Nome do dia: Corália

em 03/09/15


Texto publicado originalmente a 21 de Março de 2012

Fashionista que é fashionista já se fartou de escrever a palavra "Coral" nos últimos meses. E numa rápida deslocação ao Mar Shopping, constatei que elas tinham razão - todas as lojas estão pintalgadas dessa cor que eu anteriormente conhecia como salmão... Ora, se as roupas estão na moda, por que não colocar o nome na moda? Como seria de esperar, os portugueses não podem registar Coral - o que é lamentável. Mas Corália é aprovado e, derivando da palavra latina corallium, mantém o mesmo significado. A pequena Corália poderia ser a Cora - nome também aprovado, mas que não está relacionado com o anterior - ou Lia. E teria um nome delicadíssimo, cheio de feminilidade, retro, com um significado muito bonito. Maria Corália, em vez de Maria Mar [ou Maria do Mar] era uma escolha mais ousada e, a meu ver, elegante. 
Nos últimos anos, não foi registada nenhuma bebé com o nome Corália, o que não é, de todo, surpreendente. Os nomes terminados em -ália não estão propriamente no auge e a pressão para que escolhamos um nome "normal" teima em não diminuir... 



20 comentários:

  1. Gostei de Corália, e ainda gostei mais de Maria Corália que também acho mais interessante que Maria Mar... Acho mal é agora as cores mudarem de nome :P

    Eu costumo associar Corália a outro nome também pouco comum e que gosto Corina.

    ResponderEliminar
  2. Este post é mesmo fashion :D A minha mãe tem uma amiga chamada Maria Corália, uma senhora na casa dos 60. O petit nom é Coralinha. Gosto muito do nome!

    ResponderEliminar
  3. Eu prefiro Maria DO Mar (o 'do' pra mim faz toda a diferença neste conjunto)
    Mas Maria Corália é giro.

    ResponderEliminar
  4. Por acaso não conheço nenhuma Corália, mas acho bastante delicado (:
    E essa do coral.. Eu já há anos que tenho o quarto pintado de salmão, mas agora sou fashion e posso dizer que ele é coral! =P

    ResponderEliminar
  5. A única Corália que conheci é romena, acho o nome engraçado, mas ñ usaria numa filha...Ah tenho as minhas unhas pintadinhas de coral :)

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito de Maria Corália, é romântico e poético. Maria Mar ou Ana Mar para mim não têm tanto charme nem carisma como Maria Corália.

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito de Coralia e Coral tb! Acho muito feminino e delicado.. Eu que adoro nomes antigos não hesitaria usar um ou outro numa filha minha :)

    ResponderEliminar
  8. Gosto do nome, é delicado e feminino :) Quanto à cor, coral e salmão não são exatamente a mesma coisa, o salmão tem uma tonalidade mais clara e rosada que o salmão

    ResponderEliminar
  9. Lembrei agora da Cora Coralina, grande escritora poetisa brasileira.

    Por ouvir tanto Cora Coralina, prefiro Coralina a Corália.

    ResponderEliminar
  10. Acho graça a Maria Coral. Muito fashion, de facto! :)

    Já agora aproveito para mudar o meu nome de C. para Rose.

    ResponderEliminar
  11. Eu vou explicar a coisa do coral/salmão: da primeira vez que ouvi, associei coral a azul! Eu sei, eu sei, fui bronquita hehe

    Esqueci-me de Coralina e até de referir Coraline, nome muito bem cotado entre as name-lovers americanas, e que quase sempre é apontado como gralha do autor Neil Gaiman, que pretendia escrever Caroline!

    ResponderEliminar
  12. Corália é geralmente nome de ciganas. Os meus pais queriam meter-me esse nome mas felizmente chegou um amigo deles que lhes sugeriu Marta também por ser internacional. E assim tive a sorte de não ficar Corália :)

    ResponderEliminar
  13. Gosto muito de Coralina. A terminação "ina" parece-me mais portuguesa e tradicional. Eu sou mãe de um Sebastião e vou ter uma Evelina.

    ResponderEliminar
  14. Ana Mafalda, adoro Evelina, muitos, muitos parabéns pela escolha!!

    ResponderEliminar
  15. Desconhecia esse pormenor em relação à Coraline de Neil Gaiman. A meu ver correu bastante bem a gralha!

    ResponderEliminar
  16. Acho Corália um nome delicado mas não sei até que ponto se enquadra nos nomes da atualidade...

    Já agora queria pedir uma opinião em relação a uma combinação de nomes talvez, invulgar, diria eu! Mas que adoro!

    MIRIAM LIZ! Gostava muito de saber a vossa opinião e, talvez, outras sugestões

    ResponderEliminar
  17. Gosto de Corália, é um nome elegante e raro (só conheço uma Corália, de sessenta e poucos anos).
    Também gosto do nome Cora. Mas os nomes Corina e Coralina não me agradam (acredito que sejam formas derivadas do nome Cora).

    ResponderEliminar
  18. Neste momento, acho que Lis / Liz é daqueles nomes que funcionam bem seja qual for a combinação!

    ResponderEliminar
  19. Gosto de Coral (apenas não sei se para menino ou menina), já Corália não me atrai muito menos Maria Corália.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)