Duelo de nomes - Benjamim vs Valentim

em 13/10/11


O "im" reinante em Portugal é, sem dúvida, Martim, o que tem levado muitos papás e mamãs a procurar nomes com a mesma terminação. Benjamim e Valentim são dois nomes que recomendo há muito tempo e que se vão ouvindo, aqui e acolá. Ora "aqui e acolá" é coisa boa e permite-me incluir aquelas vantagens mais do que batidas neste blog: são dois nomes comuns, que toda a gente reconhece, mas que não são muito populares. Parecendo que não, é meio caminho andado para o sucesso.
Mais recentemente, soubemos que ambos estão no top 100 de nomes mais registados em Portugal: Valentim está na 66.ª posição, com 69 registos e Benjamim está na 85.ª posição, tendo sido registado 41 vezes em 2013. 



Benjamim

  • significado: filho da mão direita
  • diminutivos: Ben, Benja, Jamim, Beni
  • alternativas: Jamim, Benedito


Valentim

  • significado: forte, saudável
  • diminutivos: Val, Tim
  • alternativas: Valentino,Valente

Os dois trissílabos têm ainda outra característica em comum: remetem-nos para algo mais do que o seu próprio significado. E pergunto: será Benjamim uma eterna criança e Valentim um romântico inveterado? Associam essas ideias aos nomes? O que pensam de escolher o nome Benjamim para o primeiro filho (e que poderá não ser o último), quando é uma expressão usada exatamente para definir o filho mais novo? E escapará Valentim ao dia do Santo de seu nome, e ao 14 de fevereiro? 

O que é que acham destes nomes? Não se esqueçam de votar no vosso preferido! 


Resultado da sondagem:



43 comentários:

  1. O nome Benjamim é lindo :D mas acho que não escolheria para um filho, por um pormenor simples, só me imagino a por nomes curtos a uma criança :P

    Mas voto que Benjamim se torne mais usado... muito também não que eu gostava muito de Santiago e agora já estou farta de ouvir o nome :$

    ResponderEliminar
  2. nao sei se consigo votar...sempre foram os 2 os meus preferidos

    ResponderEliminar
  3. Amo de paixão os dois nomes, mas prefiro Valentim :)

    ResponderEliminar
  4. Nasceu Maria Catherine filha da cantora Aline Barros.

    http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1675766-9798,00-NASCE+FILHA+DA+CANTORA+ALINE+BARROS.html

    ResponderEliminar
  5. Aqui no Br os dois nomes estão ficando bastante comuns. Mas eu prefiro Valentim.

    ResponderEliminar
  6. Adoro Valentim é super delicado e tem o charme de S.Valentim acho um nome muito romântico.

    ResponderEliminar
  7. Prefiro Benjamim :) Valentim, lembra-me o Valentim Loureiro e o S.Valentim e não sou grande admiradora nem de um nem do outro :p

    ResponderEliminar
  8. prefiro valentim...acho muito doce :)

    ResponderEliminar
  9. Eu queria Valentim para o meu bebé, mas eu tenho muito receio que passe a ser um nome muito comum no futuro...
    Conheço 2 e acho que está a começar a ser usado embora aos poucos, mas acho que assim que o descobrirem bem vai ser uma loucura como Martim, pois comparo-o a Martim, tem a mesma terminação, que é uma terminação muito atractiva...
    O que acham? Partilham desta ideia? Não queria nada dar um nome que acho bonito e diferente, e depois ver a popularidade a crescer e toda a gente a copiar!!!...As minhas amigas todas dizem que adoram (eu até preferia que fizessem cara de espanto, mas não! Todas ficam fascinadas!)
    Mas sei que com este nome, é um risco que corro...Terminação "tim"...nome tradicional, forte...
    As modas começam por algum lado...eu tenho amigas com filhos crescidos Martim que dizem que na altura haviam poucos e por isso escolheram...E depois foi ve-los a crescer! Hoje em dia, acho um exagero a quantidade deles!

    O meu marido diz para colocarmos Valentino, que esse não vira moda de certeza! Por acaso não desgosto! Mas inclino-me mais para Valentim... Enfim, vou ter de pensar!

    ResponderEliminar
  10. Olá Carla. A minha opinião pessoal é que se gosta de Valentim deve pôr esse nome... acho um pouco difícil fazer previsões sobre futuras modas... porque as modas às vezes seguem uma tendência, mas outras vezes mudam abruptamente... Eu pessoalmente não estou a ver Valentim (em 2011 só nasceram 68 bebés com esse nome) aingir o ponto de Martim. Acho que o grande problema de Martim é a quantidade de famosos que escolheram este nome e as pessoas acabaram por ser influenciadas mesmo que inconscientemente (por isso se conhecer algum famoso que tenha posto Valentim, acho que já é caso para se preocupar :P)... Mas concordo com o seu marido quando diz que Valentino em princípio é mais difícil atingir uma elevada popularidade até porque acho que não se compara a beleza do nome Valentim a Valentino, logo por isso eu não abdicaria... mas a escolha tem de ser mesmo dos papás :)

    ResponderEliminar
  11. Olá Carla!
    Não sei se algum dia Valentim será tão popular como Martim, mas recentemente quase todas as mamãs que me enviam mails a partilhar a lista de nomes preferidos incluem Valentim. Acho que é um nome agradável, forte, mas não sei se acabará por ser sempre a primeira escolha. E, como diz a Sónia, se é o vosso nome preferido, isso tem que valer para alguma coisa, certo?
    :)

    ResponderEliminar
  12. Tenho um primo Benjamim. O seu diminutivo é Ben.
    Valentim é um nome de um rapaz valente, mas também fica bem a um bebé.
    Prefiro Benjamim.

    ResponderEliminar
  13. Eu e o meu marido estamos a pensar em pôr o nome Benjamim ao nosso primeiro filho, porém quando as pessoas nos perguntam o nome do bebé e nós dizemos ficam com uma cara de surpresa e dizem para não pormos esse nome porque as crianças são muito cruéis?! Não compreendemos a que se possam referir...
    Também ponderamos Valentim... como alternativa porque não queremos que o nosso filho venha a sofrer com a nossa escolha, obviamente.
    Daqui a pouco o bebé nasce e nós ainda estamos muito indecisos com o nome!!!
    Agradeço a sua opinião.
    Parabéns pelo seu blogue!
    Obrigada.
    Ana-Lisboa

    ResponderEliminar
  14. Esqueci-me de informar que também gostamos de Xavier por ser pouco comum. A reacção também não é muito encorajadora por parte de quem ouve... Está complicado :( !!!
    Procuramos um nome diferente mas distinto, com personalidade.
    Ana-Lisboa

    ResponderEliminar
  15. Ana, para mim, Benjamim é perfeitamente inocente, mas já vi brincadeiras relacionadas com "Beija a mim". Enfim. Honestamente, creio que é o desconhecimento que leva a essas reacções, porque Benjamim e Xavier são nomes bonitos e normais! Não se deixe contagiar, fez uma bela lista e qualquer um dos nomes será uma boa escolha!

    ResponderEliminar
  16. Muito obrigada Infanta Filipa por ter respondido!
    Iremos decidir e depois venho dizer-lhe a nossa escolha. :-)
    Obrigada!
    Ana-Lisboa

    ResponderEliminar
  17. EU se calhar iria mais para Benjamim porque Valentim faz-me lembrar o Valentim Loureiro e indubitavelmente o dias dos namorados!

    ResponderEliminar
  18. Obrigada pela sua opinião "anónimo" de 1/3/13 às 14:47! :-)
    Ana-Lisboa

    ResponderEliminar
  19. Olá a todos, achei graça a este tema. Tive um filho o ano passado, o meu primeiro, e o único nome em que eu e o meu marido alinhámos foi... Benjamim! E assim ficou, não sem o pai fazer mtas considerações sobre possiveis alcunhas e diminutivos. Muitos dos nossos amigos e familiares chamam o Benjamim de Ben, mas lá em casa é Benjamim. Não me chateia essa coisa de supostamente ser um nome associados ao filho mais novo, porque essa associação é bíblica, que se transformou em metáfora, e não verdadeiramente linguística. Já me fizeram essa piadola, mas entra-me a cem e sai a mil. É um nome lindo e espero que venha a ser mais usado, só por essa razão. Sempre é mais nacional que Ivan ou Ruben... não criticando ninguém. Valentim... nunca ponderei, mas também associo muito ao Xô Loureiro... :) (Faz-me lembrar uma estória de uma amiga minha que chamou o filho de Adolfo, que era a sua segunda escolha. A primeira era Ricardo Jorge, que acabou por ser vetado pela familia porque 'era nome de instituto'... :D True story! Portanto, as associações e importância das mesmas são muito pessoais...) bjs a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim...associações por associações "Adolfo" tem uma carga muito negativa!!

      Eliminar
  20. Mamã do Benjamim, adorei essa história do Instituto :D

    ResponderEliminar
  21. Muito obrigada pelo seu comentário "MamãdoBenjamim"! Os meus sinceros Parabéns pela vossa escolha!
    Comigo e com o meu marido passou-se exactamente o mesmo em relação a Benjamim, é curioso! E quando lhe falei no nome do nosso primogénito (que era um nome que nunca antes em circunstância alguma me ocorrera) pensei que ele não fosse gostar, mas a verdade é que ele gostou, foi o 1.º nome que definimos. Porém, a reacção das pessoas não tem sido nada consensual... Não me importa nada o que as outras pessoas pensam e a última decisão será nossa mas só ainda não decidimos definitivamente porque tenho receio somente pelo meu filho.
    Outra questão que me preocupa é a conjugação do primeiro nome com o apelido, isto é, último nome em que as crianças mais cruéis possam fazer associações maliciosas (nunca sabemos) já tenho ouvido de tudo para não dar esse nome ao nosso bebé. O último apelido é Simões.
    Aqui na zona da Grande Lisboa não conhecemos nenhum Benjamim, bebé, criança ou adulto...
    Em relação ao nome Valentim já excluímos.
    Aguardo as vossas opiniões "MamãdoBenjamim" e "Infanta Filipa".
    Obrigada.
    Ana-Lisboa

    ResponderEliminar
  22. Mãe de um Valentim21 de maio de 2013 às 16:32

    Olá!

    Pois eu voto no Valentim!!! E tanto voto que é o nome que vou dar ao meu filho daqui por 5 meses! É o nome do meu avô paterno. Escolhemos esse nome por acharmos que nos enche as medidas. Depois de termos varrido 2 ou 3 nomesm achamos que este é o nome mais forte, com mais presença e, para o bom ou para o mau, um Valentim não passará nunca despercebido - e mais vale falarem mal de nós do que não falarem de todo! Quanto a modas, só posso dizer que andei a investigar e das cerca de 90.000 crianças que nasceram em Portugal em 2012 só 54 foram registadas com este nome. Por isso, apesar de ser um nome muito conhecido, não é propriamente popular como os Rodrigos, os Martins e os Joões (nomes mais registados para menino). De qualquer modo, acho que devemos escolher não atendendo às modas ou às originalidades, mas àquilo que nos identificar mais com o nosso filho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou mãe de primeira viajem de um casal de gemios foi difícil a escolha dos nomes , mas quando ouvir pela primeira vez Valentim amei ,por tanto optei colocar os nomes dos bebês de Pedro Valentim e Ana Valentina todos amram e já chamam de irmãos valentina.
      Klara Maria

      Eliminar
  23. Gosto de Benjamim, apesar de o associar sempre a uma criança. Não imagino um adulto com esse nome, até porque não conheço nenhum.
    Mas prefiro a Valentim que não gosto.

    ResponderEliminar
  24. O meu bebe vai se chamar valentim nome forte lindo de homem .......macho kkkk

    ResponderEliminar
  25. Gosto muito de Benjamin. O problema é que o único Benjamin que conheço é um escroquezito e isso acaba por influenciar negativamente a escolha.

    ResponderEliminar
  26. Lindos nomes! Adoro nomes masculinos terminados em IM, não sei se isso tem uma influência pois meu nome termina em IM, hehe, mas adoro, não sei qual escolher. Mas nessa terminação meus preferidos são: Martim (INCOMUM no Brasil), Valentim, Benjamim, Serafim, Maxim e Joaquim. Se tiverem mais nomes com essa terminação me avisem por favor, pois desconheço.

    ResponderEliminar
  27. Escolhi Benjamim para meu filho. Foi algo assim, como um presente recebido. O pai escolheu " Ananda". Temendo as chateações escolares, acabamos colocando - Benjamim Ananda! Seu nome, para nós, soa como um mantra! Benjamim Ananda ( a bem aventurança, o filho da felicidade). Realmente, Benja, é a vida e o amor de Deus, entre nós!!!!

    ResponderEliminar
  28. Os dois nomes são lindos é muito parecido cm o nome da minha primeira filha q é hyasmim Victoria... mais eu prefiro benjamin

    ResponderEliminar
  29. Curioso!
    O nosso primeiro filho chama-se Benjamim! Ja vai desde o tempo na barriga com a alcunha de Benji.... :-) e daqui a uns dias porque estou com 39 e meio de gestaçao.. Vem ai um Valentim!! Eheh :-) curioso! Sem ver este artigo, decidimos pelos dois que mais gostavamos! :-)
    Marta

    ResponderEliminar
  30. Gostaria de por Valentim no filho mas, futuramente, se tiver uma menina eu quero colocar de Valentina. Então fico confusa pois não quero fazer parzinho de jarros Valentim e Valentina....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito da expressão "parzinho de jarros". ahahahah

      Eliminar
  31. Mariana, entendo-a perfeitamente, sentia o mesmo em relação a Frederico/Frederica :) O meu critério acabou por ser apenas o sexo do bebé... tive uma menina, talvez nunca venha a ter o menino e não ia deixar de usar o meu nome preferido, reservando-o para um futuro impossível de prever :D

    ResponderEliminar
  32. Eu prefiro benjamim é mais bonito e o significado também!!!!

    ResponderEliminar
  33. Tenho um colega Benjamim, a quem chamo "Benji"!

    ResponderEliminar
  34. Por Favor Mim Ajuda Queria Um Nome Bonito Que Combine Com Benjamim Por Favor???

    ResponderEliminar
  35. Amo os dois,mas prefiro Benjamim por ser mais delicado.

    ResponderEliminar
  36. OLA ! ME AJUDEM TBM , ESTOU EM UMA DUVIDA CRUEL, SENDO PUXADA POR TODOS OS LADOS. O SOBRENOME DO MEU ESPOSO É BENJAMIN, E TEMOS MAIS DOIS FILHOS QUE SE CHAMAM, LINDSAY MAIA BENJAMIN, E ANTHONY MAIA BENJAMIN, E AGORA ESTOU GRAVIDA DE OUTRO MENINO , MEU ESPOSO E A FAMILIA DELE QUER Q SE CHAME BENJAMIM, MAIS FICARIA BENJAMIM MAIA BENJAMIN, E AI A MINHA FAMILIA JA É TODA CONTRA, ENFIM, AMO O NOME BENJAMIM, O PROBLEMA ECOMO FICARIA , PENSEI TBM EM POR TALVEZ UM COMPOSTO PRA N FICAR TAO ESQUISITO, O QUE VCS ACHAM ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente acho que ficaria muito repetitivo... E que tal Benedito, Benício ou Bernardo?

      Eliminar
    2. Eu também não sou fã! É demasiado repetitivo. Independentemente de escolher um nome composto ou não, ele vai ser sempre conhecido como Benjamim Benjamim.

      Eliminar
    3. Eu não alinharia nessa ideia, não me faz sentido nenhum repetir um nome. Mas se continuarem a insistir, pode sugerir uma troca de apelido ou a escolha de um primeiro nome mais neutro, como João, concordando que tratarão o menino pelo apelido. É um bocado estranho, mas menos do que ser Benjamim Benjamim!

      Eliminar
    4. Uma vez que os manos têm nome estrangeiro sugiro a mesma linha... Stephan, Steven, Benedict, Beethoven, Biernard.
      Felicidades.

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)