Ximena

em 14/03/12


Há pouco tempo, por sugestão da Sónia, o nome do dia foi Simone. O post teve poucos comentários o que costuma indicar alguma indiferença face ao nome. Então e o que dizer de Ximena, que alguns apontam como a versão medieval castelhana de Simone? (para ser exata, indicam Ximeno como versão de Simão; por associação, Ximenes/Jimenes será Simões?)
Nos EUA, a letra X está em alta e as celebridades ajudam a consolidá-lo - por exemplo, os três meninos da Angelina Jolie têm todos X's: Maddox, Pax e Knox. Em Portugal, o X parece reservado apenas a Alexandre (e às suas variantes) e a Xavier; em 2011, os nomes femininos registados com a letra X e que são autorizados em Portugal foram Alexandra, Aléxia, Aixa, Aleixa e Xénia. Não houve uma única menina registada com Ximena mas, em contrapartida, houve 31 Simones (na Espanha, foram registadas 1147 Jimenas, durante o ano de 2010). Em 2014, continua a não haver registos de Ximena entre as meninas portuguesas. 
Apesar de ser difícil desvincular Ximena do castelhano, não vejo isso como algo incontornável e quanto mais me aproximo do fim do post, mais me começa a agradar. Resumidamente, a pequena Ximena teria um nome "maria-rapaz", por causa da associação do X aos nomes masculinos; ao mesmo tempo, tem uma terminação muito delicada e intemporal, tal como Madalena, Milena ou Helena. A Ximena poderia ser a Xi, a Ximi, ou a Mé.

Estou a ser demasiado optimista ou temos aqui um nome vencedor?

10 comentários:

  1. Gosto do nome Ximena, mas não consigo pensar em Ximena sem me lembrar da personagem da Nívea Maria na Pedra sobre Pedra... Eu sei que já se passaram muitos anos (20 talvez)... Mas para mim Ximena será sempre a Nívea Maria... Acho que nunca mais me esqueci disto porque era o único nome feminino que eu conhecia a começar por X :P

    Mas gosto, mas continuo a preferir Simone que adoro sem dúvida... mas poucos partilham este meu "amor"...

    ResponderEliminar
  2. Ximena, não sei Shimena ficava melhor, torço sempre o nariz quando vejo nomes começados pela letra X, apesar de gostar bastante de Xavier, mas Ximena, não é um nome muito mau :)

    ResponderEliminar
  3. Gosto, gosto muito! (: Tenho vindo a gostar cada vez mais do X (ando a tentar "matar" o Xaninha que me persegue, mas continuo a gostar muito do X). Faz-me lembrar Dom Ximenes Belo, é mesmo a única coisa que me vem à cabeça.. E prefiro a Simone, nunca fui muito fã do nome ;)

    ResponderEliminar
  4. O X inicial não é muito feminino, não é que seja feio, mas prefiro Filomena, um nome também não propriamente popular, mas mais delicado.

    ResponderEliminar
  5. Na verdade, Ximena é a forma Portuguesa do nome. Em castelhano é "Jimena".

    Acho que é um dos nomes medievais que está à espera de ser revivido, juntamente com Sancha, Mécia, e Elvira :)

    ResponderEliminar
  6. Quanto mais medieval, melhor ;) Ainda assim, Ximena continua a derivar do castelhano (e talvez o X seja por aproximação ao galego)?

    ResponderEliminar
  7. Xana não é nome admitido? Parece-me que havia personagem nos Morangos com Açúcar há quatro anos com esse nome eheh.

    ResponderEliminar
  8. A respeito do nome Ximena,forma feminina de Ximeno (ver Simeão):
    Simeão, do hebraico Shim'on, " o que escuta, o que cumpre um voto". Diferentes grafias: Simeón (espanhol); Siméon (francês); Simeon (inglês); Simeone (italiano). Outras formas: Jimeno, Ximeno, Simão.
    Para o nome Simão, encontrei outra etimologia: do grego Simón, derivado de Simós, "narigudo". Outras grafias: Simon (alemão, francês, inglês); Simón (espanhol); Simone (italiano). Outra forma: Simeão.
    Observei uma certa confusão entre Simeão e Simão, mas acho que são nomes distintos de sonoridade parecida. No Brasil Simone é usado somente para mulheres.

    ResponderEliminar
  9. Simone, todas as fontes que consultei mencionam uma ligação entre Simão e Simeão!

    ResponderEliminar
  10. http://bfachada.bandcamp.com/track/crus

    se tivesse uma menina, Ximena seria.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)