Duelo de nomes - Francisco vs Frederico

em 27/11/11


Francisco e Frederico. Dois nomes compridos, fortes, elegantes; Francisco, mais clássico e intemporal - não dá para adivinhar a idade de um Francisco! - e Frederico mais betinho, com um ar mais moderno. Imagino sempre um miúdo ou um jovem adulto. Diz-se que Frederico é um nome algo difícil de pronunciar, possivelmente porque, tal como no caso de Bernardo, que também tem dois R, de vez em quando o primeiro R fica esquecido... Pormenores, bem sei, e nem é coisa que me aborreça muito! 
Em termos de popularidade, Francisco vence sem problema. De acordo com os dados do SPIE, no ano em que Frederico foi mais popular, em 1979, houve 163 registos. Nesse mesmo ano, foram registados 699 Franciscos. E não nos podemos esquecer da popularidade de Francisco como segundo nome. Atualmente, Francisco ocupa o 9.º lugar do ranking português, mantendo-se firme como segundo clássico da lista, só perdendo para João.



Popularidade

Frederico está no top 100 de nomes masculinos mais registados em Portugal desde, pelo menos, 1990, com resultados bastante estáveis em torno do top 65. Em 1990 e 1991 chegou à 56.ª posição, ultrapassando a marca dos 200 registos. Em 2014, fica-se pelos 71 registos, o que corresponde ao 61.º lugar do top.
No mesmo período de 1990 a 2014, Francisco apresenta números muito superiores: mantém-se acima dos mil registos desde 1996 e em 2014 chegou ao melhor resultado de que tenho conhecimento, ocupando o 3.º da lista, sendo alvo de 1718 registos! 

Francisco
  • Significado: francês
  • Diminutivos: Quico, Chico, Fran, Patxi (basco)
  • Alternativas: Evaristo, Vasco


Frederico 

  • Significado: rei pacífico
  • Diminutivos: Fred
  • Alternativas: Érico, Eurico, Fradique


Eu tenho uma verdadeira adoração por Frederica, mas isso fica para depois... Qual destes dois nomes masculinos preferem? Não se esqueçam de votar! 

Resultado da sondagem:


18 comentários:

  1. Gosto muito de Frederico,alias o único que conheço tem 16 anos.
    Quanto a pronuncia é bem verdade é um nome complicado de se dizer sobretudo para mim com o meu sotaque francês que leio os R sempre dobrados,fica uma coisa como Frederrico...

    ResponderEliminar
  2. adoro Francisco,é o nome do meu pai :) já ando nos treinos e se tiver um "pilas" vai ser Francisco :)

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida Francisco :) Sim Frederico custa a dizer, tive um colega Frederico desde a primária até ao no 9º, ainda por cima quando era pequena tinha um pequeno problema de dicção dos R... lembro-me de pensar porque raio não tinha ele um nome mais fácil de dizer... para mim era o suplício... Frrrrredelico...

    ResponderEliminar
  4. Gosto mto dos dois nomes...:)

    ResponderEliminar
  5. Pelas razões mais óbvias, naõ sou imparcial, mas gosto muito de ambos. Também adoro Francisca e Frederica :D

    ResponderEliminar
  6. Adoro Francisco e associo Frederico aos betinhos e não gosto. Prefiro Frederica, além de achar elitista na mesma :)

    ResponderEliminar
  7. Já agora, no outro dia deu num programa da tarde uma reportagem sobre trigémeos e chamavam-se Diogo,Ricardo e Frederico. Acho que os nomes não ficam muito bem no conjunto. Se em vez de Frederico fosse André, Pedro, Miguel ficava melhor (na minha opinião,claro).

    ResponderEliminar
  8. Gosto imenso dos dois nomes, se bem que, para mim, Francisco não é só intemporal, é dos nomes de homem mais bonitos - suficientemente comprido para se impor e com o som «an» a torná-lo doce. Frederico também é um belo nome, não fosse o nome do meu cunhado (idade 23 anos). Só por curiosidade, em família toda a gente lhe chama Dico e, quando era pequenino, achava que se chamava «Frigofisco» - por isso, posso dizer que para uma criança pode ser difícil de pronunciar.

    ResponderEliminar
  9. Frederico, Frederico! É dos nomes que pondero pôr a um menino ;) Não sei porquê, não sei mesmo explicar, não conheço nenhum que me tenha marcado nem nada do género, mas gosto mesmo muiiitooo do nome =P
    Francisco também é muito giro, é intemporal e dá para agradar a toda a gente, além de ter imensos diminutivos possíveis.

    ResponderEliminar
  10. Nunca vi escreverem Quico lol. É mais "Kiko".

    ResponderEliminar
  11. :) Eu conheço mesmo alguns Quicos, com Q, nunca pensei que fosse "invulgar" hehe

    Dico é muito giro, gostei bastante! :)

    ResponderEliminar
  12. Ricardo - gosto
    Diogo - gosto
    Frederico - não gosto
    O conjunto ficava melhor assim:
    Ricardo
    Diogo
    Miguel
    Não gosto de Frederico e não gosto de Francisco.
    Acho que prefiro Kiko a Fred.

    ResponderEliminar
  13. Adoro imenso Frederico. O meu ex-namorado chamava-se assim, e diziam que nós fazíamos um casal lindo com os nomes que tínhamos (Frederico e Mafalda), mas pronto, é a experiência da vida que fica...

    ResponderEliminar
  14. Frederico é lindo! Amo esse nome <3
    Quero que seja do meu filho.
    Estou em dúvida em Frederico, Martim, Enrico, Romeu ou Gael?
    Qual o melhor que você acha Filipa?

    ResponderEliminar
  15. Yasmim, o meu coração divide-se entre Frederico e Romeu, que são dois dos meus nomes preferidos! :)

    ResponderEliminar

  16. Gosto tanto dos dois nomes

    ResponderEliminar
  17. Adoro Frederico, Francisco também é lindo!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)