Nomes para bebés - vale a pena discutir?

em 27/09/11

Há uns dias, uma colega que não sabe que eu tenho este blog dizia-me, para terminar uma conversa que rondou o absurdo, que eu tinha um gosto para nomes muito peculiar.  No caso, "peculiar" foi usado como eufemismo, porque na verdade o que ela queria dizer é que eu tenho muita faltinha de gosto na hora de sugerir nomes para bebés. 
O episódio foi mais ou menos assim: uma amiga dela vai ser mamã e estavam a comentar o nome escolhido. Eu ia limitar-me a ouvir, mas perguntaram-me directamente o que é que eu achava...

- Eu... bem, não é que eu não goste - que gosto! - mas, pronto... É que... Não sei, não vos parece que há muitas crianças com esse nome?
- Por acaso não, conheço mais um bebé com esse nome e mais ninguém! - respondeu ela, ofendida.
- Ok, pronto, é uma sensação que eu tenho... 
- Acho que estás errada - acrescentou, mais ofendida do que anteriormente. Caldo entornado. 
- Quer dizer, não é bem uma sensação, porque há um ranking e esse nome está seguramente no top 5, portanto podemos considerá-lo popular!
- Popular?!! Desculpa, mas eu acho que é bem chique, distinto, não diria que é um nome do povo!!
- Não, "popular" de "estar na moda", mas já que falas nisso, é um nome usado por todas as franjas da população... 
- Filipa, em que mundo é que vives?! 


Teria sido muito mais fácil ter dito simplesmente que era super giro... 

11 comentários:

  1. Pois, às vezes mais vale mesmo abstraimo-nos... no outro dia estava a falar c uma antiga colega de escola q vai ter um bebé... e ela disse q gostava muito do nome Martim, e eu disse que não gostava nada... entretanto pensei ups, mais vale calar-me... ela ficou a olhar para mim c aquele ar de quem diz "como é que não gostas?"... Mas dps lá confessou que o futuro pai tb não gosta e eu fiquei muito mais aliviada com a forma como disse o que pensava :P

    ResponderEliminar
  2. Pelo o que parece a sua amiga não queria uma opinião mas sim que dissesse simplesmente que fez uma boa escolha.
    Penso que é normal ouvir esse tipo comentários porque também me dizem que tenho um gosto muito estranhos para nomes, por não gostar dos mais populares.
    Não fique "triste" um dia as mentalidades mudam eu tenho esperança que os nomes standards deixem de existir.

    ResponderEliminar
  3. O facto de ela referir que eu não tenho bom gosto não me afetou - e é exatamente aí que eu queria chegar. Eu não me ofendo porque alguém discorda dos nomes que eu sugiro e custa-me a entender que alguém se abespinhe tanto face a um assunto quase irrelevante. E a escolha nem era dela, era de uma amiga dela.

    Por mais que eu adore nomes, sou obrigada a reconhecer que é um assunto que não traz mudanças significativas ao mundo. Era incapaz de ter uma discussão acesa com alguém só porque ela não gosta de um nome que eu adoro!

    ResponderEliminar
  4. Aposto que o nome era Matilde? :)

    Agora mais a serio, eu não costumo ficar ofendida e dou-te um exemplo concreto:

    Quando há 3 anos engravidei dum menino pus o nome Martim (que continuo a adorar), tenho consciência que é um nome muito popular mas apaixonei-me. Na minha família ninguém gostava do nome mas fui avante e não me arrependo :)

    Agora da Ema foi exactamente igual quase ninguém gosta, a não ser os amigos (ou então tem medo que fico triste!) mas pronto! gostos são gostos.

    Parece que a tua amiga queria "obrigar.te" a gostar das suas opções então esse :"Filipa, em que mundo é que vives?" pôs-me os cabelos em pé (ou então são as hormonas!)

    ResponderEliminar
  5. Mais vale não se dar opiniões e respeitar a decisão de cada um. Todos os nomes merecem o nosso maior respeito. Aprendam isso.

    ResponderEliminar
  6. É óbvio que é um tema que não vale a pena ter uma discussão acesa ate porque gostos não se discutem. Mas se há coisa que me irrita muito é tentarem "obrigar nos" a mudar de opinião.
    Tem razão quando diz que os nomes não vão mudar o mundo. Até porque ninguém fica a gostar ou admirar alguém pelo nome que tem :D

    ResponderEliminar
  7. Eu costumo ter conversas dessas, mas só quando me pedem opinião.
    Já disse a uma colega em relação a Afonso, que é um nome bonito mas muito usado já se vê tantos...diz ela "Por isso mesmo é que escolhi este nome, está na moda, toda a gente gosta!"... OK... !!

    Acho bem que não se abdique de um nome por ser usado se já era um nome que se gostava , mas acho muito triste escolher-se um nome porque toda a gente gosta e pior porque é chique e não é nome do povo. é pior que falta de originalidade, é mesmo falta de personalidade, mas enfim não vale mesmo a pena discutir com essas pessoas

    ResponderEliminar
  8. Cada um tem o seu gosto. Eu acho que alteraria uma opção se o nome se tornasse muito popular. Eu sou Ana e cresci no meio de muitas Anas e por isso mesmo prefiro o meu segundo nome. Desta forma, não iria dar um nome a um filho que fosse muito repetido, principalmente na escola :)
    Acho é que as pessoas não aceitam muito bem as críticas mesmo que sejam construtivas

    ResponderEliminar
  9. Aqui há tempos uma amiga disse-me: "Descobri (no sentido de 'lembrei-me', é óbvio que ela não achava que tinha descoberto o nome para o mundo) um nome muito giro para um futura filha: Matilde!" Eu fiquei "O quêeeeee??????". ADOORO Matilde, sempre adorei mesmo antes de ser tão utilizado, mas o facto de ela me ter dito que o tinha "descoberto" (assim do tipo 'olha lá que nome tão giro que ninguém conhece!') deixou-me a pensar em que planeta é que ela tem vivido nestes últimos tempos..

    ResponderEliminar
  10. Alexandra, se calhar num planeta sem filhos :)

    ResponderEliminar
  11. Já tive de engolir a minha verdadeira opinião diversas vezes, mesmo quando solicitada para não ofender, por isso opto por comentar "Se os pais gostam, eu também concordo".
    Penso que as pessoas ficam magoadas, pois estão tão empolgadas com o bebé que qualquer crítica relacionada com algo do bebé cai mal e o caldo entorna! eheh

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)