Nomes estrangeiros permitidos em Portugal
- Tierri -

em 08/02/12


Não sei se anda por aí alguém que preste a mínima atenção a futebol mas, se sim, já devem ter ouvido o nome Thierry Henry, um futebolista francês cheio de pinta, que eu sempre achei que tinha um nome engraçado, por rimar, e que se enrola na língua de tal forma que parece que estamos a pigarrear. 
Na verdade, o futebolista chama-se Thierry Daniel Henry e tem uma filhota chamada Tea. Giro. 
O nome Thierry, que em português é aprovado como Tierri, é uma variante de Teodorico, que significa "governante do povo". E quem é que está ligado a Tierri? O McDreamy de Grey's Anatomy, Derek. Porque Derek vem de Dietrich que é uma forma moderna de Theodoric. Doric, Derek. 
Acho que é fácil de perceber que não é um nome português, mas o duplo R torna-o um bocadinho "nosso". É quase como se estivéssemos a dizer T.R.I. e, por isso, acho que até combina com nomes tão tradicionais como João, Pedro ou Miguel. 
Sendo usado como primeiro nome, é fácil de soletrar, fácil de entender e fácil de dizer. Melhor é difícil. Em 2014, foi registado em cinco meninos. 

9 comentários:

  1. Lindo nome, sempre fui encantada com Tierri ou Thierry, a grafia pra mim tanto faz.

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto de Tierri e muito por causa do Thierry Henry (ele era/é tão fofinho)... E talvez por isso, acho que para mim é Thierry e não Tierri... Talvez se começasse a ser mais utilizado, eu me habituasse a esta grafia aportuguesada...

    ResponderEliminar
  3. O bebé da Sónia Tavares e do Fernando Ribeiro vai chamar-se Fausto.

    http://aeiou.caras.pt/famosos/2012/02/08/nos-bastidores-de-uma-producao-com-sonia-tavares

    ResponderEliminar
  4. Adorei, adorei... cada vez mais gosto do nome Fausto, até é um dos nomes que penso considerar se um dia engravidar de um menino...

    Aliás, há dias que ando para sugerir à Ana Filipa, fazer o nome do dia Fausto e Fernão... aliás esta dupla Fausto e Fernão é muito musical... yupi :D

    ResponderEliminar
  5. Uau! Depois de Pilar, mais um nome pouco convencional! Adoro estas escolhas inesperadas! Palminhas!! :)

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de Tierri, acho muito fofo.
    De Fausto não gosto, tal como não gosto de Pilar, mas têm a minha admiração por serem originais e terem coragem de fugir ás tendências!
    O Sérgio Rosado também vai ser pai novamente, já tem um Ian, agora é uma menina esperemos para ver, pelo nome do 1º filho e dos sobrinhos (Kelly e Kevin) vem aí algo inesperado ;)

    E por falar em Famosos, há quanto tempo a Jennifer Garner está grávida? Nunca mais nasce!

    ResponderEliminar
  7. o meu segundo filho chama-se Tierri Rafael sempre gostei deste nome, nasceu no passado dia 27 de Outubro, tenho uma menina a Camila Luísa nascida a 6 de Março de 2010
    Camila&Tierri :)

    ResponderEliminar
  8. O meu filho chamasse Thierry Henry eu adoro o nome dele.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)