Nomes estrangeiros admitidos em Portugal
- Álison -

em 29/03/12

Geneviève Alison Jane Moyet

Não há como negar que Alice e Alícia são nomes populares: Alice teve 417 registos (24.º lugar) e Alícia 165 (51.º). Mas e o que dizer de Álison, a versão portuguesa do nome Alison, de origem escocesa, e que é um diminutivo de Alice, pelo que também significa "nobre"? Parece-vos mais próximo de Nélson ou de Alice? Ou seja, apesar de termos tendência a achar que os nomes estrangeiros são modernos, este parece-vos atual ou um bocadinho fora de moda? Nos EUA, Alisson ocupava a 38.º posição do ranking de 2010. 
Em Portugal, em 2011, Álison teve apenas um registo; acho que o acento não ajuda a tornar o nome graficamente apelativo, mas, por outro lado, há gente que praticamente só tem o acento no bilhete de identidade. O diminutivo Ali é encantador e a terminação é raríssima nos nomes femininos (-son por norma até é masculino, "filho de"). 

Já agora, o  que pensam de Alcíone, também feminino? Na mitologia, Alcíone era a filha de Éolo, rei dos ventos, e é citada em Camões, em Rimas, diz o DOE, e é ainda citada como a mais brilhante das Plêiades.  

8 comentários:

  1. Normalmente acho que os nomes estrangeiros são pirosos em Português mas este até funciona bem. Como referiste, é parecido a Nélson.

    Só espero que não cheque cá a moda das Madisons, Addisons, e Emersons para menina! Valha-nos a Lista de Nomes Admitidos xD

    Alcíone é bonito. Talvez para homenagear um Alcides ou uma Alcina?

    ResponderEliminar
  2. Eu cá não gosto muito. Talvez por me fazer lembrar Wilson e mesmo Nelson, de que não sou fã. Já o diminutivo Ali gosto muito (:

    ResponderEliminar
  3. Alison/Alisson só conheço meninos, não me acostumo com uma menina chamada por este nome.
    Alice gosto mais q Alícia.

    ResponderEliminar
  4. O único registo qe houve foi o da minhA bebé *.* fiqei super orgulhosa de saber qe tinha sido apenas o dela a ser registado em 2011 :)

    ResponderEliminar
  5. Marta, literalmente, um nome exclusivo para uma criança única :D

    ResponderEliminar
  6. Marta Afonso, sua bebé é Álison qualquer coisa ou só Álison?

    ResponderEliminar
  7. O nome Alison, me faz lembrar Alison DiLaurentins

    ResponderEliminar
  8. No Brasil, geralmente usamos a grafia "Alisson" como nome masculino.
    Para meninas, gosto de Alícia, mas como no Brasil sempre tem alguma brincadeira do tipo:"Alícia, delícia", eu não penso em colocar. E Alice, acho lindo, mas foi o nome de uma tia da minha mãe e já renderam homenagens a esse nome na família (risos).

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)