Na China, é tradição que o primeiro nome de uma pessoa seja o seu apelido, e o segundo, o nome próprio. Li Na é uma tenista chinesa que deixa os fãs ocidentais ligeiramente confusos, porque jornalistas e responsáveis de torneios tendem a trocar a ordem, de forma a tratá-la pelo seu nome próprio. Então, tão depressa ela é Li Na, como Na Li. E o que é que a própria Na tem a dizer sobre o assunto? "Embora seja Li Na, não me incomoda que as pessoas invertam a ordem, já que o nome é tão curto".
Valha-me Deus, que desprendimento! É claro que Li Na reprovaria solenemente no questionário "O blog Nomes e mais nomes é o ideal para si?"...
Em português, Lina e Nali são dois nomes aprovados; Leena também. Qual dos três preferem? Usariam algum?
Para terminar em beleza, permitam-me acrescentar os únicos nomes com apenas duas letras que encontrei na Lista: Io (F) e Jó.
Prefiro Nali mas o que gosto mesmo é Nalini! Nome indiano. Adoro. Uma filha minha terá esse nome. Lina e Leena não me dizem nada.
ResponderEliminarEu também prefiro Nalini. Um nome curto que me agrada muito é Isa.
ResponderEliminarConheço uma Lina que é filha de um português e de uma tunisina e assim o nome é fácil de pronunciar para as duas partes da família. Até gosto do nome, mas continuo a pensar nele como diminutivo.
ResponderEliminarNalini é muito bonito :)
Sempre achei que a Iô Apoloni (?) usava aquele nome como diminutivo de Iolanda, mas depois vim a saber que Io era aprovado e fiquei a desconfiar que era mesmo o nome dela.
ResponderEliminarJó é estranho, sem graça, sem nada.. Já há nomes de 3 letras que não transmitem grande coisa, então com apenas 2 não há ponta por onde se pegue (quase literalmente..)
Quanto a Lina não gosto, as que conhecia lá na ilha.. coiso. Nali é giro, mas associo à Índia ou a qualquer coisa do género ;)
E Gui , embora seja 3 letras que se escreve só se pronunciam duas.
ResponderEliminarEu pronuncio Gúi, com o U!
ResponderEliminarNem consigo pensar nessa pronuncia, leio Gui e digo automaticamente Gui (como diminutivo de Guilherme)
ResponderEliminarMas agora fiquei curiosa, sobre qual será a pronúncia "aprovada"!
Caracolis, Gui não é Gui como Guilherme, guitarra, Guimarães, guindaste, guia? :)
ResponderEliminarTive um colega de escola que é Guy sempre pronunciei Gúy como Rui, até acho estranho dizer Gui, também não tem um sonoridade que me agrade.
ResponderEliminarGosto muito de nomes curtos com 3 letras encantam me adoro Ary, Luã, Gil femininos adoro Lea, Liz, Eva e Mia.
O filho da Daniele Winits é Guy, fala Gui mesmo (como Guitarra) pq lembro q um apresentador foi falar "Gái" e ela o corrigiu. Não gosto desse nome.
ResponderEliminarGosto de nomes curtinhos como Ivy, Lis, Ana, mas não o colocaria em um filho sem um outro para acompanhar.
Bem já me informei e é Gui mesmo, como Guilherme, guitarra, etc.
ResponderEliminarSe chegassemos á conservatória e dissessemos "O menino vai-se chamar Gúi , dizendo o U, não iam na conversa ;)
Trata-se de uma regra gramatical que só tem como excepção 'bilingue', e 'pinguim'.
Ôlha.. Eu lá na ilha conheço pai e filho com esse nome e toda a santa gente diz Gúi, pronunciando o U.. =/ Mas toda mesmo, ninguém os conhece como Gui de Guilherme! =O
ResponderEliminarBy Viviane anaissi
ResponderEliminarKkk
que zica!
É mais fácil cada um chamar como quiser, e pronunciar da maneira que bem entender.
Quem vai adivinhar qual a pronuncia certa se existe os dois modos.
Pã, da mitologia grega.
ResponderEliminarEu chamo-me Lina e gosto muito. :)
ResponderEliminar