Os nomes curtinhos não têm personalidade?

em 16/03/12


Ontem passei os olhos por um post do Fórum de Mãe para Mãe, onde uma futura mamã contava que uma amiga lhe tinha dito que Lia era um nome "sem personalidade". Eu até entendo o que é que a tal amiga queria dizer, mas acho que é mais uma questão de falta de habituação do que outra coisa qualquer! Apesar de não concordar diretamente com a afirmação, já disse mais do que uma vez que alguns dos nomes curtinhos me parecem mais interessantes com diminutivos do que como nome próprio. É simplesmente uma questão de gosto! Baseando-me na lista de nomes curtos mais populares de 2011, proponho algumas alternativas mais longas: 




  • Bia - Abigail
  • Ema - Emiliana
  • Eva - Evelina
  • Flor - Floriana
  • Íris - Dâmaris
  • Isa - Heloísa
  • Isis - Ianesis
  • Iva - Ivânia
  • Lea - Leanor
  • Lia - Amália
  • Luna - Lumena
  • Luz - Luzia
  • Mara - Almara
  • Mia - Mariamar
  • Nina - Eponina
  • Noa - Eleonora

Depois de ler as dezenas de comentários, também conclui que algumas pessoas valorizam em demasia a questão do "gozo" face a determinados nomes. É evidente que alguns nomes estão mais sujeitos a brincadeiras do que outros, mas foram citados algumas piadas "ofensivas" que não lembravam nem ao menino Jesus... Relax, gente! 

15 comentários:

  1. Sem ser o Isa que prefiro Heloísa e o Bia que como nome não me cheira muito. Gosto mais dos nomes pequeninos que dos maiores que foram apresentados.

    Agora nunca tinha era ouvido falar de Eponina...

    ResponderEliminar
  2. Eu percebo essa questão no geral, mas acho que se falarmos de casos em concreto, mesmo de pessoas que conhecemos, por exemplo essa Lia, a Ana (Filipa), a Ema (da Sophie), por aí fora, o problema desaparece. A meu ver! Parece-me que o nome mesmo sendo pequenino associado à pessoa que o tem ganha logo essa personalidade ;)

    ResponderEliminar
  3. Em Novembro passado tive uma filha que esteve 5 dias sem nome tal foi a dificuldade em lhe dar um, escrevo isto porque estão nesta lista dois nomes que tinhamos em mente - Isa e Mia e mais um, que era o meu preferido - Maia, acabamos por não escolhê-lo precisamente pelas possíveis piadas, entre a abelha, a cidade e a astróloga... Desistimos dos nomes pequenos, ficou Isabel, que é, na minha opinião um clássico mas belo nome.

    ResponderEliminar
  4. Olá Mariana! Desculpe a curiosidade, mas quando foi para a sala de partos tinha algum nome definido e depois arrependeu-se, ou não tinham conseguido chegar a uma decisão?
    Eu gosto muito de Isabel, portanto acho que a sua pequenita ficou a ganhar :)

    ResponderEliminar
  5. Olá, não tinhamos nome definido, só algumas hipóteses dependentes da cara dela... quando ela nasceu achei que tinha muito de Mia ou Erica, mas Isabel foi o favorito, nunca pensei que fosse tão difícil, para rapaz tinhamos apenas 2 nomes escolhidos, e mesmo assim ia dar discussão entre pai e mãe...

    ResponderEliminar
  6. Ñ acho nada k nomes pequenos ñ revelem personalidade, e acho Lia um nome mto bonito...
    Como a compreendo Mariana, estou grávida do meu primeiro filho ou filha e tem sido uma guerra p escolher nomes, acho k a criança nasce e ainda ñ chegamos a consenso :), mas Isabel é um nome lindíssimo.

    ResponderEliminar
  7. Olá, há tempos pedi dicas para o nome de um bebé irmã/o de duas meninas Maria e carolina. Era só para dizer que já nasceu, é rapaz e chama-se Vicente :)
    Obrigada pelas dicas
    Ah e nós também fomos para o parto sem saber o nome ( nem o sexo de bebé )

    ResponderEliminar
  8. Acho q depende mesmo do nome essa questão de personalidade.

    O nome Íris pra mim é bem marcante e de personalidade, já não acho o mesmo de Nina, Luna.. que parecem apelidos (esqueci novamente o nome q vcs chamam 'apelidos' desculpa. Rs)

    ResponderEliminar
  9. Nomes sem personalidade existem mas não tem a ver com serem curtos, desses acho que Íris,Eva, Luna e Luz tem mais personalidade que as alternativas

    ResponderEliminar
  10. onde está a lista de nomes admitidos que se podia consultar aqui? não a vejo nem de lado nem no indice

    ResponderEliminar
  11. Ana, obrigada pelo alerta, tinha apagado o link, sem querer mas já o coloquei na barra lateral e também no índice.

    ResponderEliminar
  12. Mafalda, muitos parabéns pelo pequeno Vicente!! Posso adicioná-lo na lista de anúncios de nascimento? ;)

    ResponderEliminar
  13. Eu amo o nome Lia. Acho lindooo, masmo sendo curto não quer dizer não tenha personalidade. Eu tb li esse post e acho que Lia fica bem assim, sem outro nome, até porque não grande fã de 2 nomes, principalmente quando são os dois fortes, acho um desperdício e até um bocado piroso... (sem ofensa)

    ResponderEliminar
  14. Os nomes que eu não "chamaria" diminutivos:
    Ema
    Eva
    Íris
    Isis
    Lia
    Luna
    Luz
    Mara
    Mia

    ResponderEliminar
  15. Ao contrário. Nomes curtos podem estar a demonstrar mais personalidade por indicarem um espírito mais livre e desapegado às convenções.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)