Duelo de nomes - Afonso vs Rodrigo

em 14/12/11


Hoje, dedicamo-nos a dois nomes presentes no top 5 de nomes mais registado em Portugal, já que, em 2011, Rodrigo é primeiríssimo e Afonso ocupa a quarta posição. Baseando-me nas informações não oficias veiculadas pelo site do SPIE, ficamos a saber que Afonso era mais popular do que Rodrigo entre 1920 e 1960 mas que, entre 1965 e 1980 a tendência inverteu-se. Fiquei intrigada, porque conheço uns seis Afonsos nascidos nesse período e zero Rodrigos mas, de qualquer forma, nenhum dos dois apresentava um número de registos relevante. No entanto, tudo mudou com a chegada dos anos 90.




Afonso

  • significado: nobre
  • diminutivos: Fonz, Afonsinho
  • alternativas: Afonsino, Tirso

Corria o ano de 2003 quando Afonso alcançou pela primeira vez o top 20, num ano em que Rodrigo já era 4.º do ranking. O seu melhor resultado foi a 3.º posição, alcançada em 2007 e 2009. Entre 1990 e 2014 nasceram mais de 24 mil meninos a quem foi dado o nome Afonso.


Rodrigo

  • significado: governante famoso
  • diminutivos: Rô, Dri, Drigo, Rodriguinho
  • alternativas: Aprígio, Frederico


Entre 1990 e 1999, Rodrigo ascendeu ao top 30 e, no ano 2000, já estava confortavelmente no top 20, ultrapassando os mil registos anuais, que é uma marca alcançada por pouquíssimos nomes. O melhor resultado ocorreu em 2007, quando foi o nome escolhido para 3261 meninos, o que o colocou pela primeira vez no topo do ranking, posição que repetiria entre 2009 e 2011. Em 2014, ocupava a 2.º posição do ranking, atrás de João, com 1783 registos. Nos últimos 24 anos, nasceram mais de 41 mil Rodrigos.

Não tenhamos dúvidas: daqui por uns anos, quando olharmos para trás, vamos perceber que há uma geração de Rodrigos e Afonsos. Os nomes popularizaram-se de tal forma que são quase os representantes de uma década e quer-me parecer que a popularidade não se vai desvanecer com facilidade. A verdade é que estamos perante dois nomes que pouco se ouviam fora das famílias mais tradicionais e que agora se escutam por todo o lado, de forma transversal. 
Escrevi anteriormente que achava Rodrigo um nome forte, talvez demasiado para um bebé. Mantenho a minha opinião, e embora perceba o apelo deste nome, a popularidade que alcançou continua a espantar-me. É um nome comprido, poderoso, robusto e, sonoramente, até um pouco agressivo. 
Afonso é histórico, não só por causa dos reis, mas também por causa da figura mítica de Zeca Afonso - embora neste caso se tratasse de um apelido. Eu, como boa minhota, tenho problemas em pronunciar o "fon" (imaginem-me lá a cantar o Fon Fon Fon dos Deolinda hahaha) mas acho que esse mesmo "fon" lhe dá graça e também gosto muito da elegância da vogal inicial. 
Apesar de serem muito populares, acho que ainda não perderam o lado mais distinto. Para terminar, acho que há nomes que vivem muito da maneira como os dizemos. Experimentem pronunciá-los de forma melodiosa, delicada... Ficam mesmo giros! 

Qual destes nomes preferem? O que pensam deles? Não se esqueçam de votar! 




Resultado da sondagem: 




18 comentários:

  1. Como já referi vezes sem conta por aqui adoro Rodrigo. É o nome do meu avô e durante muito tempo considerei um nome de velhote. Não conheci mais ninguém com o nome dele até vir esta vaga de popularidade nos bebés.Mesmo assim acho que não é um nome cuja popularidade o torne menos distinto, como a Filipa já referiu.
    Afonso também é bonito e não o estranhamos porque foram tantos os reis Afonso :) Conheço 2 Afonsos de 7 anos e um é Afonso Luís, o que até é uma combinação agradável.
    O meu voto vai claramente para Rodrigo :D

    ResponderEliminar
  2. Já agora o meu avô era tratado pela mãe e pela minha avó por Digo.

    ResponderEliminar
  3. Prefiro Rodrigo... aliás não gosto mesmo muito de Afonso, embora goste como segundo nome, João Afonso, José Afonso, Luís Afonso...

    Não conheço muitos Rodrigos nem Afonsos... Rodrigo conheço dois, um com 25 anos e outro com uns 6 anos... Afonso conheço também 2 que nasceram em 2010...

    ResponderEliminar
  4. Que engraçado... conheço 4 Rodrigos da minha idade, todos na casa dos 30 e poucos. Sempre associei a homens bonitos, mas nunca me passou pela cabeça que chegasse a este nível de popularidade. É um nome que me agrada, mas não o suficiente para o colocar a um filho (pois não amo ao ponto de suportar a vaga de popularidade a ele associada). Afonsos conheço de várias gerações: tenho um tio com esse nome, dois primos da minha geração e um priminho pequenino. Gosto em todos e acho muito bonito, especialmente por causa do «fon fon fon».

    ResponderEliminar
  5. Gosto de Afonso, mas a ideia que tenho (pelo menos para as minhas zonas) é que chegou a um nível de utilização quase comparável ao Martim, e fartei-me um bocado dele. Mas tive um gato chamado Afonso! x)
    Voto Rodrigo, acho mais clássico e intemporal.

    ResponderEliminar
  6. Eu não gosto do som anasalado de Afonso, por isso prefiro Rodrigo.

    ResponderEliminar
  7. Patrícia, é mesmo isso, o som anasalado! Ontem andava à procura do termo e não cheguei lá! :)

    C*, Digo também é um diminutivo engraçado, vou acrescentar à lista!

    Eu não tenho dados sobre os nomes mais usados em Portugal entre 2000 e 2009, mas acredito que Afonso tenha estado no top 2 algures por essa altura...

    ResponderEliminar
  8. Se estiver constipada, não consigo dizer Afonso. Tem um som demasiado nasal. Gosto muito de História de Portugal, por isso prefiro Afonso!
    Rodrigo, não sei porquê, faz-me lembrar bola saltitona.

    ResponderEliminar
  9. Desde miúda sempre adorei o nome Rodrigo e quando engravidei de um menino não tive dúvidas de que se iria chamar Rodrigo. Confesso, no entanto, que me aborrece um bocado o facto de o nome se ter tornado tão popular, não sei se lhe daria esse nome hoje.
    Quanto a diminutivos, embora em Portugal se tenha tornado popular devido aos desenhos animados, sempre ouvi chamar Ruca aos Rodrigos, pelo que o meu Rodrigo foi sempre Ruca para a família.

    ResponderEliminar
  10. Gosto de AFonso. Tenho um amigo com este nome e o tratamos por Fonfon. Fofíssimo!

    ResponderEliminar
  11. Eu prefiro mil vezes Afonso, acho que é muito mais bonito porque Rodrigo é muito forte. Voto Afonso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  12. Ui, que eu não gosto nada de Rodrigo.
    Já Afonso sempre foi nome que esteve na minha lista. Só não me agradou muito quando comecei a ver que estava a ser muito utilizado.

    ResponderEliminar
  13. Nasci nos inícios da década de 1990 e na minha infância conheci mais Rodrigos do que Afonsos (que aliás só conheci 1). Não sou fã de Rodrigo porque não gosto do som do nome. Adoro Afonso mas confesso que a sobrelotação do nome me faz comichão. Sei bem a chatice que é ter muitos colegas com o mesmo nome. Por mim falo, já começava a haver muitas Beatrizes na minha infância e agora existem muitas mais. Se tivesse um menino ponderava colocar "Afonso" como segundo nome.

    ResponderEliminar
  14. Rodrigo está na minha lista de nomes de meninos 🥰

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)