Susana

em 23/02/12


Ó Susana, não chores mais por mim... Alguém se lembra desta música? A Susana Maria que andou comigo na escola lembra-se, de certeza! Susana significa "lírio" ou "açucena" (símbolo da pureza), e fico sempre espantada quando revejo este significado, porque inexplicavelmente, não consigo associar Susana a flores... 
Trata-se de um nome muito comum em Portugal e é provável que toda a gente conheça pessoalmente uma Susana, mas está em declínio. Vejamos: em  1976, teve 3390 registos; teve 1062 em 1980 (num espectacular 7.º lugar!) mas, os dados oficiais de 2011 mostram que teve apenas 38 registos, menos um que Rebeca, tantos como Petra, e mais um que Emília. Em 2014, desceu ainda mais, ficando-se pelos 19 registos. 
Na minha opinião, é um nome agradável de pronunciar e delicado. Gosto do diminutivo Su (e lembrei-me agora dos meus livros de inglês do 5.º ano, que relatavam as aventuras de um grupo de amigos, e uma das meninas chamava-se Sue!) e já que falamos disso, em Portugal, Susi e Susete também são aprovados. 
Talvez por não ter muitas Susanas na minha vida, parece-me uma pena que não seja mais utilizado...

  • Grau de usabilidade: 16


15 comentários:

  1. E quem não se recorda do hit de 1984, "Susanna" pelos holandeses The Art Company ou a versão dos Queijinhos Frescos "Susana, não gastes o espelho"

    ResponderEliminar
  2. Esse grupo de amigos era uma Susan, um Patrick e uma Karina ou Karini??? É que nunca me esqueci desses amigos do meu livro de inglês, bem acho que me falta algum amigo.

    Conheço algumas Susanas, no entanto não conheço nenhuma avalanche delas :P Também acho o nome agradável :)

    ResponderEliminar
  3. Gosto de Susana mas, sem dúvidas, Açucena é bem mais bonito.
    :)

    ResponderEliminar
  4. Sou Susana e gosto do meu nome :)
    É pena não haver mais. E o meu apelido é o nome de uma flor.

    ResponderEliminar
  5. É mesmo daqueles nomes que toda a gente conhece alguma! Penso que nos anos 70 deve ter havido alguma moda, pelo menos na minha zona, pois todas as que conheço estão na casa dos 30 anos. É usável, agradável, mas pessoalmente acho um pouco ultrapassado, tal como Sandra.

    ResponderEliminar
  6. Conheço uma Susana Cristina :)

    ResponderEliminar
  7. Eu sou uma Susana :) O nome deriva do hebraico, shoshana, que em algumas traduçoes significa lirio branco 8q remete a tal pureza). Pessoalmente acho um nome forte e que de maneira alguma remete-me pra flores, como msm disseste. Nao sou fã do meu nome, admito. Nunca gostei muito, mas adoro os diminutivos que dá para fazer :) Adoro que me chamem de Sue!! Ou Susaninha, acho querido.

    Aos 15 anos deu-me a breca e ralhei os meus pais por terem escolhido tal nome, mas ainda assim agradeci por nao me terem chamado sonia ou sandra...lembro de ter andado uma epoca a dizer que me queria chamar Mariana haha

    Mas olho-me no espelho e vejo-me mais como uma Raquel ou Ana ou até Catarina. Quem sabe Helena? Enfim, nao tenho nada contra o meu nome, mas tb nada a favor. Quer dizer, a unica coisa a favor é o seu bonito significado :)

    ResponderEliminar
  8. Eu sou uma Susana Maria e não gosto nada.
    Amigos próximos chamam-me Su e alguns Susaninha.
    Susana não é, para mim, tão mau como "Sandra" ou "Sónia" mas não é elegante nem clássico.
    Em Espanha é mais normal que por cá.

    ResponderEliminar
  9. O meu nome é Susana e tal como foi dito, nasci na década de 70 e sempre tive várias Susanas nas minhas turmas. Não gostava muito do meu nome, mas nos últimos anos dei comigo a gostar cada vez mais. Hoje em dia, acho que é um nome muito bonito e aqui há dias cruzei-me com pequenita chamada Susana na FNAC e achei que lhe ficava "a matar".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu nome é Suzana e ele é Hebraico, significa pura como um lírio e é um nome bíblico eu amo meu nome

      Eliminar
    2. Meu nome é Suzana e ele é Hebraico, significa pura como um lírio e é um nome bíblico eu amo meu nome

      Eliminar
  10. Meu nome é Suzana e eu acho meu nome lindo

    ResponderEliminar
  11. Eu sou Susana e gosto muito. É um nome delicado e elegante.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)