Duelo de nomes - André vs Daniel

em 09/02/12


Duelo ingrato, não concordam? André e Daniel são dois clássicos-modernos, que se ouvem sempre mas que não parecem demasiado populares. Considero-os intemporais, conheço, aliás, pessoas de diferentes gerações com este nome e acho que se encaixa sempre muito bem. Os dois têm vindo a ganhar popularidade ao longo dos anos e acho que dificilmente deixarão de se ouvir, embora acredite que Gabriel e Rafael vão continuar a ser mais populares que Daniel, por serem mais frescos.


Popularidade
Apesar de serem nomes que podem ser encontrados nas gerações mais antigas (Daniel é um nome bíblico com muita relevância e todos conhecemos a "Loja do mestre André, certo?), a popularidade aumentou consideravelmente a partir da década de 70.
André foi ganhando enorme visibilidade e, no início da década de 90,  ocupava a 4.ª posição do ranking de nomes masculinos mais registados em Portugal, mantendo-se no top 10 até 2003. Neste momento, atravessa uma fase de diminuição da popularidade e em 2014 ficou na 29.ª posição, sendo alvo de 492 registos.
Daniel, por seu lado, só chegou ao top dez numa ocasião, que ocorreu em 1996. Esteve no top 20 até 2009 e em 2014 ocupava a 27.ª posição, com 542 registos.

Significados
Ambos são internacionais, embora a grafia de Daniel sofra menos alterações nas diferentes línguas. Gosto muito do diminutivo Dani, e não gosto nem conheço nenhum diminutivo especialmente fofo para André.
André significa "forte e másculo" e como alternativas sugiro Andrés, Andreo, Indra ou Tomé, Daniel significa "Juiz de Deus" ou "Deus é o meu Juiz " e poderia ser substituído por nomes como Danilo, Anielo ou até Ariel. 
Para terminar, uma curiosidade: é frequente ouvir-se dizer que há mais de 36 santos com o nome André!


Qual destes nomes preferem? 


Resultado da sondagem:



18 comentários:

  1. Sim é um duelo ingrato, gosto dos dois, votei em Daniel porque me imagino a escolher o nome Daniel para um filho e o mesmo já não acontece com André.

    Realmente acho que uma das vantagens de Daniel é ter uma grafia internacional. Acho que é um nome ideal para um português que viva no estrangeiro dar a um filho... é bem português e bem internacional :D

    ResponderEliminar
  2. Para mim é ingrato porque não aprecio nenhum. André traz-me um sentimento estranho.. Não vou dizer 'recordações' porque não é bem isso, tem mais a ver com ainda nunca ter conhecido nenhum André que "prestasse", desde a primária que só me confronto com André's de quem não gosto nada.
    Daniel nunca me fascinou. Prefiro a Daniela, mas ainda assim não me agrada muito..

    É estranho, porque o meu nome preferido para rapaz é Miguel (o nome do meu irmão), e agora gosto também de Gabriel devido a ter nascido na família um menino com esse nome. Agora Daniel e Rafael não gosto mesmo nada, e acho que é pela terminação "el".
    Acho que não voto em nenhum..

    ResponderEliminar
  3. Votei em André - tive um namoradinho de infância com esse nome e eu chamava-lhe Dré :D

    ResponderEliminar
  4. Gosto mais de Daniel, nome do meu mano Carlos Danuiel...

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de ambos. Difícil! Mas escolho Daniel!

    ResponderEliminar
  6. Daniel :)
    Gosto bastante do final "el"

    Aqui no BR todo André é Dé ou Dedé.

    ResponderEliminar
  7. Prefiro André, tem uma terminação mais invulgar.

    Diminutivos: Dré, Andy, e curiosamente, Alé.

    ResponderEliminar
  8. Consigo identificar várias pessoas em diferentes contextos e idades com ambos os nomes, pelo que para mim, o elemento novidade e singularidade perde-se, não voto em nenhum.

    ResponderEliminar
  9. Todos os nomes acabados em «el» (menos Miguel) fazem-me lembrar pessoas de pele cor-de-caramelo brilhante.
    André é tão "pessoa tímida"! Já pensaram o diminutio Adé?
    Prefiro Daniel.

    ResponderEliminar
  10. André, sem duvida! E já agora nomes compostos com André como nome dominante? Preciso de ajuda, se fosse menina era tããão mais fácil!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LígiaA, é difícil, porque André funciona muito bem como segundo nome, mas agradam-me:
      André Afonso (duplo A desmotiva?)
      André Duarte
      André Gabriel

      Eliminar
  11. Pois... mas acho um crime colocar André como segundo nome, assim como no caso de Sofia! O André Duarte está no topo da minha lista, curiosamente! Obrigada!

    ResponderEliminar
  12. Duela ingrato, sim.
    Só por curiosidade: são os nomes dos meus filhos gémeos

    ResponderEliminar
  13. Duelo difícil, não gosto de nenhum mas também não tenho nada contra nenhum. Talvez Daniel, por me parecer mais suave.

    ResponderEliminar
  14. N gosto nada de André. No entanto gosto mto de Daniel.

    ResponderEliminar
  15. Para mim não é um duelo ingrato, prefiro Daniel, acho um nome mais elegante.

    Nasci na década de 1990 e já havia Andrés a “dar com um pau”, tanto como primeiro como segundo nome; Bruno André, João André, Miguel André, Pedro André, Rafael André, etc.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)