Vanessa

em 22/10/11


A origem e o significado dos nomes nem sempre é consensual, mas a maioria dos autores referem-se a Vanessa como sendo uma invenção literária de Jonathan Swift, que criou o nome como um diminutivo de Esther. Mais tarde, o nome Vanessa seria atribuído a uma espécie de borboleta, motivo pelo qual este passou a ser o significado adotado por grande parte dos livros e sites. 
Em Portugal, Vanessa nunca foi extraordinariamente popular no passado mas, em 1980, segundo estes dados, foi o 50.º nome mais usado e, de acordo com os dados oficias que o Nomes e mas Nomes possui,  no início da década de 90 esteve às portas do top 10, chegando à 12.ª posição em 1991, abandonando apenas do top 20 em 1997. Desde então, tem visto a sua popularidade decrescer rapidamente e, em 2014, ficou-se pelos 24 registos, o que o coloca fora do top 100.
Honestamente, acho que seria um nome absolutamente normal, se não fosse o nome satirizado num anúncio e se não fosse constantemente referido como sinónimo de mau gosto, na combinação Cátia Vanessa. Eu não sei quem foi a Cátia Vanessa que provocou esta hecatombe e, palavra de honra, não conheço nenhuma. Mas que arruinou um nome que, a meu ver, é usável, lá isso arruinou. 
Nos EUA, Vanessa esteve no top 100 entre 1977 e 2009, tendo descido este ano para a 106.ª posição. 
Vanessa é um nome ritmado, tem uma primeira letra que está muito na moda e uma terminação única (em Portugal, Nessa é admitido). Além disso, é um nome reconhecido em todo o mundo, possuindo uma grafia que sofre poucas alterações. 
Por cá, pronuncia-se (ou melhor, deveria pronunciar-se sempre!) Vânéssa mas, se não estou errada, no Brasil é Vânêssa. De uma forma ou de outra, não me parece nada mal.



36 comentários:

  1. Pois é, embora não goste por ai além, também acho que Vanessa não tem nada de mal... mas sim, acho que durante anos não vão nascer Vanessas, é que mesmo que os pais gostem, acho que vão sempre pensar que os outros vão achar um nome piroso...

    Eu tb nunca conheci nenhuma Cátia Vanessa (a Cátia, que conheci com combinação mais estranha era Cátia Susana), mas em compensação tive na turma (ao mesmo tempo) uma Mónica Vanessa e uma Tânia Vanessa :P

    ResponderEliminar
  2. Aqui no Br é um nome como outro qq, conheço jovens e crianças com esse nome, tvz a mais velha Vanessa q conheço tem por volta de 30 anos. No nordeste do Brasil se pronuncia Vánêssa (o A é bem aberto).

    ResponderEliminar
  3. Eu conheço umas quantas Vanessas (nenhuma delas Cátia) e não era muito usual haver as brincadeiras costumeiras do nome, se bem que aconteciam..
    Acho um nome bonito, é-me um pouco indiferente, mas não desgosto de maneira nenhuma, o problema mesmo é tudo o que gira à volta dele..

    ResponderEliminar
  4. E também a musica do António Variações Maria Albertina não abona nada a favor do nome.
    É um nome normalissimo e nunca conheci nenhuma Cátia Vanessa

    ResponderEliminar
  5. Só conheço uma Tânia Vanessa.
    E concordo com a Sónia, será difícil os pais voltarem a pôr este nome, pois se nos anos 80 era muito moderno, agora é visto como "parolo"

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Não sei se já sabia mas a bebé da Diana Chaves já tem nome, vai-se chamar Pilar http://aeiou.caras.pt/moda/2011/10/23/o-estilo-de-diana-chaves. Achei que ia gostar de saber, é um nome relativamente invulgar e muito bonito (na minha opinião).

    ResponderEliminar
  7. Conheço uma Rute Vanessa e uma Vanessa Raquel e não é um nome que me agrade,mas também não vejo nenhum mal no nome

    ResponderEliminar
  8. Estou com o Variações... Prefiro sem dúvida Maria Albertina (podiam chamar-lhe Miti e tudo). Conheci no secundário uma Priscila Vanessa... Único, sem dúvida, mas a meu ver, de uma parolice em grau elevado.

    ResponderEliminar
  9. Algo que eu acho piada a estes nomes, muito na moda nos anos 70 e 80... considerados na altura nomes modernos... é que de nomes de crianças, já começaram a ser nomes de mães e pais... e um dia vão ser nomes de avós... qual irá ser a percepção dos nossos netos sobre estes nomes? A avó Tatiana, o avô Flávio, a avó Sandra, o avô Leandro, etc, etc... Será que vão pensar que são nomes de velhos? Como eu pensava de Joaquim, Idalina, etc, etc...

    ResponderEliminar
  10. A pior combinação que conheço também inclui o nome Priscila... :)

    Sónia, ainda hoje li um post que prevê que os nomes mais usados nos EUA daqui a 2035 anos sejam Hermione & Lucas hehe
    Previsões qualquer um faz, mas achei piada à escolha...

    http://nookofnames.com/2011/10/21/the-most-popular-girls-names-of-2035/

    ResponderEliminar
  11. Eheh gostei muito desse post, claro que em 2035 pode ser tudo diferente... mas representa bem a tal variação relativa aos nomes :) pena que em Portugal não haja grandes rankings para tb fazermos as nossas previsões :P

    ResponderEliminar
  12. Já conheci uma Cátia Vanessa e não me lembro de ela ser gozada por isso mas toda gente na escola sabia o nome dela, tenho uma prima que é Vanessa(1983) e ela diz que tem nome de cantora pimba Vanessa Daniela, não acho que a minha tia tenha feito uma combinação má tendo em conta que o meu tio queria que ela fosse Elisabete.

    ResponderEliminar
  13. O mais engraçado é que antes, só conhecia a Priscila Presley, mulher do Elvis, e naquela mulher que eu achava belíssima, o nome até não me soava mal de todo. Enfim...

    ResponderEliminar
  14. Conheço algumas Vanessas e não acho feio. Cátia Vanessa nunca conheci nenhuma, também. Penso que foi o anuncio que colou o estigma de ser pimba, a música do António Variações apenas diz que Vanessa não é tipicamente português, ao contrário de Maria Albertina. Foi uma fase que que se dizia Vánessa e Márisa como dois nomes pimba. Não concordo que existam nomes pimba, e Vanessa é um nome perfeitamente usável com um toque literário. Para mim o único defeito é ser um pouco comprido.

    ResponderEliminar
  15. Carolina, peço imensa desculpa, mas só vi agora o seu comentário! :(
    Obrigada pela referência, já tínhamos falado aqui da bebé da Diana Chaves (e há inclusivamente um post sobre essa notícia do Fórum).
    Eu também gosto bastante de Pilar e gostava muito que se confirmasse! :)

    ResponderEliminar
  16. Bem, sou suspeita de falar pois meu nome é Vanessa e eu amo o meu nome. Aqui no Brasil é um nome muito usado principalmente sozinho. Conheço várias Vanessas, inclusive, a mais velha tem 39 anos! Eu tenho 32. A pronúncia é Vânêssa, em alguns estados essa pronúncia sofre alteração devido ao sotaque, mas no geral se pronuncia Vânêssa.

    ResponderEliminar
  17. Gostei muito dessa definição (:

    ResponderEliminar
  18. Chamo-me Sara Vanessa :) e até nem desgosto e tenho 18 anos e nunca fui gozada por isso mesmo depois da musica do: Maria Albertina, que para mim é bem pior que Vanessa

    ResponderEliminar
  19. Bueno... Meu nome é Vanessa... conheço algumas Vanessas, mas todas com idade menor que 35 anos. Acho que é um nome como qualquer outro e só vi até hoje usado sozinho. Aqui no Rio Grande do Sul se pronuncia Vánêssa, com o a aberto. Eu gostei bastante da definição, até já li o Poema de Jonathan Swift: Cadenus e Vanessa, e gostei muito!

    ResponderEliminar
  20. Como disse no comentário a cima, aqui está uma pequena parte do poema de Jonathan Swift: Cadenus e Vanessa.
    "...A criança com a beleza nativa brilhou,
    A forma exterior não ajuda necessária:
    Cada respiração em sua três vezes, inspirado
    Que suave, o ar, suave envolvente
    Que em tempos antigos adornavam o justo,
    E disse: "Vanessa ser o nome
    Por que hás de ser conhecida a fama;
    Vanessa, pelos deuses inscritos:
    Seu nome na terra - não deve ser dito "..."

    ResponderEliminar
  21. Olá!

    Adorei o post e os comentários.
    Nasci em 1979 e as Vanessas que conheço tem sempre minha idade. Adoro meu nome e minha filha Mel não me chama de mãe, mas de Vanessa.

    Depois que descobri a ligação com Esther e Stela achei o máximo.
    Penso que o nome é super importante, acredito na bíblia e alguns nomes foram mudados, até por Deus, como o caso de Israel.

    Tem que ter significado, função.
    É isso abraço as amigas portuguesas, brasileiras etc. Van

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me chamo Vanessa!
      E é exatamente isso, tem que ter significado e também creio na bíblia. E tenho uma sobrinha chamada Esther, nós duas ficamos muitos felizes em saber da relação entre nossos nomes.

      Eliminar
  22. Eu já conheci uma Cátia Vanessa(nasceu nos finais dos anos 80)e ela odiava a combinação...Havia alguns colegas que brincavam com o nome pronunciando-o de uma forma exagerada (à pimba), mas era mais na brincadeira, carinhosamente,e ela tb não levava a mal :) Apesar de não gostar muito de Vanessa acho um nome perfeitamente usável.

    ResponderEliminar
  23. Esse é meu nome. Aqui no Brasil depende da região chamam de forma diferente "Vânêssa" Ou "Vánessa"

    ResponderEliminar
  24. Sou Cátia Vanessa, nascida em 1987 e adoro o meu nome ;)
    Conheço mais raparigas com esta combinação, nascidas nos anos 80 e nenhuma delas tem vergonha do nome, e tal como eu, nunca foram gozadas ;)

    ResponderEliminar
  25. adoro meu nome,me lembra borboletas ,liberdade,beleza ,delicadeza,onde moro é um nome comum como Rafaela por exemplo ,nem de velha nem de novos ,o problema é que nos anos oitenta muitas crianças ganharam este nome e se tornou muito comum


    ResponderEliminar
  26. Aqui no Brasil chamam "Vánêssa" geralmente, mas eu prefiro que me chamem de "Vânêssa".

    ResponderEliminar
  27. A pronúncia correta do nome Vanessa é "va.nêssa", porque a sílaba VA que é átona não está sujeita a influência do som nasal da sílaba seguinte.
    Letra A: não deve ser nasalizada.
    Letra E: som fechado "ê".

    Não confundir com a pronúncia do nome Vânia, "vân.nia", que é nasalizada porque a sílaba tônica VA recebe influência do som nasal da sílaba seguinte iniciada pela letra N.

    ResponderEliminar
  28. Meu nome é "Maria Vanessa" nunca conheci nenhuma outra pessoalmente, mais não tenho do que reclamar pois acho o nome "Maria" muito bonito com a combinação de Vanessa acho que não ficou ruin. ;-)

    ResponderEliminar
  29. Ola me chamo Vanessa cristiane e adoro meu nome acho a combinação bonita e harmoniosa tem dois significados lindos , minha mãe viu o nome Vanessa em um filme que ela assistiu , sou de 79 .conheço varias vanessas já estudei com mais duas na mesma classe , não gostaria de ter outro nome se não este .

    ResponderEliminar
  30. Irma, a pronúncia correta em Portugal é "vânéssa", com o é aberto.

    ResponderEliminar
  31. Meu nome é Vanessa, tenho 13 anos e acho o nome lindo, sou de Santa Catarina e aqui se fala vánêssa ou vânêssa.

    ResponderEliminar
  32. Meu nome é Vanessa, acho lindo e não trocaria ele por nada.
    Vanessa significa borboleta, liberdade e sem contar a lindeza que são as borboletas!!

    ResponderEliminar
  33. Normal q em Pt se ache um nome pimba, um país tão pobre em termos musicais, ou se ouve fado ou se ouve pimpa ... no Br é um nome muito comum já tive amigas Vanessas e nunca vi elas terem problemas com o nome .... deixem eles (Pt) ficarem com suas Marias, Albertinas, Matildes etc isso sim é bem pimba

    ResponderEliminar
  34. Pois eu também me chamo Vanessa, e gosto muito do nome, não o trocaria por nada. Quem o escolheu foi o meu pai por ser fã da atriz Vanessa Redgrave que quando era nova era lindíssima, de rosto delicado e olhos grandes, azuis, e presença forte. Quando nasci não era um nome comum, e hoje em dia também não. Mas eu não me importo e sinceramente não quero saber das más línguas nem ligo a associações depreciativas a músicas ou anúncios ridículos que pra mim não têm valor algum. Além disso o meu nome é português mas também internacional, como está escrito no artigo reconhecido mundialmente, e tirando a diferença da pronúncia portuguesa para a Brasileira, lê-se e escreve-se igual em todo o lado o que é uma vantagem para quem vive fora do país e viaja com regularidade.

    ResponderEliminar
  35. Adoro o meu nome e também não o trocaria por nada... Tenho-me prna que tenha entrado em desuso. 😣

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)