Antónia ou Cecília?

em 15/11/11

Adoro ler declarações sobre o processo de escolha dos nomes - é uma situação pela qual nunca passei e que sei que não será fácil. 
Desta vez, a explicação é da atriz brasileira Lavínia Vlasak, que já é mãe de Felipe e agora está grávida de uma menina: 

"Estamos entre Antônia ou Cecília. O Felipe quer Maria, mas, na verdade, não é ele que escolhe, né? Até colocaria Maria Antônia, mas Celso não gosta de nomes compostos e eu não fiz esse filho sozinha. Temos de respeitar o maridão - brinca". 

No lugar dela, qual era a vossa escolha?

12 comentários:

  1. Gosto muito dos dois, mas não me vejo a chamar uma filha de Antónia :P Já Cecília é um nome que adoro, é mesmo uma paixão antiga, e vejo-me a chamar: Cecília, Cí, Cecí, Lia :P

    ResponderEliminar
  2. Gosto dos dois nomes e acho Cecília mais feminino. Antónia foi um nome que só surgiu na minha vida no secundário quando tive 2 professoras que se chamavam Maria Antónia e além de continuar a associar à versão masculina, vou gostando dele cada vez mais. Entre os dois, escolhia Antónia. Pelo menos, por cá é raro em crianças :)

    ResponderEliminar
  3. Cecília sem duvida!
    Antónia por ser menos comum que António, é daqueles nomes que penso como "o feminino de..." e geralmente não gosto desse tipo de nomes. Acho nomes "maria-rapaz".

    ResponderEliminar
  4. Eu escolheria Antônia, acho muito doce :)

    ResponderEliminar
  5. Gosto dos dois, mas prefiro Antónia. Só não sei que diminuitivo lhe arranjaria em pequena... mas gosto.

    ResponderEliminar
  6. Antónia nunca. Uma colega minha do ballet tinha uma irmã mais nova chamada Antónia. Nunca gostei da miúda por isso fiquei mesmo a detestar o nome. Isso e também achar que é o "afemenizar" de António.
    Cecília há uns anos não me dizia nada, mas uma agora grande amigo meu tem a mãe com esse nome, e de tanto dizer "Dona Cecília" fiquei a gostar imenso do nome e não só para adultas por isso, sem dúvida, Cecília (:

    ResponderEliminar
  7. Ultimamente tenho-me cruzado muito com esses "femininos de", mas que na verdade são muito antigos - Antónia, Bernarda, Tomásia, Domingas, Vitorina, Josefa, Micaelina, etc, etc, e confesso que ando encantada e cheia de vontade de os impingir em todos os posts :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)