Duelo de nomes - Irene vs Irina

em 20/10/11


O mesmo nome mas duas grafias e duas pronúncias diferentes. Irene e Irina significam "Paz". Diria que, por agora, Irina significa também "namorada do Cristiano Ronaldo" ou "aquele mulherão do anúncio da Intimissimi". Brincadeiras à parte, hoje em dia, Irina tem, inevitavelmente, mais visibilidade do que Irene e essa poderá ser uma das razões para que um me soe mais moderno do que o outro. Aliás, o nome entrou no top 100 de nomes femininos mais registados em Portugal em 2011, muito por culpa da senhora Shayk. 
Os que ainda prestam atenção aos nomes da monarquia saberão que Irene é o nome de uma das quatro netas dos reis de Espanha (as outras são Victoria Frederica, Leonor e Sofia) - e, de acordo com este ranking oficial, foi o 10.º nome mais usado no país vizinho em 2010. Mais curioso ainda é o facto de, neste mesmo ranking, não constar Leonor, filha do futuro rei de Espanha. Aliás, segundo o INE, a média de idades das Irenes espanholas é 24,3, enquanto que no caso das Leonores, a média sobe para  58,9 anos. (nunca é demais dizer isto: ponham os olhinhos nestas informações fornecidas pelos nuestros hermanos!!)
Em 2014, Irina chegou aos 64 registos, o que o coloca na 76.ª posição do ranking, enquanto que Irene teve apenas dez registos.


O que é que acham destes nomes? Qual deles preferem? Não se esqueçam de votar! 


Resultado da sondagem:



13 comentários:

  1. Não gosto muito de nenhum dos dois, mas acho que mesmo assim prefiro Irene...

    ResponderEliminar
  2. Prefiro Irene, sem dúvida.

    E qual será o nome da nova bebé do Sarkozy? Na tv puseram a hipótese de ser Dália

    ResponderEliminar
  3. Tbm prefiro Irene :)



    Sophia, fiquei sabendo q é Giulia
    http://ego.globo.com/famosos/noticia/2011/10/carla-bruni-confirma-o-nome-da-filha-giulia.html

    ResponderEliminar
  4. Não gosto nem de um nem de outro Irene como já tinha dito lembra me sirene e ambulâncias, Irina conheci uma durante a minha infância ela era má e bruta nunca me lembro da Irina do Ronaldo que é super bonita.

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito mais de Irene, que é o nome de uma das minhas tinhas e que associo a uma senhora com classe. Voto Irene!

    ResponderEliminar
  6. Votei Irene. É o nome da minha vizinha (de quem gosto muito) e também o nome que damos quando passa uma ambulância do INEM (ok, é um bocado mau..). Lá na minha faculdade há uma rapariga estrangeira (de leste, julgo eu) que se chama Irina.

    ResponderEliminar
  7. Irina é um dos meus nomes preferidos :)

    ResponderEliminar
  8. Irene para mim vai ser sempre a mãe de uma amiga minha, por isso não é um nome que goste muito nem que o associe a um bebé/jovem, mas Irina também não me atrai. Estou indecisa :s

    ResponderEliminar
  9. Irene lembra-me sirene.
    Irina lembra-me o Cristiano Ronaldo.
    Não gosto de nenhum dos nomes.
    Prefiro Irina.

    ResponderEliminar
  10. O meu voto vai para Irene :)

    ResponderEliminar
  11. Irina diria que é a versão da Europa de Leste, onde há muitas. A mim não me são nada mais moderno, é apenas menos conhecido em Portugal. A meu ver carregaria uma associação eslava forte. Por isso entre um e outro optaria pela versão mais Portuguesa de Irene.

    ResponderEliminar
  12. Irina soa-me melhor. Irene acho datado e nem com pronúncia estrangeira me convence.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)