Nomes populares em Lisboa em 1990

em 08/11/11

Vejam lá o que é que eu encontrei no site do Instituto Camões: segundo este artigo, se nasceram em Lisboa, em 1990, é provável que se chamem...

  1. Ana
  2. Joana 
  3. Sara
  4. Andreia
  5. Cátia
  6. Inês
  7. Catarina
  8. Cláudia
  9. Vanessa

12 comentários:

  1. Eu nasci em Lisboa, mas o meu nome já não aparece na lista de 1990 :( bem eu tb nasci em 1986, mas aparece bem posicionado na lista de 1980 :P Acho piada que a lista de 1970 faz ali uma mistura entre os nomes mais tradicionais e aqueles mais "modernos" que estavam a começar a aparecer...

    ResponderEliminar
  2. Só nasceram mulheres em Lisboa em 1990?? Não despreze tanto os nomes masculinos... Que eu saiba também estão lá.

    ResponderEliminar
  3. O/A anónimo sabe que estão lá exatamente porque eu deixei o link que tem o resto das informações. Se não são minhas, não publico na íntegra e tendo que escolher um pedacinho para chamar a atenção, escolho um que se direccione ao público-alvo do blog. Quantos homens vê a comentar??!

    ResponderEliminar
  4. Filipa: nada a ver com o post, mas lembrei-me de partilhar. Hoje conheci uma senhora chamada Joanita. À partida imaginaria que este nome só ficava bem em meninas pequeninas, mas achei que assentava muito bem naquela srª

    ResponderEliminar
  5. Não pense que por não ter homens a comentar não tem leitores masculinos, as mulheres têm tendência a comentar mais este tipo de blogs. E se eu disser que sou um homem?
    Tenho visto muita informação que retira de outros sitios e não tem problema em coloca-la na integra, como as listas do SPIE.
    E, vá lá, no artigo mencionado existem 12 listas, não me diga que não podia colocar a feminina e a masculina de 1990...

    ResponderEliminar
  6. E o problema nem é tanto ter optado pela lista feminina, é ter falado no "geral" e só mencionar a feminina. Falou em "Nomes" não em "Nomes femininos". "Se nasceram em Lisboa em 1990". Talvez acrescentasse "Se são mulheres e nasceram em Lisboa em 1990"
    Mas é fácil de entender o que quero dizer. Imagine que é um homem e lê esta postagem. Depois diga-me se não sentiu desprezo. Simples.

    ResponderEliminar
  7. Não que eu tenha de dar justificações daquilo que saliento ou não no blog que eu escrevo, porque que eu saiba isto não é um jornal e não tenho que ser parcial, mas se for um visitante frequente, saberá que deixo várias vezes links para consulta. Foi caso. Quem quisesse saber quais eram os "nomes populares em Lisboa em 1990" teria de abrir o link. Não arranje desprezos onde eles não existem.
    E quanto às listas do SPIE, eu pergunto: quais listas do SPIE?!! Procure essas mesmas listas no SPIE e veja se as encontra. O que eu digo é que consultei os dados divulgados no SPIE, porque o trabalho de elaboração das listas foi todo meu.

    ResponderEliminar
  8. Sophia, Joanita é bem curioso! Acho que vou fazer uma lista de nomes terminados em -ita! :)

    ResponderEliminar
  9. Sim, já sei que deixou um link. Não sei é porque na postagem apenas optou por referir a lista de nomes femininos. Não encontro justificação plausível. Não lhe custava nada ter colocado a lista feminina e masculina, não sei para que insiste em negar que há uma tendência em abordar nomes femininos e menosprezar os masculinos.
    Mas o blog é seu, a escolha é sua, só quis fazê-la saber que tem leitores masculinos, mas se prefere agradar aos leitores femininos, porque são os que mais comentam, é opção sua.
    Não tem que dar satisfações nenhumas, mas tem, como qualquer pessoa que possui um blog, de ler, e aceitar criticas (que neste caso, até foram construtivas, é pena que não tire partido delas e opte por se sentir ofendida.)

    ResponderEliminar
  10. Sabe o que custa, realmente? É que alguém que possivelmente nem acompanha o blog faça críticas tão cerradas, sem de facto saber do que está a falar. Procure a quantidade de vezes que já mencionei aqui, ou a quantidade de vezes que os leitores já criticaram a disparidade de posts sobre nomes femininos e masculinos. É algo que assumo com naturalidade!! Prefiro nomes femininos e, por isso, abordo-os mais, mas neste post, não foi esse o motivo da escolha - que já expliquei acima.
    E eu tiro imenso partido dos comentários que recebo, das críticas negativas e positivas - normalmente, até resultam sempre em posts ou alterações no blog, mas não sou obrigada a concordar com todas e este é um destes casos. Para mim, assunto encerrado. Apenas gosto de discutir nomes.

    ResponderEliminar
  11. Ainda bem que gostaste da referência. ;)

    ResponderEliminar
  12. O link não funciona. Quais são os nomes masculinos?

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)