu não goste especialmente de Ana... mas pronto...

    ResponderEliminar
  12. Eu acho que a coisa ainda é mais grave: se não for o nome escolhido para os seus filhos ou se não for um nome que tenha estado na lista de escolhas, é péssimo.
    Quantas vezes no Fórum do de Mãe para Mãe alguém pede uma opinião, por exemplo, entre Cláudia ou Célia e as respostas, que deveriam ser entre os dois, são "já pensaste em Leonor, foi o nome que eu escolhi..." Tira-me do sério!!!!

    Patrícia, acho que dito em português de Portugal, Teresa fica mais bonito... :D

    My little star, vou fazer um post sobre os tais nomes perfeitos :D

    ResponderEliminar
  13. Não posso deixar de comentar, para dizer que estou solidária com essas questões das discussões de nomes e com o facto de tanta gente se intrometer nos nossos gostos. Pode ser tão avassalador dar ouvidos aos outros que chega a "poluir" a nossa escolha, porque nunca nenhum nome é consensual, já que cada pessoa o associa a algo ou alguém. Deixei que todos opinassem sobre a minha segunda filha, porque estava mais indecisa, mas já não voltaria a fazer isso com um(a) terceiro(a).

    Sobre Teresa e Isabel. Gosto de ambos, mas Isabel para mim é mais terno, mais suave. Além disso, uma associação daquelas que não sei onde fui buscar, Isabel para mim é loira, Teresa é morena. Claro que há milhões de exemplos a contrariar a minha tese, mas é a sensação que os nomes me dão.

    ResponderEliminar
  14. Eh eh, uma das 168 Isabéis é a minha filhota... que esteve 5 dias sem nome, por causa das ditas intromissões familiares... se fosse só eu a escolher talvez fosse Maia, mas temos uma cidade, uma atróloga e uma abelha. Já agora (por causa do comentário acima) ela nasceu loira, o que foi decisivo para a escolha de Isabel, sempre disse que tinha que ver a rapariga antes de escolher o nome. Gosto muito de Isabel!

    ResponderEliminar
  15. Engraçado Mariana, eu também só escolhi o nome depois da minha filha nascer (a segunda filha) e como ela é loira, o nome Isabel estava a vir à cabeça de todos (pai, avós...), resolvemos foi "adocicar" o nome e ficou Isabela. Loira e doce como ela. :)

    ResponderEliminar
  16. Isabela, muito bonito também, e podem sempre brincar com ela, dizendo-lhe que é a Isa, muito bela!

    ResponderEliminar
  17. Isabela é uma das personagens da série "Phineas & Ferb" do Disney Channel. Faz-me lembrar a Rainha Santa Isabel (casada com D. Diniz), a D. Isabel de Urgel (casada com D. Afonso V), a D. Isabel (casada com D. Manuel I) e a D. Isabel (casada com D. Filipe III).
    Teresa é um nome muito bonito! É o nome da minha avó; a minha avó era tratada por Tareca Morena na Universidade.
    Prefiro Teresa a Isabel.

    ResponderEliminar
  18. Gosto dos 2, mas Isabel vence, porque é o nome da minha mãe, é extremamente feminino!

    ResponderEliminar
  19. eu adoro o nome Isabel por esses mesmos motivos e por ser o nome da minha mãe ^^ além que é lindo como segundo e primeiro nome.

    ResponderEliminar
  20. Estou grávida e se for menina vai ser Teresa ou Maria Teresa estamos divididos!? Concordo que apesar de muitas pessoas não gostarem é um nome perfeito :)

    ResponderEliminar
  21. Ola meninas o meu nome é Teresa Isabel é uma coincidência!!! Era me pra chamar Teresa andreia mas ainda bem k chamaram Teresa Isabel mas o k gosto mais é o meu diminutivo é Tété!! ;)

    ResponderEliminar
  22. Filipa eu gostaria de ver um post destinado para o nome Isabel.


    Muito Obrigada pela sua atenção

    Nívive Strauss

    ResponderEliminar
  23. Minha filha sonhou que tinha uma filha chamada Teresa :)
    Obs. Ela já é mãe de um casal, Guilherme e Verónica.

    ResponderEliminar
  24. Ah eu me chamo Isabel, amo meu nome. E quanto as pessoas acharem muito frágeis, é um nome clássico e refinado. Porém eu brigo muito bem kkkkk então acho que meio que não tenho fragilidade...sou leonina so pra constar. E dos cabelos lisos e castanhos... me dou super bem com todos, slu atriz, dançarina, e canto em teatro também. É geralmente nome de gente importante. Sem querer menosprezar Teresa que também é muito lindo e tem cara de ser nome daquelas advogadas finas...

    ResponderEliminar
  25. Muito interessante todo o blog, mas particularmente este artigo.
    Fico feliz por ser esta combinação de nomes considerados "perfeitos", curioso também pelo facto de o meu nome ser Teresa e o da minha querida mãe Isabel.
    Muito bem escolhidos os nomes na nossa família :D

    ResponderEliminar
  26. Por pura coincidência, minha vó materna se chama Thereza e minha vó paterna,que Deus a tenha, se chamava Maria Teresa (Teresinha para os intimos)...Então pra mim Teresa é naturalmente um nome que associo a vovós

    ResponderEliminar
  27. Minha mãe é Isabel, adoro o nome. Já Teresa não faz mesmo parte da minha lista. Tenho duas filhas : Bianca 2007 e Flávia 2014 e gostava de ter um menino que seria André

    ResponderEliminar
  28. Pares perfeitos para Isabel?
    E nome composto com Isabel?
    São sugestões que gostaria de ler aqui :-)


    O meu preferido é, claro, Isabel :-)
    E em breve haverá mais uma ;)

    ResponderEliminar
  29. Gosto imenso dos dois nomes tanto separados ou combinados com outros nomes, os meus pais acharam conveniente combinarem os dois nomes que ficou perfeito.sou a Teresa Isabel e amo muito o meu nome!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)