Filhos dos famosos portugueses - Pilar

em 11/02/12


Já nasceu a pequena Pilar, filha da atriz Diana Chaves e do futebolista César Peixoto, que já era pai de Rodrigo.Já escrevi isto uma série de vezes, mas nunca é demais repetir: gostei da escolha, não só por gostar do nome, mas principalmente por ser inesperado! Acham que esta escolha poderá aumentar a popularidade de Pilar, que em 2011 teve apenas 14 registos?

Atualização: no ano seguinte a este nascimento, Pilar entrou para o top 100 de nomes mais registados em Portugal, chegando aos 54 registos. Em 2014, já ocupava a 71.ª posição e o número de registos tinha subido para 80, pelo que é óbvio que o mediatismo da Diana Chaves deu grande visibilidade ao nome. 

11 comentários:

  1. Parabens à Diana...se aumenta a popularidade nao sei! Mas pelo menos passa a ser mais ouvido!

    ResponderEliminar
  2. Duvido muito que aumente, é preciso gostar do nome e a maioria das pessoas que conheço não gosta.
    Ninguém vai dar um nome diferente só porque uma famosa deu , se não gostar do nome.
    Quando foi com a Diana Pereira e Mel toda a gente queria , porque toda a gente se encantava com Mel! E Mel só não aumentou porque não existe, mas aumentaram as Melissas, e Melinas.
    Duvido que aconteça com Pilar, que ao contrário de Mel é um nome muito agressivo.
    Parabenizo a escolha diferente, mas acho o nome feio. E nem é bom pensar em diminutivos para Pilar...Espero que lhe chamem sempre Pilar e pronto.

    ResponderEliminar
  3. LOLOL Ri-me com os possíveis diminutivos de Pilar :D

    ResponderEliminar
  4. Pilar só conheci uma, prima afastada de família. Eu gosto do nome, e não tão pouco me lembraria dessas hipóteses, mas já sabemos como são as crianças..
    E já se falou tanto no nome que eu até julgava que a pequena até já tinha nascido, fiquei surpresa com a notícia! =P

    ResponderEliminar
  5. É inesperado e gosto! Podem aparecer algumas, mas não acredito que se torne moda. Para mim, não sei porquê, tem um toque espanhol, pois a Pilar que conheço é espanhola. É um nome forte e sereno. Parabéns aos papás.

    ResponderEliminar
  6. Pois é mas as crianças são danadas para estas coisas e este nome não lhe vai dar descanso nos tempos de escola!
    Não é maldade nem perversidade é simplesmente óbvio. Vai ser inevitável não lhe tirarem o "R" para serem engraçadinhos...
    E até mesmo o diminutivo Pipi...enfim, é um nome terrível para uma criança.
    Em adulta acredito que seja mais um nome normal.

    ResponderEliminar
  7. Não sei onde devia colocar isto, porque não tem muito em comum com este post, fora uma alcunha sugestiva, mas cá vai.

    Uma prima minha de Inglaterra teve a sua primeira filha e deu-lhe o pior nome imaginável. A pobre menina chama-se Cobra. Sim, Cobra. É horrível. Uma cobra (palavra portuguesa) é um snake, e as cobras de capelo (aqueles venenosos que têm capucho e que se erguem) é que são as tais ditas "Cobra", ou seja, ainda pior. As conotações são feias (traição, veneno, violência), o som também e, um snake será sempre um eufemismo para uma certa parte anatómica do macho. As insinuações quando ela for adolescente vao ser terríveis. Tenho tanta tanta pena desta criança, acho que serve de lição que deviamos tratar os nomes dos nossos filhos como indivíduos separados de nós. Vê-se cada vez mais na Inglaterra pais a chamar os filhos nomes que revelam que pensam neles como acessórios ou animais de estimação, e não adultos futuros. Sou contra qualquer tipo de censura, mas ao menos em Portugal, a minha prima seria proibida de chamar um nome à filha que lhe prejudicará muito no futuro. :(((

    ResponderEliminar
  8. Katebee, realmente... coitada da menina! Cobra é realmente um nome estranho, com uma má conotação, tem um significado quase universal de símbolo do mal, é mesmo uma má escolha...Também sou totalmente contra a censura, mas neste caso era bom este nome ter ficado apenas na lista das hipóteses...Aposto que toda a família ficou surpreendida ou já tinham ouvido este nome numa criança? Acredito que não será um nome apreciado pela maioria das pessoas...Uma bebé familiar de uma amiga minha nasceu este ano, na Bélgica e chamaram-lhe Nikita. Apesar de me parecer um diminutivo, quase um bom nome para um animal de estimação, é bem melhor (mil vezes)que Cobra!

    ResponderEliminar
  9. A pequena Pilar é bem capaz de ter de aturar muitas brincadeiras dos colegas, mas acho que disso ninguém está a salvo. Na minha escola havia um conjunto de irmãos e primos cujo apelido era Pita. Lembro-me, claro, de muitos risinhos, mas não mais do que o Brito ser Cabrito ou o Mesquita ser Mosquito...
    Já Cobra não dignifica ninguém, mas talvez os pais tenham uma explicação muito razoável :)
    Nikita não é mau, apenas demodé...

    ResponderEliminar
  10. Chamo-me Pilar. Na minha família não ligamos muito aos diminutivos, mas de vez em quando chamam-me Pi. Só recentemente é que comecei a gostar do nome, porque quando era pequena não conhecia nenhuma Pilar, e os meus colegas às vezes "brincavam com o nome". Hoje, com mais maturidade, já olho para o meu nome com outros olhos, e nunca conheci ninguém que não adorasse Pilar. Isso deu-me, de certa forma, mais confiança e passei a adorar o nome. Agora, espero que não se torne popular como Beatriz, Leonor, só por causa da bebé dos famosos... Uma das razões por que gosto de Pilar é porque é raro :)

    ResponderEliminar
  11. Decidimo nos por este nome ja ha uns 5 anos (nao foi tao rapido como quando escolhemos Xavier).. a seguir veio a Diana Chves e escolheu exatamente o nome que queriamos o que queria dizer maior visiblidade ou seja aumento de Pilares nos proximos anos! Desistimos! E ainda bem pois aqui na França com o sotaque frances ficaria ridiculo! Mas nao deixo de ter um carinho especial pelo nome!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)